Saffe: o sistema que permite pagamentos por reconhecimento facial

Imagem de: Saffe: o sistema que permite pagamentos por reconhecimento facial

(Fonte da imagem: Reprodução/Saffe)

Com a popularização de smartphones e outros gadgets portáteis, os aparelhos eletrônicos passaram a ter diferentes funções dentro da rotina das pessoas — e isso quer dizer que os dispositivos podem ser utilizados como agendas, “recipientes” de dados ou apenas um meio para acessar a internet e conversar com os amigos.

Acontece que os aparelhos mobile ainda contam com um grande espaço para “evolução”, de forma que a sua utilização também pode se tornar mais abrangente. Um exemplo disso é um novo sistema de pagamento que está para ser lançado, sendo que um ponto curioso sobre a novidade é o fato de ela ser feita por brasileiros.

A chave é o seu rosto

O nome dessa companhia — que ainda é uma startup e conta com sete colaboradores — é FaceWallet, sendo que o seu produto de entrada para o mercado é um software chamado Saffe. Em uma definição breve, o programa é um novo jeito de pagar as suas contas, sendo que você vai precisar apenas de um smartphone.

Para que isso aconteça, o software trabalha com biometria — os dados em questão são coletados do seu rosto. Isso quer dizer que a ferramenta vai gravar características únicas da sua face como uma espécie de chave. O processo de reconhecimento é bem rápido, durando no máximo 3 segundos.

Quando a câmera do dispositivo aprovar as informações “observadas”, vai ser possível pagar pela entrada do cinema ou pelo estacionamento, por exemplo. O pagamento e as transações monetárias são todas feitas através do PayPal, que já é um sistema reconhecido e que não deve resultar em dificuldades para estabelecimentos e prestadores de serviço.

Com foco na segurança...

Assim como afirmou a Gestora de Relacionamento da FaceWallet, Débora Kadar, o Saffe é todo produzido pelo pessoal da empresa, de modo que o produto é realmente nacional. Além disso, a praticidade é uma das preocupações dos responsáveis pelo projeto — a intenção é a de que se possa sair de casa sem carteira em um futuro próximo, utilizando o programa em diferentes situações, como no check-in em aeroportos, entrada em ônibus e até mesmo em shows.

E, como já era de se esperar, a segurança é algo importante para a companhia. A tecnologia empregada no Saffe trabalha com as três dimensões, dificultando falsificações ou outros tipos de trapaças. Kadar também explicou que eles devem empregar movimentos — como um olho piscando ou o levantar de uma sobrancelha — para turbinar a proteção do software.

E deve chegar em breve

Ainda segundo as informações repassadas pela FaceWallet, o Saffe deve ser lançado no mês de janeiro de 2014, durante a Campus Party. A novidade já está passando por testes, sendo que os resultados são positivos — ou seja: é bem provável que a data de lançamento realmente seja cumprida.

E, caso você esteja se perguntando, o software está sendo desenvolvido para o iOS e deve ser oferecido para os aparelhos Android até o mês de fevereiro. Levando em consideração tudo o que foi explicado até aqui, o Tecmundo deixa a questão: você gostaria de pagar as suas contas utilizando o seu rosto? Será que essa “moda” pega? Para deixar as respostas, basta postar um comentário.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.