O que esperar da CES 2014?

Imagem de: O que esperar da CES 2014?

(Fonte da imagem: Divulgação/International CES)

Programada para acontecer entre os dias 7 e 10 de janeiro, a CES 2014 deve ser o palco escolhido por muitas empresas para apresentar as novidades tecnológicas que devem dominar nossas atenções durante os próximos meses. Além disso, o evento também vai dar espaço a demonstrações de aparelhos e invenções que vão nos ajudar a ter uma visão mais precisa sobre o que os próximos anos reservam ao mundo da tecnologia.

Levando em consideração tanto o histórico do evento quanto o que já foi apresentado por algumas empresas até o momento, é difícil não ficar com diversas expectativas em relação ao que será apresentado em breve na cidade de Las Vegas. Neste artigo, você confere algumas das principais novidades que devem dar as caras na próxima edição da maior feira tecnológica do mundo — que, como já se tornou tradição, contará com uma cobertura completa por parte da equipe do Tecmundo.

Smartphones

Seguindo a tendência das últimas CES, os smartphones devem ser um dos destaques da edição 2014 do evento. Entre as novidades esperadas estão o anúncio do lançamento de uma versão internacional do Xperia Z1 Mini, da Sony, e a revelação oficial do LG GX, aparelho que deve estar em um ponto intermediário entre o Optimus G e o Optimus G2.

(Fonte da imagem: Divulgação/Meizu)

A feira também deve marcar a estreia da fabricante chinesa Meizu no mercado norte-americano — movimento que, se bem-sucedido, pode resultar em uma expansão da empresa para outros países ocidentais. Além disso, também há a probabilidade de que a Oppo traga o recém-anunciado Find 7 (primeiro smartphone com tela 2K do mundo) para Las Vegas, nem que seja somente para despertar a atenção de investidores e da mídia especializada na área.

Embora a ZTE possa estar aguardando pela MWC 2014 para revelar o Grand S II ao mundo, tudo indica que há grandes chances de o aparelho fazer sua estreia durante a CES 2014. Apresentando um display de 5,5 polegadas com resolução 1080p, o aparelho deve acompanhar o chipset Snapdragon 600 da Qualcomm e 2 GB de memória RAM.

Já a participação da Samsung, um dos maiores nomes do segmento, está rodeada de incertezas. Enquanto alguns rumores indicam que a companhia sul-coreana pode dar foco a dispositivos com o sistema operacional Tizen, outras informações indicam que ela pode estar pronta para anunciar o lançamento do Galaxy S5 durante a feira — resultado da desaceleração nas vendas do modelo S4. Além disso, a organização também pode estar pronta para mostrar mais detalhes do Galaxy Round, um dos primeiros aparelhos do mercado a contar com uma tela curva.

O ano dos processadores de 64 bits

Apesar de a CES 2014 dever ser palco do anúncio de aparelhos impressionantes, a real estrela do show devem ser os novos processadores mobile de 64 bits. Segundo informações divulgadas pelo site DigiTimes, Samsung, NVIDIA e Broadcom estão trabalhando na produção de CPUs quad-core com essa arquitetura, que se tornou uma prioridade para a indústria após a Apple apresentar ao público seu chip A7. Além desses nomes, a Qualcomm também deve trazer novidades na forma do já confirmado Snapdragon 410.

(Fonte da imagem: Reprodução/Ubergizmo)

Os novos processadores devem ser mostrados tanto nos tradicionais slides de apresentação quanto em aparelhos conceituais que vão permitir ao público ter ao menos um relance rápido do que eles têm a oferecer. Entre os aparelhos de destaque que podem surgir na feira está a segunda geração do NVIDIA Shield, espécie de video game portátil capaz de fazer o streaming de games para PC.

Desktops e notebooks

Embora o mercado de computadores pessoais esteja passando por uma ligeira decadência nos últimos anos, isso não impede que várias empresas continuem investindo nesse segmento. Prova disso é a AMD, que anunciou durante o APU 13 Developer Summit (evento ocorrido em novembro deste ano) que tem grandes planos para a CES 2014.

