"Se a tecnologia é uma droga — e se parece com uma droga —, então precisamente quais são os efeitos colaterais?". Essa frase é de Charlie Brooker, criador de Black Mirror, uma das séries mais celebradas dos últimos anos entre as produções de ficção científica. O ponto-chave da produção é a preocupação com o que acontecerá com o mundo em um futuro (ou seria presente?) em que tudo gira em torno dos avanços e das inovações tecnológicas.

Agentes biológicos? Guerras nucleares? Corridas espaciais? Viagens no tempo? Até onde a tecnologia humana é ou será capaz de conduzir a humanidade? Se ainda não há como saber tudo isso na realidade, a ficção científica está aí para ajudar a sanar a curiosidade sobre as possibilidades. O gênero, que no passado teve produções incríveis como Battlestar Galactica, Stargate e Babylon 5, ganhou um novo fôlego com diferentes interpretações do que se enquadra no conceito de ficção científica.

Selecionamos 17 séries que fazem parte dessa nova onda de aventuras intergalácticas, realidades paralelas e avanços científicos. Confira!

3%

As melhores séries de ficção científica dos últimos anos

Criada por Pedro Aguilera, 3% é uma das produções brasileiras mais bem-sucedidas dos últimos anos. A série da Netflix é baseada em um curta-metragem que fez sucesso no País e mostra um mundo dividido entre progresso e devastação, em que as pessoas mais pobres têm a chance de mudar de lado, ao qual apenas 3% dos candidatos conseguem chegar.

Em um mundo cheio de preconceito e dividido pela riqueza que funciona como uma metáfora para um Brasil marcado pela desigualdade social, o seriado mostra nuances bem brasileiras de organização social e cultural, em uma produção que funciona muito bem também para o público estrangeiro. O elenco conta com nomes como Maria Flor, Fernanda Vasconcellos, Rafael Lozano e Bianca Comparato.

Altered Carbon

As melhores séries de ficção científica dos últimos anos

Com Joel Kinnaman, James Purefoy, Chris Conner e Renée Elise Goldsberry, Altered Carbon é outra produção original da Netflix que investe na ficção científica. Ambientada em um futuro no qual até mesmo a consciência é digitalizada e armazenada, a série narra a história de um prisioneiro que retorna à vida em um novo corpo e precisa resolver um misterioso crime para ganhar a liberdade.

Com uma temporada disponível na plataforma de streaming, o seriado já está com o segundo ano em produção e estreia prevista ainda para 2019.

Under the Dome

As melhores séries de ficção científica dos últimos anos

Baseada no livro de Stephen King, Under the Dome não é exatamente uma série nova, mas é uma boa pedida para quem curte um mistério com aquela pegada sobrenatural que é a assinatura do escritor. Com três temporadas exibidas entre 2013 e 2015, a produção mostra uma cidade que, sem explicação, é aprisionada por uma gigante redoma de vidro que impede os moradores de saírem ou entrarem.

Ninguém sabe como ela chegou nem quem é responsável por aquilo, e a situação chama atenção do mundo inteiro, enquanto o resto dos Estados Unidos tenta destruir a grande estrutura transparente que recobre a cidade.

12 Monkeys

As melhores séries de ficção científica dos últimos anos

Quem viu o filme estrelado por Bruce Willis pode ter pensado que a história poderia ter sido mais bem desenvolvida como uma série, com mais tempo. É uma pena que isso só tenha acontecido décadas depois, quando o ator já não tinha mais a idade adequada para interpretar o protagonista.

Ainda assim, 12 Monkeys consegue retratar com primazia um universo pós-apocalíptico em que um grupo consegue consolidar a viagem no tempo de forma a enviar uma pessoa ao passado para impedir que o mundo seja parcialmente destruído pelos humanos com uma praga mortal espalhada na época.

Doctor Who

As melhores séries de ficção científica dos últimos anos

Um clássico da ficção científica e das viagens espaciais e interplanetárias, Doctor Who teve 11 temporadas e agora aguarda a produção do 12º ano, pela primeira vez com uma personagem feminina no papel de Doctor.

