Os Emmys, geralmente celebrados em meados de setembro, estão entre as mais prestigiosas premiações artísticas do mundo. Concedidas pela Academia de Artes e Ciências Televisivas dos EUA, as honrarias têm como objetivo reverenciar os destaques da programação televisiva do horário nobre norte-americano e vêm sendo realizadas desde o final da década de 1940.

Nesse tempo todo, muitos atores e atrizes – assim como produtores, diretores, roteiristas etc. – foram condecorados com as cobiçadas estatuetas que marcam os prêmios, mas vários profissionais talentosos surpreendentemente jamais ganharam uma. Veja 25 exemplos a seguir:

1 – Don Cheadle

(Fonte: IMDb/Reprodução)

Na ativa desde a década de 1980, Don Cheadle já levou 2 Globo de Ouro para casa: um de Melhor Ator Coadjuvante em Televisão, em 1999, por seu trabalho em The Rat Pack, e o outro de Melhor Ator em Série de Comédia, em 2013, por sua atuação em House of Lies. Cheadle chegou inclusive a ser indicado ao Oscar de Melhor Ator em 2004, por sua participação no filme Hotel Ruanda. Mas no que se refere a prêmios Emmy, apesar das 7 indicações ao longo de sua carreira, nunca recebeu nenhum. Quem sabe na edição deste ano o ator não leva uma estatueta, já que existe a possibilidade de que ele concorra como Melhor Ator de Comédia por sua atuação em Black Monday?

2 – Lauren Graham

(Fonte: Wikimedia Commons/Genevieve)

Embora a atriz sempre tenha sido muito elogiada por sua atuação como Lorelai Gilmore na série Gilmore Girls, que se estendeu por sete temporadas, Lauren chegou a ser indicada para um Globo de Ouro de Melhor Atriz em Série Dramática, mas jamais concorreu a um Emmy.

3 – Nikolaj Coster-Waldau

(Fonte: IMDb/Reprodução)

O ator dinamarquês está na ativa desde o início da década de 1990 e já foi indicado em uma longa lista de premiações, tanto nos EUA como na Europa. No entanto, Nikolaj Coster-Waldau se tornou mais conhecido por seu personagem Jaime Lannister, da série Game of Thrones, que rendeu a ele uma indicação ao Emmy em 2018 – mas o ator não levou a estatueta. Talvez na edição deste ano Nikolaj tenha mais sorte.

4 – Jane Kaczmarek

(Fonte: Wikimedia Commons/Mingle Media TV)

Você se recorda de Lois, a mãe neurótica e hilária de Malcolm in the Middle? A personagem se tornou inesquecível graças à atuação da talentosa Jane Kaczmarek, e seu trabalho foi reconhecido com 3 nomeações ao Globo de Ouro e 7 ao Emmy, mas Jane nunca levou um deles sequer para casa.

5 – David Duchovny

(Fonte: IMDb/Reprodução)

Apesar de ter realizado inúmeros trabalhos para o cinema e a televisão, David Duchovny é famoso mesmo por suas atuações como o icônico agente do FBI Fox Mulder, do seriado Arquivo X, e como o escritor Hank Moody, de Californication. O ator inclusive ganhou 2 Globos de Ouro por seu trabalho nessas séries. Entretanto, no que diz respeito ao Emmy, embora Duchovny tenha sido nomeado 4 vezes, nunca venceu o prêmio.

6 – Kristen Wiig

(Fonte: IMDb/Reprodução)

Wiig tem um currículo pra lá de respeitável, com indicações para os Globo de Ouro, os BAFTA e os Screen Actors Guild Awards, para mencionar alguns. No entanto, apesar de ser super-reconhecida, especialmente por suas atuações no Saturday Night Live, e querida por todos, a atriz jamais ganhou um Emmy. E não faltou oportunidade: ela chegou a ser indicada em 4 edições seguidas da premiação, de 2009 a 2012.

7 – Jason Alexander

(Fonte: Insider/Getty Images/Ilya S. Savenok/Reprodução)

Quem não se lembra de George Costanza, de Seinfeld? O icônico personagem rendeu a Jason Alexander 7 indicações ao Emmy de Melhor Ator em Série de Comédia, mas, surpreendentemente, ele nunca venceu em nenhuma das vezes que disputou o prêmio. Aliás, em 3 das ocasiões, Jason perdeu a estatueta para o colega de elenco Michael Richards, que dava vida a Cosmo Kramer.

