Estrelada por Sacha Baron Cohen, a minissérie O Espião chega nesta sexta-feira (6) à Netflix. Escrita e dirigida por Gideon Raff (Homeland), ela apresenta uma trama de espionagem nos anos 1960, inspirada na história real do agente israelense Eli Cohen.

Baseado em uma história real

Após tentativas de entrar no Serviço Secreto Israelense, Eli leva uma vida tranquila como contador e pai de família em Tel Aviv. Sua vida muda completamente quando o órgão de inteligência o convida para uma missão de espionagem dentro da alta sociedade na Síria.

Após passar por um treinamento, Eli transforma-se no magnata da indústria têxtil, Kamel Amin Thaabeth. Enviado para a capital síria, Damasco, ele precisa se afastar da sua esposa Nadia (vivida por Hadar Ratzon Rotem) e de suas duas filhas pequenas.

​Eli Cohen infiltrado nas festas da alta sociedade síria. (Fonte: Netflix/Divulgação)

Vivendo uma vida luxuosa e frequentando festas com pessoas influentes, Eli passa a ter um profundo envolvimento dentro do governo sírio. Desta forma, ele realiza sua missão de encontrar dados confidenciais que são de interesse do governo de Israel.

Por outro lado, o protagonista vive um conflito interno ao perceber que está se distanciando do seu verdadeiro eu. Por isso, acredita que pode colocar o trabalho e a família em risco.

Conheça O Espião, nova série dramática da Netflix com Sacha Baron Cohen​Personagem vive difícil conflito interno e tem medo de falhar em sua missão. (Fonte: Netflix/Divulgação)

O elenco

Além da trama complexa, os críticos apontam a atuação de Sacha Baron Cohen como um dos destaques de O Espião. Conhecido por papéis caricatos como na comédia Borat (2006), ele entrega um personagem que vai à contramão de boa parte dos trabalhos da sua carreira.

Breve curiosidade: apesar do intérprete e o personagem terem o mesmo sobrenome, não há nenhum grau de parentesco entre eles. Tudo não passa de uma coincidência.

Outro ponto forte da minissérie é o elenco de apoio da trama. Também participam do programa Noah Emmerich (The Americans), como treinador de Eli, e Waleed Zuaiter (Colony) como o oficial militar sírio Amin Al-Hafez.

Todos os episódios de O Espião já estão disponíveis no Netflix. Confira o trailer final:

Este texto foi escrito por Luiz Paulo Charleaux via nexperts.