Gráfico da Google mostra a popularidade mutável dos gêneros musicais

Imagem de: Gráfico da Google mostra a popularidade mutável dos gêneros musicais

(Fonte da imagem: Reprodução/Music Timeline)

Usando dados obtidos a partir de usuários do sistema Google Music, a Google Research criou um gráfico que mostra as mudanças de popularidade que diversos gêneros testemunharam com o decorrer das décadas. Começando na década de 1950, a imagem mostra a queda do folk e a ascensão de gêneros como o rock e o pop, cuja influência se mantém estável há quase 30 anos.

O gráfico utiliza faixas coloridas para identificar cada gênero musical, oferecendo a opção de comprar álbuns influentes pertencentes a cada um desses estilos através da loja de músicas da própria Google. Embora não seja exatamente preciso, o projeto mostra a grande popularidade que o jazz possuía na década de 1950, a ascensão rápida do rock nos anos 60 e a explosão de popularidade do hip hop a partir dos anos 80.

A própria Google admite que sua linha do tempo tem falhas (como a ausência de música clássica), já que os dados são obtidos a partir do que as pessoas estão ouvindo nos dias de hoje. Ou seja, muitos artistas famosos do passado são simplesmente ignorados, já que a história costuma conduzir ao ostracismo muitos nomes que tiveram grande impacto em um período de tempo determinado — isso sem contar com o fato de que muitos discos simplesmente não chegaram às gerações atuais por não terem sido conservados pelos consumidores e gravadoras.

O principal objetivo da iniciativa é entender os hábitos musicais atuais como forma de oferecer sugestões que os usuários do sistema Google Music poderão apreciar. Embora não seja nenhum segredo que a companhia pretende converter isso em um aumento das vendas de sua loja virtual, é interessante ver que ela está preocupada em saber o que as pessoas de 2014 pensam em relação às músicas de heavy metal (ou pertencentes a outros gêneros) lançadas em 1986, por exemplo.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.