Google imagens passa a ter filtros por licença de uso nos resultados

Imagem de: Google imagens passa a ter filtros por licença de uso nos resultados

(Fonte da imagem: Reprodução/Google)

Você já deve ter visto algum blog ou site que foi obrigado a trocar alguma imagem por conta de direitos autorais. Não é raro encontrarmos fotografias ou criações que são cobertas por leis que protegem artistas. Mas como fazer para não ser confundido pelos diversos tipos de licença disponíveis na internet? O Google está trazendo uma novidade que pode ajudar bastante nesse tipo de ocasião.

Trata-se de um novo sistema no Google Imagens, que deve funcionar como um catalogador de licenças. Sempre que um usuário quiser encontrar uma fotografia ou desenho para ilustrar alguma postagem em blogs, por exemplo, poderá selecionar as licenças de distribuição gratuita para que apenas resultados desse tipo sejam mostrados. O mesmo vale para quem quiser imagens com liberação de direitos, por exemplo.

Quem revelou a novidade foi Matt Cutts — executivo do buscador da empresa  — por meio de sua conta no Twitter. O serviço já está disponível em todo o mundo, inclusive para usuários brasileiros. Caso você ainda não consiga acessar a opção, basta aguardar um pouco, pois a atualização deve ser encerrada em pouco tempo. O que você achou dessa novidade da Google?

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.