A fabricante deve realizar uma grande festa para promover a estreia de sua série A de APUs equipadas com a tecnologia HSA. A empresa deve usar todos seus recursos para estabelecer a arquitetura Kaveri, que promete aumentar o desempenho de computadores ao destinar uma maior carga de trabalho à sua GPU.

(Fonte da imagem: Reprodução/TechRadar)

Capaz de rodar até quatro núcleos Steamroller x86 e oito núcleos gráficos Graphics Core Next de forma simultânea, a arquitetura representa um passo importante da empresa no campo dos sistemas heterogêneos. Como os primeiros desktops Kaveri estão programados para chegar ao mercado em 14 de janeiro, a CES 2014 é a oportunidade perfeita para a AMD e suas parceiras mostrarem ao público uma grande variedade de dispositivos.

Para completar, a companhia também deve apresentar produtos com as APUs Beema e Mullins, desenvolvidas para tablets sem ventoinhas de resfriamento, aparelhos híbridos e notebooks. Coma a promessa de oferecer o dobro de performance por watt em relação a seus predecessores, diversos gadgets com essa tecnologias devem estar disponíveis no evento.

A Intel não deve ficar atrás, trazendo ao evento diversos Ultrabooks equipados com a arquitetura Haswell e vários tablets Windows 8.1 equipados com a arquitetura Bay Trail. O foco da companhia (cujo CEO deve apresentar um dos keynotes de abertura do evento) deve ser a boa união entre poder de processamento e consumo energético proporcionada por seus produtos.

Steam Machines e aparelhos híbridos

Embora deva ser o local de estreia de diversas linhas de computadores voltadas para o ano de 2014, é provável que só se fale de um produto específico durante a feira: as aguardadas Steam Machines. Além do protótipo apresentado pela Valve em novembro deste ano (enviada a 300 sortudos participantes de seu teste Beta), uma grande variedade de computadores do tipo deve ser apresentada pelos parceiros da companhia.

A expectativa é que o dispositivo especializado em games para PC deva contar com diversas especificações e níveis de preço, o que deve torná-lo atrativo tanto para os entusiastas de consoles tradicionais quanto para os jogadores que exigem uma experiência com o máximo de fidelidade gráfica (e estão dispostos a pagar caro por isso).

(Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)

No entanto, o anúncio mais esperado deve ser feito pela empresa de Gabe Newell, que finalmente deve revelar quando as Steam Machines vão ser disponibilizadas em canais de venda tradicionais. A companhia também deve revelar mais detalhes sobre o Steam OS, sistema operacional baseado no Linux que já está disponível publicamente em sua forma preliminar.

A CES 2014 também deve marcar a estreia de uma grande variedade de aparelhos com formatos híbridos (como tablets que se transformam em notebooks) e produtos com múltiplos sistemas operacionais. Entre eles provavelmente estará um aparelho da ASUS capaz de fazer boot tanto com o Windows quanto com o Android, revelado em um teaser divulgado pela companhia no dia 23 de dezembro deste ano.

Para completar, fabricantes como a Razer devem aproveitar os dias de apresentação para revelar ao mundo suas novas linhas de acessórios. Headphones, mouses e teclados renovados devem ser alguns dos produtos que devem chamar a atenção dos entusiastas por games dispostos a investir caro para ter em mãos produtos com desempenho e durabilidade acima do comum.

Televisores

Já em matéria de televisores, a CES 2014 deve se mostrar menos animadora. A expectativa é a de que o segmento somente dê prosseguimento àquilo que já foi demonstrado durante a IFA 2013, dando destaque principalmente a produtos capazes de trabalhar com a resolução 4K ou que possuam displays curvos.

(Fonte da imagem: Reprodução/Oled.si)

Entre as empresas que devem apostar nesses conceitos está a LG (que deve estrear sua primeira TV com o sistema operacional WebOS) e a Samsung, que deve trazer um produto com tela curva de 105 polegadas ao evento. A expectativa é que ambas as companhias, juntas a nomes como a Sony, tragam a Las Vegas alguns produtos equipados com displays OLED flexíveis.

Também há a possibilidade de que companhias como a LG apresentem protótipos de televisores capazes de trabalhar com resoluções 8K (algo que a Sharp fez em 2013). No entanto, a notícia mais esperada pelos consumidores — uma queda de preços dos aparelhos 4K — infelizmente não deve ser anunciada durante o evento.