8 – Courteney Cox

(Fonte: IMDb/Reprodução)

Apesar de boa parte das situações divertidas e bizarras que vimos em Friends ao longo dos anos ter rolado no apartamento de Monica Geller, Courteney Cox – atriz que viveu a personagem durante as 10 temporadas da série – foi a única integrante do elenco nunca indicada ao Emmy. Pelo menos Cox foi nomeada ao Screen Actors Guild Awards por seu papel, e ao Globo de Ouro por sua atuação em Cougar Town.

9 – Jason Bateman

(Fonte: IMDb/Reprodução)

Jason Bateman é um rosto mais do que conhecido, tanto no cinema quanto na TV, e participou de séries de sucesso. Dois exemplos são Arrested Development, onde interpreta Michael Bluth e pela qual ganhou um Globo de Ouro em 2004, e Ozark, da Netflix, onde dá vida ao personagem Martin Byrde, que rendeu a Jason o prêmio de Melhor Ator em Série Dramática pelo Screen Actors Guild. Já ao Emmy ele recebeu apenas 2 indicações – até o momento, nenhuma estatueta.

10 – Lena Dunham

(Fonte: Wikimedia Commons/David Shankbone)

Lena foi superaclamada por Girls, da HBO, e inclusive recebeu um Globo de Ouro por sua atuação como Hannah e outro por sua participação na criação da série. Dunham também foi nomeada a vários Emmy, por seu trabalho como diretora, produtora e roteirista, mas nunca venceu.

11 – Steve Carell

(Fonte: IMDb/Reprodução)

Embora seja dono de uma carreira super-respeitada, conte com um extenso currículo e tenha recebido um Globo de Ouro por seu trabalho em The Office, onde interpretou Michael Scott por 7 temporadas, Steve Carell chegou a ser indicado ao Emmy em 6 ocasiões, mas jamais levou a estatueta para casa.

12 – Connie Britton

(Fonte: Wikimedia Commons/Jenn Deering Davis)

Apesar de ter sido indicada a 4 Emmy por suas atuações em 3 séries – Friday Night Lights, American Horror Story e Nashville –, Connie Britton nunca recebeu o prêmio. Além disso, a atriz chegou a ser nomeada a um Globo de Ouro por sua participação em Nashville, mas também não teve sorte.

13 – Hugh Laurie

(Fonte: IMDb/Reprodução)

Não restam dúvidas de que Gregory House, do seriado House, está entre os médicos mais icônicos e complexos da ficção. Dotado de uma mente brilhante e equipado de sua bengala – sem falar nas constantes doses de analgésicos –, o personagem vivido por Hugh Laurie nos entreteve durante 8 temporadas desvendando mistérios médicos com seu humor ácido. O ator venceu 3 Globo de Ouro, – 2 por House e 1 por The Night Manager –, 2 Screen Actors Guild Awards e foi nomeado para nada menos do que 10 Emmy por vários trabalhos, mas nunca recebeu a estatueta.

14 – George Clooney

(Fonte: IMDb/Reprodução)

Falando em médicos icônicos da ficção, outro que deixou saudades foi Doug Ross, de ER - Plantão Médico, interpretado por George Clooney. Pois, apesar de Clooney contar com 2 Oscar e 3 Globo de Ouro no currículo, foi nomeado ao Emmy de Melhor Ator por seu trabalho na série, mas nunca chegou a vencer a premiação.

15 – Sarah Michelle Gellar

(Fonte: IMDb/Reprodução)

Dizem as más línguas que o pessoal dos Emmy não é muito fã de ficção científica ou temáticas sobrenaturais. Uma pena para Sarah Michelle Gellar, que foi protagonista da série Buffy, a Caça-Vampiros, durante 7 temporadas, e ídolo de muitos adolescentes nos anos 90 e 2000, já que ela nem chegou a ser indicada por seu papel no seriado. Entretanto, Gellar recebeu indicação a um Globo de Ouro por sua atuação em Buffy, em 2001, e venceu um Daytime Emmy Awards – um prêmio secundário focado em atores com menos de 25 anos – por seu trabalho em All My Children, em 1995.

16 – Patrick Stewart

(Fonte: IMDb/Reprodução)

Nós comentamos acima que o pessoal dos Emmy não é muito chegado em ficção científica, não é mesmo? Será que essa é a razão de Patrick Stewart, ator superconsagrado e respeitado, tanto na TV como cinema, nunca ter recebido uma estatueta? Ele foi nomeado como Melhor Ator Dramático dos anos 80 pela publicação TV Guide, indicado ao Globo de Ouro, ao Screen Actors Guild, foi feito Cavaleiro do Império Britânico pela Rainha Elizabeth II e chegou a ser indicado ao Emmy em 3 ocasiões por seu trabalho na icônica série Star Trek, mas nunca saiu com o prêmio nas mãos.

