Respeitado museu de arte adquire dois jogos para a sua coleção

Imagem de: Respeitado museu de arte adquire dois jogos para a sua coleção

(Fonte da imagem: Divulgação/thatgamecompany)

O museu Smithsonian, um dos mais respeitados museus de arte de todo o mundo, anunciou nesta semana a aquisição de dois jogos eletrônicos para a sua coleção permanente: Flower, da thatgamecompany, e Halo 2600, desenvolvido pelo ex-vice-presidente do Xbox, Ed Fries.

De acordo com o anúncio feito pelo museu, a inclusão desses dois títulos à coleção da instituição marca “a crescente coleção de filmes e artes de mídia e representa o compromisso contínuo de estudo e preservação dos jogos eletrônicos como um meio artístico”. Ambos os games fazem parte da exposição “A arte dos video games”, do Smithsonian, que viaja os Estados Unidos.

Na mesma declaração divulgada à imprensa, o museu coloca define Flower como “um tipo completamente novo de coreografia física e virtual”. No game, exclusivo para plataformas da Sony, você fica responsável por controlar o vento. Ele foi feito pela mesma criadora do aclamado Journey.

Os motivos pelo qual Halo 2600, um game estilo retrô lançado em 2010 em homenagem ao Atari 2600, impressionou a curadoria do museu são um pouco diferentes. Segundo o comunicado, o título “desconstrói a experiência visual e virtual do jogador” ao recriar um ambiente originalmente tridimensional dentro de um plano 2D. Isso seria, de acordo com o Smithsonian, “a relação em constante mudança entre tecnologia e criatividade”.

Isso tudo deve significar bastante no sentido de definir que os jogos eletrônicos são, também, expressões artísticas. O que você acha?

Via BJ

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.