Gadgets que podem ser vestidos

Contrariando previsões do mercado, os gadgets “vestíveis” não chegaram a explodir em popularidade durante a segunda metade de 2013, mesmo com o lançamento do controverso Galaxy Gear. No entanto, isso não impede que eles cheguem com força à CES 2014, que deve dar destaque especial à área de exercícios acompanhados por aparelhos digitais, cuja área de exibição deve aumentar em 30%.

(Fonte da imagem: Divulgação/Sony Mobile)

Enquanto nomes familiares como a Fitbit Force e a Nike Fuelband devam dar as caras no evento, outros dispositivos também devem chamar a atenção. Embora produtos conhecidos como o Sony SmartWatch 2 e o Qualcomm Toq devam marcar presença em Las Vegas, a expectativa é a de que vários gadgets inteligentes sejam anunciados na tentativa de tirar a atenção atualmente dedicada aos elusivos iWatch (da Apple) e Google Watch — produtos dos quais se houve falar muito, mas que até o momento não foram anunciados oficialmente.

Entre as companhias que já confirmaram produtos do tipo estão a Burg Limited, COOKOO, Dencco Brands, Kronoz LLC, MetaWatch e a Neptune. No entanto, as maiores expectativas estão relacionadas à Epson, organização normalmente associada a impressoras que prometeu trazer diversas novidades no campo dos dispositivos eletrônicos vestíveis.

Impressoras 3D

A CES 2014 deve reservar um espaço com grandes dimensões para a exibição das capacidades das impressoras 3D mais poderosas do mercado. Com espaços de demonstração esgotados desde outubro deste ano, a área dedicada a esses produtos deve complementar aquelas destinadas a tecnologias de movimentação e robótica.

Entre os destaques desse segmento deve estar o keynote de Bre Pettis, CEO e fundador da MakerBot. A expectativa é de que sua apresentação vá envolver demonstrações de como produtos do tipo podem transformar o empreendedorismo e oferecer oportunidades tanto a empresas quanto aos consumidores no próximo ano.

Apresentações

Apesar de diversas palestras de executivos estarem programadas para a CES 2014, duas delas se destacam entre a programação. São elas as apresentações de Marissa Mayer, CEO do Yahoo!, e de Kazuo Hirai, presidente e diretor-executivo da Sony — o aspecto comum entre eles é o fato de que ambos assumiram companhias em crise com a missão de mudar suas trajetórias no mercado.

(Fonte da imagem: Reprodução/Forbes)

Marissa, que ganhou notoriedade por dar novos rumos a sua empresa, vai apresentar aos participantes do evento algumas das estratégias e ideias que ela acredita serem essenciais para definir o futuro da indústria. Hirai deve assumir uma postura semelhante, tendo como principal missão explicar como a revolução em produtos, serviços e redes vai ditar a nova leva de inovação que veremos na indústria de eletrônicos.

Automóveis

(Fonte da imagem: Reprodução/RPP)

Apesar de esse não ser o foco da CES, o evento deve ter um espaço reservado para veículos poderosos que contam com pelo menos algum recurso tecnológico inédito. Entre os destaques devem estar o Ford Mustang 2015 — carro oficial do evento — e a parceria entre a Google e a Audi para trazer o Android a automóveis comerciais.

Somente algumas previsões

Essas foram somente algumas das previsões e expectativas que a equipe do Tecmundo tem em relação à CES 2014. Devido à grande escala do evento, é quase impossível relacionar em um único artigo todas as novidades, produtos e tecnologias que devem ser apresentados em Las Vegas durante os primeiros dias de janeiro. Assim, podemos ter deixado de lado alguma previsão ou rumor referente à feira, o que não significa necessariamente que eles não são interessantes ou relevantes.

De qualquer maneira, continue acompanhando o site para conferir todas as novidades relacionadas a um dos maiores eventos tecnológicos do mundo. Além de trazermos as principais novidades da feira assim que elas surgirem, vamos ter uma equipe no local responsável por fazer a análise de produtos e trazer uma visão mais aprofundada de tudo o que será apresentado durante alguns dos dias mais agitados do ano para os fãs de gadgets, computadores, smartphones e outros produtos poderosos.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.