8 previsões tecnológicas para 2014

Imagem de: 8 previsões tecnológicas para 2014

LG anuncia produção em massa de smartphone com tela flexível(Fonte da imagem: Reprodução/Geeky Gadgets)

As festas de fim de ano estão chegando e, além dos presentes de Natal e toda a comilança que os últimos dias de 2013 têm para oferecer, vale lembrar que daqui a poucas semanas já estaremos entrando em um novo ano. Para os amantes do futebol, um ano especial, afinal de contas, a Copa do Mundo de 2014 rola aqui no Brasil, algo que não acontece desde 1950.

Pois é, se o país vai ficar mais movimentado do que nunca graças ao evento, vale lembrar também que o mundo não para de funcionar por causa disso – e que o mercado de tecnologia evoluirapidamente, trazendo novidades como nenhum outro.

É claro que o Tecmundo não vai ficar para trás. Sim, a galera também está empolgada com a Copa, porém aqui a gente gosta mesmo é de novidades tecnológicas. E o que será que esse 2014 promete de mais “concreto” para nós, ávidos amantes da tecnologia?

1. Telas flexíveis chegando ao mercado

Os gadgets com telas flexíveis vêm ocupando lugar de destaque não só no noticiário tecnológico, mas também em praticamente todos os principais eventos do mundo direcionados às novidades desse mercado.

LG: smartphones flexíveis devem dominar 40% do mercado em 2018(Fonte da imagem: Reprodução/SlashGear)

O fato é que, após vários anos com especulações e apresentações sem que houvesse um lançamento concreto ou pelo menos um direcionamento para o uso dessas tecnologias, tudo indica que 2014 pode ser o ano em que veremos pelo menos um lançamento de gadget com tela flexível.

Vale lembrar que a LG já tem dado pistas de que um aparelho com algumas características desse tipo de display pode chegar ao mercado no ano da Copa do Mundo. O detalhe é que ele ainda conta com uma construção capaz de se regenerar, algo que também chamou muito a atenção do público em geral.

2. Smartphones com telas 2K

As empresas já estão trabalhando pesado no desenvolvimento de dispositivos com displays de resolução 2K (2560x1440) e 6 polegadas, como o chinês Vivo Xplay, por exemplo, que traz uma tela com densidade de imagem de 490 ppi.

É bastante provável que o mercado siga essa tendência, e não é exagero acreditar que poderemos ter smartphones com telas 4K antes do final de 2014. A evolução do hardware dos smartphones também não dá indícios de que vai diminuir em 2014.

O Galaxy Note 3 já vem com 3 GB de RAM, por exemplo, e tudo indica que o mercado deve adotar a “cifra” como padrão para os grandes lançamentos de 2014. De quebra, os chips de 64 bits também devem ganhar força, como você pode ver a seguir.

3. Processadores móveis de 64 bits

Ainda falando do mercado de portáteis, vale destacar que em 2013 o iPhone 5S chegou ao mercado trazendo como seu principal diferencial a utilização de um processador de 64 bits. Isso garante mais poder de processamento aos aplicativos — desde que eles sejam otimizados para a nova arquitetura, é claro.

Mais poder em 2014 (Fonte da imagem: Divulgação/Qualcomm)

A novidade pegou o mundo de surpresa, principalmente fabricantes de processadores para smartphones, como a Qualcomm, que chegou a desdenhar do recurso, mas depois assumiu que foi pega de calças curtas.

A empresa anunciou recentemente o Snapdragon 410, o primeiro processador de 64 bits da companhia. Além disso, um Snapdragon top de linha será lançado e deve se mostrar bem mais poderoso. Ele também deve atingir o mercado em 2014. Desse modo, é possível acreditar que até o final de 2014 muitos aparelhos já contemplem uma CPU com esse tipo de processador.

4. As cartas marcadas

Todas essas novidades do mundo portátil serão bem-vindas, é claro – e muitas delas provavelmente deverão surgir em algumas “cartas marcas” desse mercado. Ou seja, como não poderia deixar de ser, iPhone 6, Galaxy S5, Galaxy Note 4, novo modelo de iPad Mini, entre outros, devem aparecer ao longo do ano.

5. Barateamento das TVs 4K

As telas 4K estão cada vez mais perto dos consumidores, e 2014 promete ser um ano importante para a tecnologia. Cada vez mais fabricantes estão desenvolvendo modelos com suporte ao ultra HD, e isso deve baixar consideravelmente o preço desses televisores.

Dell promete monitores 4K por menos de US$ 1 mil em 2014Telas como essa podem ter seu preço reduzido. (Fonte da imagem: Dell)

Várias empresas estão investindo no setor, e a Dell é uma delas. A companhia prometeu monitores 4K por menos de US$ 1.000, algo impensável até os últimos dias de 2013. As TVs com essa qualidade de imagem também devem ganhar preços mais baixos.

