Erro 404: havia vida antes do Facebook?

Imagem de: Erro 404: havia vida antes do Facebook?

(Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)

Você consegue imaginar a sua vida virtual sem a utilização do Facebook? A rede social criada por Mark Zuckerberg é a maior do mundo e conta com mais de 1 bilhão de pessoas cadastradas — que ainda se somam aos perfis fakes de bichinhos fofos. Atualmente, fazemos praticamente tudo através do serviço, mas é preciso saber que a vida dos internautas já foi bem diferente.

Isso mesmo, houve um tempo em que o Facebook não era tão popular. Naqueles dias sombrios para Zuckerberg, o mundo não era explorado como é hoje. Há alguns historiadores que afirmam que era possível até mesmo entrar em restaurantes e ver as pessoas conversando — o que pode parecer um pouco absurdo, mas é praticamente um consenso entre os pesquisadores.

E já que falamos sobre historiadores, hoje é com o auxílio deles que estamos criando este artigo da série Erro 404. Fizemos uma vasta pesquisa com alguns dos principais especialistas sobre a história da internet para trazer o que há de mais completo para todos vocês. Acompanhe agora mesmo a nossa aula de história virtual.

Um alerta: vamos ser mais sarcásticos do que o normal nesse texto.

MSN e ICQ: os mensageiros instantâneos

Dedo-duro, X9, cagueta... Chame como você quiser, pois o que importa é que o Facebook vai continuar fazendo isso, independente de como você apelidá-lo. Como você bem sabe, basta que um contato leia as mensagens recebidas para que o outro saiba exatamente o momento em que isso aconteceu. Afinal de contas, aquele indicador “Visto às 19:35” nunca pode ser revertido.

Mas antigamente a vida não era assim. Você poderia mandar mensagens para qualquer pessoa e só saberia se ela viu ou não no momento em que recebia a resposta. Nos aplicativos mais comuns, nem mesmo era possível enviar mensagens para pessoas que estivessem offline — e nos que permitiam isso, geralmente aconteciam 17 tipos de erros diferentes, mas não estamos aqui para falar mal do MSN.

Você já ouviu falar do ICQ? Segundo os historiadores, este aplicativo foi a principal forma de contato entre os usuários de internet no final da década de 1990 e início dos anos 2000. Devido às pinturas rupestres encontradas em ruínas de lan houses e cyber cafés, há relatos de que esse sistema emitia sons engraçados para enviar notificações aos usuários. Isso incluiria um “oh-oh” e um barulho de navio.

O que não se sabe exatamente é o real motivo para a ruína do ICQ. Alguns pesquisadores afirmam que o MSN foi o responsável por essa queda, mas até hoje não há vestígios de que eles tenham guerreado diretamente. Outra hipótese bem interessante é a de que o ICQ foi apagado por causa de uma migração massiva aos scripts IRC — que voltavam a fazer sucesso graças ao Gama Game.

Joguinhos online

Hoje, se queremos jogar um game online, só precisamos nos conectar ao Facebook e aguardar seis ou sete segundos até que surja o primeiro convite para Candy Crush, Happy Farm, Candy Ville ou qualquer outro similar. Mas como era nos tempos em que os jogos eram individuais, não demandavam convites e não precisavam de pagamentos a mais para funcionar com o máximo da capacidade?

Aquele foi um bom tempo para os jogadores casuais. Nós falamos com um especialista em jogos em Flash (meu pai) e ele nos deu algumas opiniões bem interessantes: “Era muito mais divertido jogar naquele tempo. O máximo que tínhamos que esperar era pelo carregamento dos games, porque a conexão discada não facilitava as coisas! Hoje em dia nós temos que esperar pela chegada de energia, pelo convite do amigo, pelo alinhamento dos planetas...”.

Ele ainda prosseguiu o discurso relembrando: “Era bom mesmo, porque a gente não precisava de ajuda para fazer as coisas simples da vida. Hoje em dia eu tenho que pedir ajuda no mural dos meus amigos até mesmo para colher uma beterraba!”. Segundo um estudo do Grupo Xarunga, cerca de 67% das pessoas com mais de 40 anos reclamam das novas formas de jogos — os outros 33% são aquelas tias suas que fazem perfil fake para conseguir itens especiais.

Em resumo, nesse ponto os historiadores e os usuários que viveram o passado concordam. Havia modos de jogar games em Flash na internet e isso não demandava muito mais do que a própria conexão com a rede. Se você quer viver um pouco disso, pode acessar a página de joguinhos online do Baixaki — nem precisa juntar moedas coloridas.

Fóruns de discussão

Você é um desenvolvedor? Você é um hacker? Você é um editor da Wikipédia? Você gosta de música húngara em formato FLAC? Se você disse “sim” para alguma das perguntas acima, então você deve ser uma das oito mil pessoas que ainda utilizam fóruns de discussão para conversar com pessoas que possuem os mesmos interesses que você. É verdade, todos os outros migraram para o Facebook.

É assim que eles conversam (Fonte da imagem: Reprodução/XDA-Developers)

Você pode não saber, mas fóruns de discussão eram sites especializados em alguns assuntos, sendo que cada pessoa poderia emitir diversas opiniões sobre várias temáticas — em milhares de tópicos criados para o debate dos assuntos. Por que isso não existe mais? Porque o Facebook permite mais dinamismo nas trocas de informações, graças à atualização fragmentada das páginas.

O que isso significa? Que você está escrevendo uma resposta e vendo as novas que estão sendo recebidas no tópico ao mesmo tempo. Com os fóruns e a Web 1.0, era preciso atualizar as páginas para ver as respostas. Ou seja: você passou 20 minutos escrevendo um argumento para sustentar seu ponto de vista sobre a preservação dos cactos no Amapá. Assim que enviou, descobriu que o assunto já é outro. Você está com cara de bobo. Eu estaria.

Ah, o Orkut!

Alguns anos atrás, o termo “rede social” estava completamente atrelado ao Orkut — ainda mais no mercado brasileiro. Mas o serviço da Google foi perdendo espaço para o Facebook e hoje é limitado às ruínas. É quase um galpão abandonado. Mais do que isso, é aquele paiol no quintal que seu avô usa para guardar tudo o que ele não quer mais, mas ainda não tem coragem de jogar fora.

E era lá que todos os jovens se reuniam. Era lá que aconteciam as conversas mais animadas, as trocas de informações, os depoimentos, os BuddyPokes — somente glórias. Talvez alguns de vocês nem imaginem o que estamos tentando falar aqui, mas o Orkut era realmente um lugar muito divertido. Em que outro local do mundo seria possível encontrar avatares recortados no paint como esse aqui embaixo?

Se você ainda não sabe do que estamos falando, recomendamos que leia este outro artigo especial que produzimos algum tempo atrás. O Orkut deixou saudades. Depois do declínio da rede social, nunca mais foi possível ver “guerras pelo topo”, depoimentos emocionados, jogos do tipo “Boca a boca ou deixa morrer”... Ou seja, respondendo às perguntas de milhões de brasileiros: sim, havia vida antes do Facebook.

.....

Atenção: este artigo faz parte do quadro "Erro 404", publicado semanalmente no Baixaki e Tecmundo com o objetivo de trazer um texto divertido aos leitores do site. Algumas das informações publicadas aqui são fictícias, ou seja, não correspondem à realidade.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.