"Ligações Perigosas", livro de Pierre Choderlos de Laclos, publicado com uma bela dose de escândalo na França do século XVIII, segue relevante nos dias de hoje. Prova disso é que o canal Starz, responsável por produzir e veicular séries como Outlander e American Gods, encomendou oito episódios inspirados nas desventuras sexuais da Marquesa de Merteuil e do Visconde de Valmont, personagens centrais do clássico.

A responsável por escrever o roteiro será Harriet Warner, que produziu o aguardado Tell Me Your Secrets para a TNT, além de ter sido uma das roteiristas de O Alienista e da conhecida Call The Midwife.

O livro é um romance epistolar, contado através da troca de correspondência entre os personagens, e acompanha a aristocracia francesa do século XVIII em uma trama de sedução e exploração da inocência. A marquesa e o visconde fazem uma aposta envolvendo a conquista da virgindade de uma jovem; caso vença, Valmont terá o corpo de Merteuil para si.

Ligações Perigosas: nova série contará origem dos personagens do clássico(Fonte: EW/Divulgação)

A série, porém, contará uma história anterior, mostrando a juventude dos dois personagens, inspirando-se em uma fala de Merteuil em uma das cartas de "Ligações Perigosas": "Nasci para vingar meu sexo e conquistar o seu; eu tive sucesso em inventar estratégias para fazer isso de um modo que antes de mim nunca foi concebido". Uma história de sedução e traição entre os ricos e poderosos na corte.

Colin Callender, um dos produtores-executivos, falou ao Deadline sobre a série: "Na reimaginação do mundo de 'Ligações Perigosas' feita por Harriet Warner, a personagem de Merteuil é colocada no centro do palco como uma mulher que aos poucos desafia o status quo das políticas sexuais, demandando prestação de contas, em especial para o abuso de poder sexual e privilégio masculinos. Depois do movimento #MeToo, as histórias sobre reclamar para si o poder feminino em um mundo em que mulheres são objetos da dominação masculina parecem bastante atuais e relevantes".

Falando um pouco sobre o tom da série, completou: "Esse rico drama de época tem em seu cerne jovens pessoas apaixonadas em um complexo mundo de promiscuidade, ambição e ansiedade por status — um mundo em que o abismo entre ricos e pobres está maior do que nunca. Poderia ser facilmente uma história na América moderna como é da Paris do século XVIII".

Ligações Perigosas: nova série contará origem dos personagens do clássico

O livro já foi adaptado algumas vezes para o cinema. As mais importantes são Ligações Perigosas, de 1988, dirigido por Stephen Frears, com Glenn Close, John Malkovich, Michelle Pfeiffer, Uma Thurman e Keanu Reeves; Valmont — Uma História de Seduções, de 1989, dirigido por Milos Forman, com Colin Firth e Annette Bening; e a mais conhecida, Segundas Intenções, de 1999, dirigida por Roger Kumble, trocando a corte francesa pelos colégios particulares estadunidenses, com Sarah Michelle Gellar, Ryan Phillippe, Selma Blair e Reese Witherspoon.

As filmagens acontecerão na República Tcheca, mas o elenco ainda não foi anunciado.

Este texto foi escrito por Luiz Gustavo Vilela via nexperts.