Você sabe reconhecer um computador gamer? [vídeo]

Imagem de: Você sabe reconhecer um computador gamer? [vídeo]

O mercado gamer vem crescendo muito nos últimos anos. Com o interesse do consumidor, as fabricantes investem em tecnologia de ponta para oferecer alto desempenho nos jogos mais modernos.

A procura por PCs desse tipo também levou diversas empresas a montar seus próprios PCs gamers. Ocorre que, geralmente, essas máquinas etiquetadas como “computadores para jogos” nem sempre são o que o jogador necessita.

Diversos anúncios trazem números e especificações que não revelam nada e que induzem o consumidor a adquirir uma máquina que está bem abaixo da categoria gamer. A verdade é que um computador destinado a jogadores deve ter recursos suficientes para executar os jogos modernos com qualidade, no mínimo, decente.

Há muitos desses computadores que chamam a atenção pelo gabinete de visual ousado, mas que por dentro não passam de configurações básicas com peças genéricas. Na tentativa de elucidar o tema, a partir de hoje vamos publicar uma série de artigos para você aprender a reconhecer um PC de jogos e a escolher os melhores componentes para seu computador.

Para explicar mais sobre o assunto, vamos contar com as dicas de Ronaldo Buassali, conhecido como rbuass, que possui importantes títulos como Overclocker Emperor da Liga Mundial e recente campeão do Master Overclocking Arena 2013 na categoria Free Style.

Ótimo processador para jogos (Fonte da imagem: Reprodução/Intel)

Recentemente, Buassali publicou um vídeo com um apanhado geral sobre essas questões. Nas próximas semanas, vamos trazer alguns artigos com mais detalhes sobre cada um dos componentes de um PC gamer, que possa rodar games como Battlefield 4 e Crysis 3.

O que podemos definir como um computador gamer?

Um PC destinado a jogos deve ser bom o suficiente para rodar jogos recentes com jogabilidade satisfatória e desempenho decente. Uma pessoa que busca uma máquina dessas pretende utilizar games recentes como Battlefield 4, Crysis 3, Metro 2033 e outros jogos mais pesados.

É importante olhar a máquina de dentro para fora. Muitos consumidores olham a máquina de fora para dentro, analisando a sua aparência externa e seu nome, mas se esquecendo de procurar compreender os componentes que integram o computador.

O que normalmente difere um computador gamer de um normal é a utilização de uma placa de vídeo dedicada (do tipo offboard). É importante também reconhecer o que você realmente está comprando, pois algumas empresas colocam componentes de baixa qualidade junto às peças decentes, mas fazem propaganda apenas das peças de nome mais conhecido.

Memória DDR3 de 1.066 MHz. Não recomendado para um PC gamer (Fonte da imagem: Reprodução/Mercado Livre)

Acontece que o consumidor, muitas vezes, leva tudo em um pacote "fechado", achando que está fazendo um ótimo negócio, mas, na realidade, está adquirindo um PC que não vai servir adequadamente para seus jogos.

Como reconhecer um PC gamer?

Há muitas pessoas que ainda compram um "computador quad-core com 8 gigas de memória e placa de vídeo de 2 gigas", sem saber sequer o que isso quer dizer. Ronaldo Buassali nota que existem processadores quad-core desde 2006, assim como existem placas de vídeo de 2 GB com desempenho terrível.

O overclocker alerta que, por trás de uma descrição como essa, é muito comum o interesse em "empurrar" coisas baratas e de qualidade duvidosa, pois a grande maioria da população não conhece sobre computadores. Para quem está pensando em adquirir uma máquina de jogos, rbuass deixa o conselho:

“Recomendo muito, antes de qualquer compra, procurar informações em fontes confiáveis sobre os componentes da máquina que deseja comprar. Existem muitos websites e fóruns especializados com pessoas de bastante conhecimento para ajudar, e essa ajuda pode ser obtida gratuitamente.”

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Nos próximos dias, vamos trazer dicas e explicações sobre cada componente (placa de vídeo, processador, placa-mãe, memória, fonte, armazenamento, refrigeração e gabinete) de um PC gamer. Na semana que vem, começamos com um artigo sobre placas de vídeo e, aos poucos, vamos esclarecendo o assunto junto ao nosso parceiro Ronaldo Buassali.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.