A minissérie Chernobyl pode estar sendo louvada por público e crítica na maior parte do mundo, mas o governo russo parece não ter gostado tanto assim do drama histórico da HBO.

O jornal Moscow Times reportou que a mídia russa estaria detonando a série, chegando a classificá-la como uma “caricatura”. Não satisfeitos, a emissora estatal NTV está planejando um filme televisivo para contar sua versão da tragédia de 1986.

Curiosamente, o diretor do filme russo sobre Chernobyl, Alexei Muradov, planeja retratar a história de uma teoria da conspiração em que agentes da CIA causaram o acidente nuclear – nesse caso, um atentado.

Chernobyl: após críticas, Rússia produzirá filme próprio com sua versão da tragédiaStellan Skarsgård e Jared Harris estrelam a minissérie Chernobyl (Imagem: Divulgação/HBO)

Com tom de crítica, o Times resume dizendo que “ao invés de um tributo aos heroicos homens e mulheres que sacrificaram tudo para superar as consequências do desastre de Chernobyl, Moscou nos dá um emocionante filme de detetives baseado em uma teoria da conspiração em que um oficial da KGB luta para impedir espiões americanos – os novos vilões desta tragédia nacional”.

Mais sobre Chernobyl