17 – Mayim Bialik

(Fonte: IMDb/Reprodução)

Mayim Bialik primeiro encantou todos nos anos 90 com Blossom; mais tarde, voltou às telinhas para dar vida à especialista em neurobiologia Amy Fowler, em The Big Bang Theory. A atriz impressionou e foi nomeada em 4 ocasiões ao Emmy por sua atuação, mas não levou a estatueta em nenhuma delas.

18 – Michael C. Hall

(Fonte: IMDb/Reprodução)

Conhecido por protagonizar 2 séries de bastante sucesso, Six Feet Under e Dexter, Michael C. Hall também estrelou em filmes – para a TV e o cinema – e participou de inúmeras peças de teatro de sucesso. Hall foi nomeado em 3 Screen Actors Guild e outros prêmios de prestígio, como o Globo de Ouro – ele ganhou 1 por Dexter. Mas, apesar de ter sido indicado ao Emmy 6 vezes, o ator nunca ganhou.

19 – Kerry Washington

(Fonte: IMDb/Reprodução)

Estrela da série de thriller político Scandal, Kerry Washington era a aposta de muita gente para se tornar a primeira mulher negra a ganhar um Emmy de melhor atriz, mas quem acabou levando o título – e a estatueta – foi Viola Davis, em 2015. Na verdade, Viola foi a primeira atriz negra a ganhar um Oscar, um Emmy e um Tony! Enfim, de volta a Kerry, ela foi indicada ao Globo de Ouro em 2 ocasiões, ao Screen Actors Guild em 3, e ao Emmy em 4, mas nunca venceu em nenhuma dessas premiações.

20 – Matthew Perry

(Fonte: IMDb/Reprodução)

Talvez o pessoal do Emmy não entendesse muito bem o humor e o sarcasmo de Chandler Bing, personagem de Matthew Perry em “Friends”, pois, em 10 temporadas, o ator foi nomeado à premiação uma única vez, em 2002. Perry concorreu à estatueta em mais 3 ocasiões por outros trabalhos – The West Wing e The Ron Clark Story –, mas nunca recebeu uma.

21 – Keri Russell

(Fonte: IMDb/Reprodução)

Keri Russell conquistou o estrelato ao dar vida à protagonista da série Felicity, Felicity Porter, entre o finalzinho dos anos 90 e início dos 2000 – papel que rendeu a ela um Globo de Ouro de Melhor Atriz em 1999. De lá para cá, Russell participou de diversos filmes e séries e voltou a ser aclamada por sua participação no drama de espionagem de época The Americans, onde interpreta a agente da KGB Elizabeth Jennings, trabalho pelo qual recebeu várias nomeações ao Globo de Ouro e ao Emmy, mas sem vitórias até o momento.

22 – Jerry Seinfeld

(Fonte: Wikimedia Commons/David Shankbone)

Apesar do tremendo sucesso de Seinfeld nos anos 90, o ator cômico Jerry Seinfeld foi nomeado 5 vezes para o Emmy de Melhor Ator, porém nunca venceu a premiação. Bem, tecnicamente, ele ganhou uma estatueta como produtor em 1993, mas não por sua atuação.

23 – Christina Hendricks

(Fonte: IMDb/Reprodução)

Christina Hendricks fez bastante sucesso como a ousada e voluptuosa Joan, da série Mad Men, tanto que venceu 2 Screen Actors Guild Awards, 2 Critics' Choice Awards, foi nomeada como Mulher mais Sexy do Mundo pela revista Esquire, em 2010, e concorreu ao Emmy de Melhor Atriz em edições consecutivas da premiação. Contudo, não levou nenhuma dessas estatuetas para casa.

24 – Leonard Nimoy

(Fonte: IMDb/Reprodução)

Existem poucos personagens tão famosos quanto Spock, de Star Trek, você não concorda? No entanto, apesar de ter sido responsável por transformar o híbrido entre vulcano e humano em um ícone da cultura pop, Leonard Nimoy recebeu 3 indicações ao Emmy de Melhor Ator, mas nunca venceu a premiação.

25 – Robin Wright

(Fonte: IMDb/Reprodução)

Responsável por dar vida à personagem Claire Underwood da série House of Cards, da Netflix, Robin Wright foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz em Série Dramática do Emmy um total de 7 vezes, mas nunca levou a estatueta. Por outro lado, ela foi nomeada ao Globo de Ouro em 4 ocasiões – uma por sua atuação em Forrest Gump e outra pelo seriado – e saiu vencedora em 2014 por seu trabalho no popular thriller político.

Este texto foi escrito por Maria Tamanini via nexperts.