Atenção! Este texto contém SPOILERS do episódio final da série Jane the Virgin.

Desde o começo da quinta temporada, já aguardávamos ansiosos o desfecho da história de Jane Villanueva. Sua vida, que começou a ter um caminho inusitado depois de uma inseminação artificial acidental, já anunciava que a série guardaria grandes surpresas. Para fazer jus à fama, o último episódio de Jane the Virgin precisava fechar com chave de ouro — e fechou! Finalmente, descobrimos quem era o narrador da produção e conhecemos o destino das mulheres Villanueva. Apesar dos altos e baixos de emoções, essa despedida ficou marcada principalmente pelo casamento de Jane (Gina Rodriguez) e Rafael (Justin Baldoni).

O episódio já começa com uma grande revelação: Xiomara (Andrea Navedo) e Rogelio (Jaime Camil) contam a Jane que irão se mudar para Nova York apenas 3 dias após o seu casamento. Depois disso, mãe e filha se desmancham em lágrimas. O pequeno Mateo (Elias Janssen), que também não fica feliz com a ideia, começa a tirar as coisas da mudança de dentro das caixas.

03102638724221.jpg (990×495)

Três semanas e meia se passam e nos deparamos com Jane folheando as páginas editadas do livro no qual ela fala sobre sua vida. Enquanto ela trabalhava, Rafael assumiu a responsabilidade de planejar o grande dia e cuidar dos pepinos do casamento.

Algum tempo depois, Jane recebe uma visita inesperada: sua futura cunhada Luisa (Yara Martinez), que carregava uma pasta cheia de documentos reveladores. A boa notícia é que ela havia encontrado os pais de Rafael e, até onde ela sabia, eles pareciam boas pessoas. A notícia ruim é que ambos estavam em um acidente de carro e acabaram falecendo. Durante o papo, Luisa pede a Jane para conversar sobre isso com Rafael. Apesar de não querer entristecê-lo, ela entrega a pasta ao seu noivo e explica calmamente o ocorrido. Rafael supera as expectativas de Jane e decide ficar grato pela família que ele tem.

O jantar de casamento​

O grande dia está batendo à porta, mas antes é preciso passar pelo jantar de ensaio. Todos estão prontos para começar, mas Alba perde o controle, e as crianças começam a correr pelo salão. No meio do caos, uma ligação no celular de Jane rompe o barulho. A editora havia enviado cópias do seu livro a outros escritores e, para a surpresa de Jane, nessa lista estava sua autora favorita. Isabel Allende adorou a obra de Jane e resolveu fazer uma recomendação na capa! Em um passe de mágica, o caos se torna euforia quando a família fica sabendo da novidade.

Após isso, Jane fica com um olhar pensativo durante o jantar e Rafael reconhece que essa era sua “cara de escritora”. Ele diz para ela sair de fininho e escrever, pensando que se tratava de uma brilhante ideia para os seus votos. Mas, ao descobrir que Jane apenas queria editar o final de seu livro, colocando o trabalho na frente de um momento tão importante, ele se decepciona. Após Jane garantir que seus votos estavam mais que prontos, eles conversam e se entendem.

O tão esperado “Sim”​

Jane the Virgin revela quem é o narrador e tem final feliz no episódio final RECAP

Finalmente, o dia do casamento chega. Rafael liga para Jane para saber se está tudo bem com a preparação de noiva e acaba descobrindo novidades desanimadoras sobre o livro. Ela não conseguiu enviar o final atualizado para a gráfica, e todas as cópias estariam na versão anterior.

Rafael, inconformado, pega o pendrive onde o arquivo estava salvo e segue em direção à gráfica. Meia hora depois, os livros já estavam sendo impressos na versão correta. Contudo, ele não poderia se atrasar para a missão mais importante do dia: casar-se com Jane. Uma barreira impede que veículos ultrapassem sem um ticket, mas ele consegue mesmo assim, batendo o seu carro. Um policial avista a situação e o prende pela infração cometida.

Sem alternativas, Rafael liga para Jane buscá-lo. Agora, ambos estão correndo contra o tempo. Jane não consegue pedir um Uber e precisa subornar motorista e passageiros de um ônibus para que o veículo siga sem paradas até a delegacia. Eles se encontram, Jane resolve o problema, e ambos correm para a igreja.

Afinal, quem é o narrador da história?

O casal finalmente chega, e todos se preparam para dar início ao grande momento. Em uma homenagem, Mateo começa a recitar algumas linhas de um livro infantil — uma novidade para todos, afinal ele não falava direito até então. Ao escutar a sua voz, nós descobrimos que ele é o misterioso narrador da história! Você já tinha decifrado esse enigma?

No final, encontramos os recém-casados sentados na grama. Rafael pergunta a sua esposa o que todos estávamos esperando: o final de seu livro. E ela responde: “E eles transformaram essa história em uma telenovela”. Diante disso, o moreno questiona “Quem iria querer assistir a isso?”. Então, a protagonista encara a câmera e dá uma piscadinha de despedida.

Este texto foi escrito por Krislany Gaiato via nexperts.