Ford revela tecnologia que faz carros desviarem sozinhos de obstáculos

Imagem de: Ford revela tecnologia que faz carros desviarem sozinhos de obstáculos

Ampliar (Fonte da imagem: Divulgação/Ford)

A Ford acaba de revelar mais uma de suas tecnologias de auxílio de direção. Segundo o anúncio oficial da empresa, o sistema consiste em um mecanismo de direção automática. Quando ativado, ele toma o controle da direção e desvia seu veículo caso ele esteja próximo de colidir com um objeto parado ou que se move lentamente.

Antes que você comece a pensar no susto que algo assim poderia dar em algumas pessoas, é bom avisar que o sistema não toma o controle de seu veículo de maneira completamente inesperada. Primeiro ele exibe um aviso do obstáculo; se mesmo assim o motorista não desviar, a tecnologia dispara um aviso sonoro, ativa os freios e analisa possíveis passagens em cada lado do perigo. Só então ela “toma o volante”, mudando o trajeto para evitar colisões.

Complexo, mas funcional

Para funcionar de maneira eficiente, o sistema de detecção utiliza um conjunto de três radares, além de sensores ultrasônicos e uma câmera para escanear a pista (uma tecnologia semelhante àquela usada no sistema de estacionamento automático que ela apresentou recentemente). O projeto funcionou com perfeição nos testes, reagindo bem mesmo a velocidades acima de 60 km/h.

Mesmo com o sucesso da tecnologia, a Ford infelizmente não mencionou qualquer possibilidade ou data para lançar o sistema de auxílio de direção para os consumidores. Resta esperar e torcer que isso se torne verdade em um futuro próximo, já que podemos evitar muitos acidentes com algo assim.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.