Windows 8.1: como desativar a busca integrada do Bing

Imagem de: Windows 8.1: como desativar a busca integrada do Bing

Configurando a busca no Windows 8.1 (Fonte da imagem: iStock)

O lançamento da nova versão do Windows trouxe uma mudança significativa ao mecanismo de busca do sistema. Agora, tudo o que for pesquisado a partir da tela inicial é automaticamente localizado também na internet por meio da nova integração com o Bing. Embora essa função seja útil, ela tem alguns inconvenientes.

Primeiro, se você estiver utilizando uma conexão mais lenta, é possível que os seus resultados venham a demorar mais do que o necessário para serem exibidos. Outro ponto é que essa função passa a consumir o seu plano de dados, algo que pode ser um problema para quem possui limite de acesso à internet na sua conta.

Porém, com algumas configurações simples, você pode tanto personalizar esse mecanismo quanto desativar completamente a integração. Para saber mais sobre o assunto, basta acompanhar o tutorial abaixo.

Limpar o histórico e desativar o Bing

Para começar, vamos acessar as personalizações do sistema, abrindo a Charm bar e selecionando a alternativa “Configurações”.

Abrindo as configurações do computador (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Em seguida, clique na opção “Mudar configurações do computador”.

Mudar as configurações do computador (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Feito isso, a interface de configurações é exibida no seu computador e, nela, você deve selecionar a opção “Pesquisar e aplicativos” na barra exibida na lateral esquerda da tela.

Pesquisar e aplicativos (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Agora, uma tela é aberta diretamente nas configurações de pesquisa, para que você possa revisar as opções disponíveis. A primeira consiste em limpar o seu histórico de pesquisa, que por padrão é mantido no Windows 8.1. De certa forma, a ideia é que ele possa oferecer melhores resultados levando como base esses dados.

Se você quiser excluir os detalhes armazenados, basta clicar no botão “Limpar”. Será necessário confirmar a operação logo em seguida para que ela seja concluída.

Limpar histórico (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

A segunda configuração presente na tela é feita para você ativar ou desativar a integração com o Bing. Se você não desejar utilizá-lo nas suas pesquisas, basta desativar a função movendo a barra de rolagem disponível (que como um padrão está na posição “Ligar”).

Ativar ou desativar a integração (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Feito isso, as suas pesquisas passam a ser feitas apenas localmente.

Alterando as configurações de pesquisa

Se você quiser manter a integração com o Bing ativada, ainda nas configurações de pesquisa, você possui algumas opções adicionais dignas de nota. Primeiro, você pode configurar o tipo de resultados desejados para as suas pesquisas e quais dos seus dados podem ser armazenados. Você pode escolher três opções, como mostrado na tela abaixo:

Resultados personalizados (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

A primeira, “Obter resultados personalizados do Bing que usam minha localização”, é a que armazena e utiliza a maior quantidade de dados. Se ela for selecionada, tanto o Windows quanto o Bing utilizarão o seu histórico de busca para personalizar os resultados da pesquisa. Aqui, são empregadas informações da sua conta da Microsoft e do seu local de acesso.

A diferença entre a primeira opção e a segunda, “Obter resultados personalizados do Bing”, é que aqui os seus dados de localização não são utilizados. Por último, “Não obter resultados personalizados do Bing”, como o próprio nome sugere, faz com que os resultados das suas buscas não sejam personalizados de acordo com o seu histórico de pesquisa.

Em seguida, você pode configurar o filtro de exibição para conteúdo adulto. Aqui, você também possui três opções: estrito (abrange imagens, vídeos e texto), moderada (apenas imagens e vídeos) e desabilitado (não realiza a filtragem).

Filtro adulto (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Por último, estão disponíveis algumas configurações voltadas para conexões limitadas. Ambas as alternativas podem ser ativadas ou desativadas. A primeira opção serve para você obter sugestões do Bing mesmo em conexões como 3G ou 4G. Já a segunda mostra sugestões de resultados nesse tipo de conexão mesmo que você esteja em um perfil móvel (inclusive durante viagens).

Conexões limitadas (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Considerações finais

Agora você já sabe como otimizar a sua pesquisa caso queira utilizar o recurso de integração ao Bing ou como desativá-lo por completo e limpar o histórico armazenado. Escolha as alternativas que estejam mais de acordo com o seu estilo de uso e tenha sempre as melhores experiências nas suas buscas.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.