Duas das maiores produtoras de conteúdo do Reino Unido se juntaram para um novo serviço de streaming local que terá como objetivo concorrer contra a Netflix. A parceria foi estabelecida entre a BBC e a ITV e já teve o nome escolhido: BritBox.

Por enquanto, a BritBox não terá conteúdos originais, já que o orçamento para esse setor será limitado de início. O foco dela é disponibilizar "centenas de horas de materiais de arquivo e conjuntos clássicos das duas emissoras", de acordo com o jornal The Guardian. O serviço ainda vai apostar em um formato de publicação diferente entre as empresas: primeiro, os conteúdos serão exibidos nos canais. Depois, disponibilizados de graça em páginas dessas empresas e, por último, armazenados no catálogo da "caixa britânica".

O reality show Love Island, um fenômeno na região, será um dos destaques do acervo neste início. Gentleman Jack (coprodução da BBC com a HBO), a série histórica Victoria e o drama policial Happy Valley também já estão confirmados. Downton Abbey também fará parte do streaming a partir de um contrato com a NBC/Universal.

Britbox: BBC e ITV anunciam novo serviço britânico de streaming

A ITV será a principal acionista no projeto, mas isso não significa que a BBC vai deixar o serviço de lado: esse deve ser o principal investimento da empresa em streaming. Ambas já tentaram unir forças com outras emissoras locais em 2008, antes da chegada da Netflix, mas a negociação foi bloqueada por órgãos reguladores que tinham medo de um possível monopólio.

Como o lançamento não deve ser expandido para fora da região, por enquanto o catálogo proprietário de programas da BBC e da ITV em outros mercados não está ameaçado.

A chegada da BritBox está programada para algum período entre outubro e dezembro de 2019. O preço no Reino Unido será de £5.99 (R$ 28 na conversão direta de moeda) para o conteúdo em HD.

Este texto foi escrito por Nilton Kleina via nexperts.