CES 2014: Resumo da conferência da NVIDIA [vídeo]

Imagem de: CES 2014: Resumo da conferência da NVIDIA [vídeo]

Dando início às conferências de imprensa da CES 2014, a NVIDIA realizou na madrugada de segunda-feira (6) a sua apresentação para o público. No palco do Hotel The Cosmopolitan, em Las Vegas, o CEO da empresa, Jen-Hsun Huang, falou predominantemente sobre três assuntos: novidades para games, o novo chip Tegra K1 e tecnologias automotivas.

Abrindo os trabalhos, Huang falou sobre as novidades recentes da empresa e como elas estão encaminhando aquilo que a NVIDIA acredita ser o futuro dos jogos. O GeForce Experience e a tecnologia G-Sync foram alguns dos exemplos citados.

Em uma demonstração, o game Batman: Arkham Origins foi executado no PC e transmitido de forma simultânea, via Shield, para uma TV 4K. A taxa de latência durante a exibição foi baixíssima, praticamente sem perda de qualidade.

Já em outro grande momento, uma demonstração do mesmo jogo foi executada no Shield, via Grid Server. O detalhe é que a fonte da transmissão estava na França enquanto o ponto de recepção estava em Las Vegas, um distância de mais de 9,6 mil quilômetros.

Tegra K1

A grande atração da noite foi o lançamento da quinta geração de processadores da linha Tegra. A novidade atende pelo nome de Tegra K1 e conta com versões em 32 bits e 64 bits. Com 192 núcleos CUDA, o chip deve permitir que um grande salto em termos de tecnologia seja percebido nos gráficos da nova geração de smartphones e tablets.

Na prática, os níveis de sombra e textura fazem com que o Tegra K1 proporcione jogos com gráficos melhores até mesmo do que os do PlayStation 3 e do Xbox 360. Enquanto a Unreal Engine 3 levou cinco anos para chegar aos smartphones, a Unreal Engine 4 levou pouco mais de um ano para chegar ao mesmo nível.

Todas as novidades reveladas utilizam a arquitetura Kepler, o que permitirá aos desenvolvedores mais facilidade no desenvolvimento e atualização de conteúdo. Um mesmo game, por exemplo, poderá ser adaptado com facilidade do PC ou dos consoles de nova geração para um smartphone ou tablet.

Por fim, as tecnologias automotivas fecharam a noite. A NVIDIA anunciou que está investindo pesado em tecnologias modulares para veículos. Hoje, mais de 4,5 milhões de carros contam com chips da empresa e a expectativa é alcançar mais de 20 fabricantes e cerca de 100 modelos ainda neste ano. As novidades apresentadas devem ampliar os recursos de auxílio de direção, como detecção de obstáculos, controle de traçado e monitoramento de pontos cegos.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.