Como remover o BrowseSmart do seu navegador

Imagem de: Como remover o BrowseSmart do seu navegador

Removendo o BrowseSmart (Fonte da imagem: iStock)

Algumas vezes, na hora de instalar um programa no computador, acabamos adicionando alguns itens extras. Isso pode acontecer tanto pela pressa em concluir o procedimento quanto pelo fato de você não perceber que, em uma das opções, era oferecida à operação a adição de determinado aplicativo ou complemento.

Infelizmente, alguns desses opcionais podem fazer uma mudança significativa e indesejada no seu computador. Um desses itens comumente encontrado em instaladores é o BrowseSmart. Se você acabou concordando em adicioná-lo na máquina e fez todas as mudanças propostas, saiba que há como removê-lo, conforme vamos explicar no tutorial abaixo.

Removendo do Windows

Primeiro, acesse o Painel de Controle do computador, clicando com o botão direito do mouse no canto esquerdo da sua Área de trabalho e escolhendo a alternativa “Painel de controle”. Esse acesso também pode ser realizado por meio da alternativa “Configurações” presente na Charm bar. Caso você esteja utilizando o Windows 7, use o Menu Iniciar para a tarefa.

Abrindo o Painel de controle (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Em seguida, com o Painel de controle aberto, no setor “Programas”, clique em “Desinstalar um programa”.

Desinstalar um programa (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Feito isso, uma nova janela é aberta e, nela, você deve localizar o BrowseSmart na lista. Então, clique nele com o botão direito do mouse e selecione a alternativa “Desinstalar”.

Confirmando a desinstalação (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Agora, basta confirmar a operação normalmente, como se você estivesse removendo outro aplicativo do computador.

Google Chrome

Além de instalar o aplicativo no Windows, o BrowseSmart pode instalar uma extensão nos navegadores. Para remover o complemento do Google Chrome, clique no botão de configurações do navegador (aquele com o formato de três barras), entre em “Ferramentas” e selecione “Extensões”.

Abrindo o setor de complementos do Chrome (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Feito isso, a lista de complementos instalados no navegador é exibida na tela. Ali, você deve localizar o BrowseSmart e clicar no botão na forma de uma lixeira presente na lateral direita do item. Confirme a operação e reinicie o navegador.

Mozilla Firefox

Para o caso do navegador da Raposa, clique no botão do Firefox e escolha a alternativa “Complementos”.

Abrindo o setor de complementos do Firefox (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Então, localize o BrowseSmart na lista de itens instalados e clique em “Remover”. Caso você queira somente desabilitá-lo, utilize o botão “Desativar”. Então, basta reiniciar o navegador para que as alterações tenham efeito.

Internet Explorer

No Internet Explorer, comece clicando no botão de configurações do navegador, na forma de uma engrenagem, e selecione a alternativa “Gerenciar complementos”.

Abrindo o setor de complementos do Internet Explorer (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Então, na nova janela aberta, escolha a opção “Barra de ferramentas e extensões” no menu presente na lateral esquerda da tela.

Localizando o BrowseSmart (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Agora, na lista de itens exibida, localize o BrowseSmart, clique nele com o botão direito do mouse e escolha a opção “Desabilitar”. Confirme a operação e reinicie o navegador.

Alternativa para resolver o problema

Caso o processo manual não tenha resolvido o problema, você ainda pode tentar recorrer a um programa como o AdwCleaner para ajudá-lo. Trata-se de um aplicativo criado especialmente para remover itens que foram instalados no computador, mas que nem sempre são bem-vindos, como barras de pesquisa.

Além desse tipo de aplicação, o programa também é capaz de identificar e eliminar uma série de outros hijackers e adwares. Após baixar a aplicação, será necessário executá-la como administrador e, feito isso, já com ele aberto, você pode observar que a interface do programa é bem simples e se encontra dividida em guias.

Para começar a verificação do seu computador, basta clicar no botão “Examinar”. Feito isso, a análise é iniciada e você pode acompanhar o procedimento por meio da barra de progresso exibida na tela.

Fazendo a análise (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Ao final, os resultados são apresentados nas abas presentes no programa e você pode entrar em cada uma delas para ver os itens encontrados e marcar as opções que devem participar do processo de limpeza. Quando tudo estiver conforme o desejado, basta utilizar a alternativa “Limpar”.

Iniciando a limpeza (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Se você estiver com outros programas ativos no computador, o AdwCleaner informa que eles serão fechados quando você confirmar a tarefa. Por isso, é interessante que você salve o seu trabalho antes de prosseguir e, então, clique em “OK”.

Confirmando o procedimento (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Concluída a operação, o seu computador será reiniciado automaticamente pelo aplicativo para que as alterações passem a ter efeito.

Considerações finais

Como você deve ter observado, a remoção do BrowseSmart é um processo menos trabalhoso do que a retirada da maioria dos itens que acabamos instalando por engano no computador. Porém, agora que você está livre dele, vale tomar certo cuidado para não acabar reinstalando algum produto similar e sendo obrigado a passar por outro processo desse tipo no futuro.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.