Google e montadoras levarão Android aos carros já em 2014

Imagem de: Google e montadoras levarão Android aos carros já em 2014

(Fonte da imagem: Reprodução/OAA)

Enquanto o desenvolvimento da Google na área de carros autônomos ainda deve levar alguns anos para chegar à fase comercial, a empresa anunciou durante a CES 2014 outro projeto envolvendo automóveis, desta vez bem menos futurista: uma aliança para levar o sistema operacional Android aos veículos de várias fabricantes ainda neste ano.

Trata-se da Open Automotive Alliance (OAA), uma parceria global envolvendo a Google e, até agora, as montadoras Audi, General Motors (GM), Honda e Hyundai, além da NVIDIA. O objetivo do projeto é buscar uma plataforma em comum que gere uma tecnologia segura e intuitiva para ser usada nesses automóveis.

Segundo o comunicado oficial, os membros da OAA compartilham a mesma visão de um "carro conectado", já que vários outros produtos cotidianos ganharam controles digitais. A aliança é importante para que todas as partes ofereçam abertura, personalização e pontos cruciais para o desenvolvimento da versão do Android para carros, além de acelerar o desenvolvimento e garantir a presença nesse projeto inovador.

As formas de integração ainda devem ser discutidas, mas devem envolver tablets, smartphones e outros aparelhos com Android, não só o automóvel. Comandos como ouvir músicas e até acessar aplicativos devem ser algumas das funções habilitadas no painel do veículo, para que as ações sejam feitas com segurança e sem tirar muito da atenção do motorista.

Para conhecer mais a OAA e saber em detalhes o que cada parceiro pensa da aliança, é só acessar o site oficial do projeto (em inglês).

Cupons de desconto TecMundo:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.