Android KitKat: como alterar individualmente as permissões de cada app

Imagem de: Android KitKat: como alterar individualmente as permissões de cada app

(Fonte da imagem: Reprodução/Android and Me)

Quando o Android 4.3 foi lançado oficialmente pela Google, alguns usuários ficaram bastante animados com a descoberta de um recurso escondido batizado simplesmente como App Ops. A ferramenta “secreta” dava aos usuários a liberdade de configurar manualmente todas as permissões requeridas por cada um dos aplicativos instalados no seu smartphone ou tablet equipado com o sistema operacional.

Desta forma, caso você não confiasse em certo programa recém-instalado, você poderia proibi-lo de acessar sua agenda ou ter controle sobre sua conexão WiFi, por exemplo. Esse recurso foi apreciado sobretudo pelas pessoas que possuem uma maior preocupação com a privacidade de seus dados e segurança de suas informações digitais; afinal, nunca se sabe quando um programa está fazendo uso indevido de seus arquivos ou contatos.

Contudo, alegando que o App Ops era apenas um recurso experimental e que seu uso contínuo poderia acarretar problemas para o usuário, a Google decidiu barrar completamente o acesso à função na última versão do Android, a 4.4 KitKat. Muitos reclamaram, outros protestaram e até mesmo a Electronic Frontier Foundation (EFF) divulgou uma carta aberta pedindo para que a Google refletisse sobre essa decisão. De acordo com a ONG, o usuário de um smartphone deve ter o direito de zelar pela sua própria privacidade, escolhendo o que um aplicativo irá ou não rastrear.

Recuperando o que é seu

Mas não há motivos para se desesperar: já existem formas alternativas (e bem mais simples) de acessar o tão famigerado recurso no Android 4.3 e 4.4. Basicamente, tudo o que você precisa fazer é instalar o Color Tiger App Ops 4.3 / 4.4 KitKat, um aplicativo desenvolvido pela Color Tiger Software e que pode ser adquirido legalmente através da própria Google Play. O melhor de tudo é que o seu aparelho não precisa estar rooteado para que o programa funcione corretamente!

A verdade é que, de acordo com a própria desenvolvedora Color Tiger, o App Ops não foi retirado do Android KitKat; ele continua lá, sendo distribuído de forma nativa, mas completamente inacessível por métodos convencionais. Sendo assim, tudo o que este aplicativo faz é prover um atalho mais amigável para a funcionalidade.

Indo muito além

Se o seu aparelho estiver rooteado, você pode optar por instalar o App Ops eXtended, uma versão aprimorada do recurso nativo também desenvolvida pela Color Tiger Software. É possível adquirir esta extensão na primeira vez que você abrir o aplicativo indicado anteriormente. Por enquanto, a única vantagem do eXtended em relação ao App Ops nativo (convencional) é a possibilidade de buscar aplicativos através de uma caixa de pesquisa.

Vale observar, contudo, que os responsáveis pelo software pretendem incrementá-lo muito em breve, adicionando cada vez mais funcionalidades exclusivas que você não conseguirá encontrar no App Ops normal. Entre os recursos prometidos, destacam-se a revogação automática de permissões, integração com o gerenciador de tarefas, notificações e configuração de múltiplos perfis.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.