Viagens no tempo e no espaço e aventuras pelo mundo alien com incursões para salvar o universo das constantes ameaças que surgem são o mote dessa série que acumula fãs em todos os países.

The Expanse

As melhores séries de ficção científica dos últimos anos

Renovada para a 5ª temporada, que deverá estrear em breve, The Expanse é uma instigante série de ficção científica que se passa em uma realidade na qual a Terra já não tem mais vida e uma colônia povoada pela humanidade inclui uma estrutura de investigação e controle de infrações para garantir a ordem mesmo fora do Planeta. O problema começa quando um pequeno grupo de oficiais descobre uma conspiração que ameaça toda a colônia.

The Expanse é avaliada pelo público como um dos melhores seriados de ficção científica dos últimos anos.

Philip K. Dick's Electric Dreams

As melhores séries de ficção científica dos últimos anos

Antes de Black Mirror ganhar o público, Philip Dick (autor de Blade Runner) já tinha criado sua própria antologia de histórias que têm a tecnologia como protagonista. Em cada episódio, uma trama futurista diferente, com um elenco de primeira que inclui nomes como Steve Buscemi, Geraldine Chaplin, Bryan Cranston, Anna Paquin, Sarah Baker, Liam Cunningham e Julia Davis.

É uma excelente pedida para quem é fã do gênero e gosta de produções que não exigem continuidade entre os episódios, que são disponibilizados com exclusividade no Amazon Prime Video.

The OA

As melhores séries de ficção científica dos últimos anos

Outro sucesso da Netflix, The OA divide opiniões, especialmente pelo modo como a primeira temporada foi conduzida, com soluções inusitadas para os problemas que surgiram. Nela, uma menina cega desaparece ainda criança e reaparece sem explicação 7 anos depois com a visão restaurada.

Ela é um milagre ou algum tipo de criatura perigosa que ameaça toda a cidade? Será que ela mesma sabe responder essa pergunta? Por onde ela esteve e como retornou? O que aconteceu para que sua visão fosse recuperada? Essas são algumas das questões que a série tenta responder enquanto desenvolve paralelamente outros mistérios episódio a episódio.

Perdidos no Espaço

As melhores séries de ficção científica dos últimos anos

Remake da série dos anos 1980, Perdidos no Espaço estreou na Netflix em 2018 trazendo um novo fôlego à ficção científica. Como muitas das séries que já mencionamos e como boa parte das produções do gênero, esta também começa com a Terra sendo destruída pelos próprios seres humanos como consequência de séculos de exploração desenfreada.

Em naves que partem de todo o Planeta, pessoas extremamente qualificadas são selecionadas e enviadas para diferentes partes do universo em busca de um novo lar. A família Robinson é a tripulação de uma das aeronaves e consegue encontrar um misterioso planeta, repleto de criaturas e plantas misteriosas e onde algumas aventuras começam a acontecer, especialmente depois que o menino Will encontra um robô alienígena que aparentemente perdeu a memória.

The Rain

As melhores séries de ficção científica dos últimos anos

É um dia normal, até que uma chuva se forma e o temporal que começa não é nada convencional. Quando as primeiras gotas caem, quem é atingido por elas não sobrevive, e as pessoas precisam procurar abrigo para se proteger. Dois irmãos são levados pelos pais a um bunker, onde ficam seguros, mas ninguém nunca volta para buscá-los. Anos se passam e eles são forçados a sair de lá para procurar alimento.

Uma produção dinamarquesa, The Rain é uma ótima escolha para quem curte séries estrangeiras para conhecer estilos diferentes, mas traz uma pegada instigante para os fãs de aventuras adolescentes, mistérios, mundo pós-apocalíptico e tecnologias perigosas.

Duas temporadas estão disponíveis, sendo que a segunda acabou de estrear na Netflix.

