Pesquisadores criam moinhos de 1,8 mm para a obtenção de energia eólica

Imagem de: Pesquisadores criam moinhos de 1,8 mm para a obtenção de energia eólica

Um grupo de pesquisadores da Universidade do Texas-Arlington (Estados Unidos) desenvolveu um projeto que pode revolucionar o que conhecemos sobre geração de energia eólica. Trata-se de um micro-moinho-de-vento, capaz de gerar energia elétrica pelo movimento de suas hélices microscópicas. Como os próprios pesquisadores afirmam, seria possível alinhas dez sistemas desses em um único grão de arroz.

São apenas 1,8 milímetros em cada micro-moinho. E há informações de que seria possível utilizar vários deles em conjunto para a geração de energia para diversos aparelhos eletrônicos. Como os equipamentos são criados com materiais resistentes (ligas baseadas em níquel, principalmente), nem mesmo a presença de ventos fortes fará com que eles sejam danificados.

É claro que por enquanto não poderemos ver esses materiais em utilização comercial, mas há planos de fazer com que eles sejam utilizados no carregamento de smartphones, por exemplo. Bastaria deixar o sistema próximo a uma fonte de ventos para que os equipamentos fossem carregados com a energia gerada pelos moinhos. O que não foi revelado é a capacidade de geração de cada pequeno moinho.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.