Você já parou para pensar em quantos filmes são baseados na mesma história? Alguns são bastante óbvios, enquanto outros são surpreendentes, então reunimos uma porção de exemplos para você conferir. Se você se recordar de mais opções que não foram listadas, não deixe de compartilhar nos comentários.

1. Ligações Perigosas (1988) e Valmont — Uma História de Seduções (1989)​

(Fonte: IMDb/Reprodução)

A versão norte-americana desse drama de época, dirigida por Stephen Frears, foi lançada em 1988, 1 ano antes do longa franco-americano, cujo diretor foi Milos Forman. Ambos os roteiros foram baseados na obra Les liaisons dangereuses, de Choderlos de Laclos, publicada no século 19. Nem precisamos dizer qual dos filmes se tornou mais conhecido, certo?

2. Sete Homens e um Destino (1960) e Vida de Inseto (1998)​

(Fonte: IMDb/Reprodução)

Você acredita que esses dois longas foram inspirados em um filme japonês chamado Os Sete Samurais, de 1954? O original, de Akira Kurosawa, ganhou um Leão de Prata no Festival de Veneza no mesmo ano em que foi lançado e conta a história de um grupo de samurais que se unem para treinar os moradores de uma aldeia da época feudal japonesa que é constantemente saqueada para que eles aprendam a se defender. Não é incrível como a mesma história pode parecer tão diferente?

3. Capote (2005) e Confidencial (2006)​

(Fonte: IMDb/Reprodução)

Os dois filmes foram lançados com apenas 1 ano de diferença e contam a história de Truman Capote, roteirista, escritor e dramaturgo norte-americano superinfluente e autor de peças de teatro, ensaios, romances, roteiros etc., entre eles os clássicos Bonequinha de Luxo, de 1958, e A Sangue Frio, de 1966, que lançou o estilo que ficou conhecido como jornalismo literário. Os longas, aliás, focam justamente o período da vida de Capote em que ele estava trabalhando no segundo livro mencionado.

4. Os Bons Companheiros (1990) e Meu Pequeno Paraíso (1990)​

(Fonte: IMDb/Reprodução)

Os longas se baseiam na história de Henry Hill, um homem de origem ítalo-irlandesa que foi integrante de uma das principais famílias de mafiosos de Nova York, a Lucchese, até resolver dedurar todo mundo e ter que ingressar no programa de proteção a testemunhas do FBI. Os filmes são completamente diferentes, e algo curioso é que os roteiristas (Nicholas Pileggi e Nora Ephron) eram casados na época em que as obras foram produzidas.

5. Yojimbo, o Guarda-Costas (1961), Por um Punhado de Dólares (1964) e Ajuste Final (1990)​

(Fonte: IMDb/Reprodução)

Os três filmes foram inspirados no romance A Chave de Vidro, de Dashiell Hammett, lançado em 1931. O autor provavelmente jamais pensou que a sua trama seria adaptada em um longa sobre samurais, ambientada no Velho Oeste e daria origem a um filme com a máfia como pano de fundo, mas essas foram as leituras que os diretores Akira Kurosawa, Sergio Leone e os irmãos Joel e Ethan Coen fizeram da obra — e deram supercerto.

6. Armageddon (1998) e Impacto Profundo (1998)​

(Fonte: IMDb/Reprodução)

No finzinho dos anos 1990, todos estavam preocupados com a virada do século e o Bug do Milênio, e os roteiristas deviam estar ligados que o mundo estava temeroso. Tanto que não um, mas dois filmes sobre o risco de uma rocha espacial atingir a Terra e aniquilar a humanidade foram lançados naquele ano. Com narrativas um pouco diferentes, Armageddon, dirigido por Michael Bay, focou mais a possível tragédia, enquanto Impacto Profundo, de Mimi Leder, deu mais ênfase ao drama dos personagens. Você gostou mais de qual?

7. Jobs (2013) e Steve Jobs (2015)​

(Fonte: IMDb/Reprodução)

Jobs foi lançado antes e trouxe Ashton Kutcher no papel principal — igualzinho a Steve Jobs —, enquanto Steve Jobs contou com Michael Fassbender como protagonista, trabalho que rendeu ao ator uma indicação ao Oscar. Mas a verdade é que nenhum dos dois longas, inspirados na trajetória da mesma pessoa, tornou-se um blockbuster.

8. Psicose (1960), O Massacre da Serra Elétrica (1974) e O Silêncio dos Inocentes (1991)​

(Fonte: IMDb/Reprodução)

Os três filmes, embora sejam completamente diferentes, estão entre os mais influentes e famosos longas de suspense e terror de todos os tempos, cada um a sua maneira e todos inspirados nos crimes e nas atrocidades cometidas por Ed Gein, serial killer que, além de assassinar, removia a pele de suas vítimas, exumava os corpos e decorava a casa com partes dos cadáveres.

Este texto foi escrito por Maria Tamanini via nexperts.