Travelers

As melhores séries de ficção científica dos últimos anos

Poucas coisas são mais ficção científica do que viagens no tempo, e elas são protagonistas de Travelers, com uma pegada similar à de 12 Monkeys. A série, que tem três temporadas criadas por Brad Wright e elenco com nomes como Eric McCormack, MacKenzie Porter e Nesta Cooper, é centrada em um futuro pós-apocalíptico no qual humanos sobreviventes descobrem uma forma de enviar algumas pessoas de volta ao passado para tentar mudar o futuro do mundo.

The 100

As melhores séries de ficção científica dos últimos anos

A Terra está inabitável e os humanos que conseguiram chegar ao espaço antes do colapso do Planeta já estão vivendo na órbita há décadas. Sobreviver nas aeronaves está ficando insustentável, então os comandantes decidem enviar 100 jovens de volta para a terra firme para checar se já é possível viver por aqui novamente. Formado por infratores e inexperientes, o grupo dos 100 parte para a jornada.

Com um elenco formado essencialmente por estreantes talentosos que despontaram em Hollywood, como Eliza Taylor e Bob Morley, a série também traz veteranos como Henry Ian Cusick (Lost), Isaiah Washington (Grey's Anatomy) e Paige Turco (Damages; Person of Interest).

Westworld

As melhores séries de ficção científica dos últimos anos

Baseada no filme de 1973, a produção lançada pela HBO se passa um parque de diversões tecnológico em que os visitantes podem se transformar em outras pessoas, viver uma vida que não é deles em uma realidade diferente, situada em um pequeno vilarejo típico de faroeste, com direito a xerife, bandidos, mocinhas para salvar e bordéis para explorar.

Construídos com perfeição, robôs humanoides são projetados para se relacionarem com os convidados para repetirem periodicamente suas tramas e desenvolverem respostas com sentido para diferentes tipos de diálogo. Quando alguns dos androides começam a desenvolver consciência, o que pode dar errado?

Para abrilhantar a série, o elenco tem nomes famosos como Evan Rachel Wood, Ed Harris, Tessa Thompson, Jeffrey Wright e Anthony Hopkins, além do brasileiro Rodrigo Santoro.

Orphan Black

As melhores séries de ficção científica dos últimos anos

Série que consagrou Tatiana Maslany como a grande atriz que é, Orphan Black traz a talentosa intérprete dando vida a não uma, mas a várias personagens que descobrem ser irmãs (ou clones?), frutos de um experimento científico que espalhou várias delas pelo mundo.

Como ponto de partida, a produção mostra Sarah Manning, uma jovem que vive uma vida desregrada e presencia um suicídio. Como não consegue impedir a mulher de tirar a própria vida, Sarah abre a bolsa da outra para saber mais sobre ela, e qual não é sua surpresa ao descobrir que a moça é exatamente igual a ela própria.

Sem rumo e fugindo de um grupo perigoso que a persegue, Sarah decide assumir a identidade de Beth Childs, o que ela descobre pode ser ainda mais perigoso do que sua vida.

Man in the High Castle

As melhores séries de ficção científica dos últimos anos

E se os Estados Unidos tivessem perdido a Segunda Guerra Mundial e a Alemanha e o Japão tivessem saído vencedores? Nessa série original do Amazon Prime, tal realidade alternativa é mostrada a partir da perspectiva de alguns personagens que vivem no que até 1945 eram os Estados Unidos.

Mas o Ocidente em Man in the High Castle não está morto, e grupos de resistência lutam para combater a hegemonia nipônica e germânica que divide o país, incluindo até mesmo algumas pessoas que não tinham a ambição de se envolver com política.

Black Mirror

As melhores séries de ficção científica dos últimos anos

Essa antologia de ficção científica trabalha com todas as nuances dos efeitos da tecnologia sobre a sociedade e as pessoas em sua vida privada e profissional.

Com episódios que não se conectam diretamente com os outros, mas que têm em comum o contexto de um futuro distópico em que tudo no mundo se reorganiza em torno de gadgets, um dos maiores sucesso dos últimos anos, Black Mirror agora é uma série da Netflix.

