Consulta ao último lote de restituição do IR 2013 já está disponível

Imagem de: Consulta ao último lote de restituição do IR 2013 já está disponível

(Fonte da imagem: Reprodução/Meio Norte)

A Receita Federal anunciou que a consulta ao sétimo e último lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física de 2013 já está liberada. Parte daqueles que estão com o nome na relação já receberam uma parcela do valor na conta corrente indicada.

Há um segundo grupo que vai receber os valores da restituição apenas na sexta-feira (20). Foi informado também que aqueles que não estiverem com o nome na relação caíram na malha fina – e, segundo a Receita Federal, até agora são 711.309 declarações com expectativa de imposto a restituir que estão em malha (em 2012 esse número foi de 604.299).

De acordo com o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, a liberação do último lote em duas etapas neste ano permitiu contemplar o maior número possível de restituições, incluindo as que foram liberadas da malha durante o mês de dezembro e as declarações feitas entre 2008 e 2012 que deixaram a malha fina.

Como consultar?

O contribuinte que deseja saber se o seu nome está no sétimo lote pode fazer a consulta por telefone (ligando para o número 146), usando o aplicativo para tablets e smartphones ou pela internet. Caso opte por fazê-la digitalmente, é preciso acessar o site da Receita Federal, buscar a opção Consulta de Restituição e Situação da Declaração IRPF e informar o CPF e o código de segurança que aparecerá na tela.

Segundo a Receita Federal, o valor pago será de R$ 2.667.696.962,95, referente às declarações de 2.181.908 contribuintes. A restituição ficará disponível no banco por um ano, e, se o resgate não for feito neste período, será preciso requerê-la via internet utilizando o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição. Outra possibilidade é recorrer ao e-CAC, no serviço Declaração IRPF.

Caso o crédito não caia na conta do contribuinte, a orientação é a de procurar pessoalmente alguma agência do Banco do Brasil ou ligar na Central de Atendimento. Os números são 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (atendimento exclusivo para deficientes auditivos).

Cupons de desconto TecMundo:

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.