Tecnologias mais eficientes para esse tipo de aparelho com certeza surgirão, e muitas novidades nesse sentido devem aparecer ao longo do ano. Isso também deve aumentar a procura por tais aparelhos – e incentivar até mesmo a produção de conteúdo específico para elas.

LG: TV Ultra HD curvada de 105 polegadas será apresentada na CES 2014Mais detalhes serão revelados em janeiro. (Fonte da imagem: Reprodução/LG)

Outros modelos de TVs diferenciadas também podem chegar ao mercado. No fim de 2013, a LG, por exemplo, já surpreendeu com a apresentação de um aparelho com tela de 105 polegadas curvilínea – e que deixou muita gente de queixo caído. A tendência é que experiências desse tipo apareçam bastante em 2014.

6. Estabilização do mercado de consoles

Após o concorrido lançamento dos dois consoles de última geração, o PS4 e o Xbox One, tudo indica que a procura mais intensa pelos dispositivos comece a diminuir ao longo do ano – algo esperado e que é totalmente natural.

Até a metade de 2014 as companhias já devem ter conquistado o coração da maioria dos “early adopters”, o que deve acirrar a briga das empresas para conseguir convencer aqueles que ainda estão indecisos com relação ao seu novo console. Será que novidades a respeito do preço do PlayStation 4 no Brasil também surgirão?

7. Crescimento dos veículos elétricos

O sonho dos veículos elétricos finalmente parece estar se tornando realidade. A fatia de mercado da Tesla Motors nos Estados Unidos já está próxima aos 10% – algo impensado anos atrás. E ao que tudo indica, isso só tende a aumentar em 2014.

Empresa recomenda o carregamento noturno (Fonte da imagem: Reprodução/NY Daily News)

A companhia está com a produção de veículos cerca de 50% acima das projeções originais, isso segundo o próprio Elon Musk, o aclamado “Tony Stark da vida real”. De quebra, a companhia pretende instalar cada vez mais das suas estações de recarregamento, tudo para que você possa atravessar um país continental como os Estados Unidos sem se preocupar com a energia do seu carro.

8. Realidade virtual com tudo: Oculus Rift chegando ao mercado

O Oculus Rift, o dispositivo de realidade virtual mais perfeito já criado, deve chegar ao mercado no próximo ano. Após impressionar muita gente nas feiras de eletrônicos mais recentes, tudo indica que o aparelho chega às prateleiras em 2014.

Com ele, inúmeros títulos com suporte ao novo jeito de jogar também devem desembarcar nas lojas de games. Ainda é cedo para saber se a tecnologia pode vir a se popularizar, mas a expectativa em torno do gadget é grande.

Feiras e eventos

Como não poderia deixar de ser, o Tecmundo vai cobrir de pertinho os principais eventos de tecnologia de 2014. O ponto de partida já é bem no comecinho do ano e, ao longo de todo 2014, feiras de smartphones, tecnologia em geral, eventos de fabricantes, lançamentos, enfim, tudo o que envolver as novidades do mundo dos eletrônicos terá alguém do Tecmundo por perto!

CES 2014

Se 2014 já está aí, a Consumer Electronics Show também já vem na sequência das festas de fim de ano. O evento, considerado a maior feira de eletrônicos do mundo, acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos, no comecinho de 2014 – mais precisamente entre os dias 7 e 10 de janeiro.

Se as grandes fabricantes têm preferido criar eventos próprios para os seus principais lançamentos, ainda assim a feira traz sempre muitas novidades. Uma delas pode ser a apresentação do processador Qualcomm Snapdragon com tecnologia 64 bits mais poderoso, o Snapdragon 805.

Além disso, como dito acima, grandes empresas como Samsung e LG devem mostrar diversas novas tecnologias envolvendo as telas de TVs e smartphones. Televisores com tela plana e mais de 100 polegadas e celulares com qualidade 2K podem surgir já na feira em janeiro.

Outros eventos

Destacamos acima a participação do Tecmundo na CES 2014, mas vale lembrar que nós estaremos vendo de pertinho tudo o que deve acontecer em outros eventos nacionais e internacionais. Assim, conte conosco para trazer para você informações sobre as palestras e novidades da Campus Party, todos os lançamentos do mercado asiático na Computex e tudo o que o mundo dos games tem para oferecer em 2014 na E3 e na própria Brasil Game Show.

Os portáteis também não ficarão de fora, pois cobriremos tudo o que a IFA e a MWC trouxerem de novidades para o mercado. Além disso, é claro que estaremos de olho em todos os eventos e anúncios dos grandes fabricantes.

Ou seja, quer ficar por dentro de tudo o que vai rolar no mundo da tecnologia em 2014? Então fique ligado no Tecmundo. Um abraço e que todos tenhamos um ano cheio de alegria e muitas realizações! Até a próxima!

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.