Colher especial ajuda na alimentação de pessoas com Parkinson

Imagem de: Colher especial ajuda na alimentação de pessoas com Parkinson

Você já deve saber que a tecnologia não existe apenas para permitir que nós naveguemos pela internet. Ela pode ir muito além e graças a cientistas que buscam melhorar a vida de outras pessoas é que nós temos tantos aparatos ao nosso redor. Recentemente, um grupo de pesquisadores e engenheiros do Lift Labs criou algo que vai ao encontro do que acabamos de dizer. Trata-se da Liftware, uma colher especialmente criada para portadores de Parkinson.

Caso você não saiba, a doença de Parkinson afeta os neurônios que controlam diretamente a coordenação e os movimentos voluntários do corpo humano. Ou seja, ela causa tremores bem complicados e que afetam bastante a vida dos portadores — em diversos graus, podendo causar dificuldade motora nos mais variados tipos de atividades. Um deles é justamente o ato de se alimentar sozinho.

Uma colher estabilizadora

É nesse cenário que a Liftware surge para ajudar os portadores da doença de Parkinson. Ela possui um motor elétrico estabilizador, responsável por tentar anular os movimentos involuntários das mãos do portador. Dessa forma, sempre que o usuário estiver com tremores, a colher fará correções automáticas da movimentação, garantindo mais facilidade para que ele consiga colocar a comida na boca.

Segundo os desenvolvedores do projeto, é possível anular até 70% dos tremores, dependendo bastante do grau de dificuldade que o portador apresentar. Isso acontece devido à tecnologia de estabilização, que é constituída pelo motor elétrico e também por sensores responsáveis por detectar qualquer tremor. Os responsáveis afirmam que mais de 200 algoritmos foram testados até que chegassem à tecnologia atual.

(Fonte da imagem: Reprodução/Lift Labs)

Aprovado por vários institutos norte-americanos, a colher Liftware pode ser comprada pelo site dos próprios desenvolvedores. Cada unidade pode ser adquirida por US$ 295 (algo em torno dos R$ 700), sendo que há uma política de retorno para até 30 dias de testes. O Lift Labs ainda afirma que em breve vai lançar uma nova versão que conta com ponta intercambiável para a utilização de garfos e facas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.