Star Trek: Discovery

As melhores séries de ficção científica dos últimos anos

Localizada temporalmente antes de Star Trek: The Original Series, Discovery mostra a capitã Michael Burnham, punida por ter cometido um crime, mas alistada para servir na nave científica Discovery, na qual é supervisionada pelo capitão Gabriel Lorca.

Em missões que inicialmente não deveriam ser relacionadas a combates, e sim a pesquisas, a tripulação se envolve em aventuras como viagens no tempo, dimensões paralelas e biotecnologia e conhece novas criaturas, além de enfrentar antigos inimigos, como os klingons.

Sense8

As melhores séries de ficção científica dos últimos anos

Lamentavelmente cancelada após a segunda temporada, decepcionando fãs do mundo inteiro, especialmente os brasileiros, Sense8 é um misto de ficção científica e aventura sobrenatural. Um dia, oito pessoas comuns que habitam países diferentes e que não se conhecem desenvolvem uma conexão que não entendem.

Elas podem ver e ouvir tudo o que as outras vivem, presenciam e pensam, de forma que cada uma está totalmente ligada às outras. Simultaneamente a essa descoberta, elas começam a ser perseguidas por uma misteriosa organização que as ameaça.

Juntos, os Sense8 são poderosos, mas assustam o mundo que não os entende. Além de uma trilha sonora incrível, locações deslumbrantes e um elenco com uma excelente vibe, a série trabalha com temáticas como transexualidade, homofobia, racismo, machismo e muito mais.

Arquivo X

As melhores séries de ficção científica dos últimos anos

A série sobre aliens mais celebrada de todos os tempos e uma pioneira do gênero, Arquivo X trabalha com diferentes situações e criaturas vindas de outros planetas, com visitantes não convidados mexendo com a cabeça dos agentes do FBI, Mulder e Scully.

Você pode estar pensando: Arquivo X não é uma supernovidade, então o que está fazendo nesta lista? Um bom clássico é sempre bem-vindo, e, embora tenha sido lançada em 1993, a produção retornou em 2016 para sua 10ª temporada, resgatando os dois protagonistas que conquistaram o público nos anos 1990.

Dark

As melhores séries de ficção científica dos últimos anos

Viagens no tempo, experimentos que deram errado, regiões instáveis e realidades paralelas; a série alemã Dark é um verdadeiro primor no gênero de ficção científica. A narrativa começa com o suicídio de um homem que deixa a esposa e o filho sem entenderem por que ele tiraria a própria vida.

Misteriosas mudanças climáticas começam a acontecer, colocando vidas em risco, e uma criança desaparece. Aonde ela foi parar? Outras crianças estão em risco? Quem é o responsável?

Dark é uma daquelas tramas envolventes que impedem que a sinopse traga muitos detalhes sem recair em spoilers e ao mesmo tempo demandam atenção para não perder nenhum detalhe, mas que valem cada minuto.

Stranger Things

As melhores séries de ficção científica dos últimos anos

A série responsável por colocar os holofotes de volta sobre a ficção científica, Stranger Things acordou a criança interior de muitos adultos por aí, além de apresentar o gênero a uma nova geração. Inspirada e influenciada pela produção cultural de toda uma década, a série retrata um grupo de amigos que, durante uma inocente partida de Dungeon and Dragons, acabam arremessados para dentro de uma confusão enorme quando seu amigo Will desaparece no meio da noite ao voltar para casa.

Além das crianças que conquistaram o mundo (Finn Wolfhard, Gaten Matarazzo, Caleb McLaughlin e Millie Bobby Brown), a série resgata Winona Ryder no belíssimo papel de Joyce Byers.

Se você é uma das poucas pessoas que ainda não viu Stranger Things, não perca mais tempo e corra dar o play.

Este texto foi escrito por Lu Belin via nexperts.

Leia também: 27 séries de fantasia e ficção científica para assistir na Netflix