10 dicas para não cair em golpes durante as compras de Natal na internet

Imagem de: 10 dicas para não cair em golpes durante as compras de Natal na internet

Saiba como se proteger em lojas desconhecidas (Fonte da imagem: Reprodução/Veja)

Se você esteve de olho nas lojas virtuais da internet brasileira na última Black Friday, deve ter percebido que alguns preços realmente ficaram atraentes. Ainda assim, em meio às empresas sérias que estavam trabalhando no evento de descontos, também havia lojas fraudulentas que simplesmente desapareciam com o dinheiro dos clientes iludidos.

Para não cair em golpes como esses em épocas em que há muitas promoções na internet, a TrustSign preparou uma lista com 10 dicas para você comprar nesse Natal com mais segurança e, ainda assim, aproveitar preços baixos.

Note que esses procedimentos devem ser aplicados a lojas que você não conhece ou em que nunca fez uma compra. Dessa forma, é possível ter mais segurança na hora de realizar o pagamento e ter certeza de que receberá o produto em casa da forma como pediu.

1. O site é verdadeiro?

Certifique-se de que o site acessado é realmente aquele que você digitou na barra de endereços do seu navegador. Não clique em qualquer link.

2. Saiba onde você está se metendo

É importante ler a política de privacidade, além dos termos de entrega, troca e devolução que a loja oferece. Se não concordar, não compre pelo site.

3. Verifique os contatos

Antes de efetuar a compra, verifique se o site oferece dados de contato legítimos, entre eles CNPJ, telefone e email corporativo. Caso a empresa não forneça o CNPJ e o domínio do site seja como “exemplo.com.br” é possível obter informações por meio do www.registro.br.

4. Conhece alguém que já comprou?

Faça pesquisas sobre o site no qual deseja realizar sua compra e procure identificar pessoas que já compraram e estão dispostas a ajudar.

5. A empresa está legalizada?

Pesquise no site da Receita Federal o CNPJ da empresa conferindo a razão social, endereço, atividade da companhia, validade do CNPJ (situação cadastral) e data de abertura (aberturas próximas a datas especiais, como fim de ano, devem chamar sua atenção).

6. Vai pagar como?

Preste atenção nos meios de pagamento disponíveis. Sites sérios geralmente apresentam transações com cartão de crédito, além de boleto eletrônico e transferência eletrônica.

7. Só confie em páginas criptografadas

Nunca deixe de verificar isso na sua barra de endereços (Fonte da imagem: Reprodução/SafePact)

Ao efetuar a compra, tenha a certeza de que a área que você está é restrita e segura. É possível identificar isso por meio da barra de endereços do navegador, que muda de http:// para https://. Observe no lado direito inferior da tela a imagem de um cadeado de segurança; clique sobre ele duas vezes e será aberta uma tela, na qual é possível conferir o nome da empresa e a validade do certificado (deve ser válido). Lembre-se: certificados de segurança garantem que o site é autêntico e que as informações trocadas por meio dele são criptografadas.

8. Nem tudo que reluz é ouro

Desconfie de empresas que oferecem atendimento exclusivamente por MSN e outros e que oferecem preços “milagrosos”.

9. Confira os selos de classificação

Identifique se existem selos na página com descrições como “site seguro”, “internet segura” e outros (E-bit, por exemplo). Esses selos são fáceis de serem clonados, mas uma forma simples de desmascará-los é clicar sobre eles. Se nenhuma janela de validação aparecer, o selo pode ser clonado. Caso apareça a janela de validação, confirme as informações indo até o site que gerencia esse selo e verificando mais itens.

10. É sempre melhor perguntar

Esclareça todas as suas dúvidas diretamente com serviço de atendimento ao consumidor da empresa.

***

Depois de realizar essas verificações na loja pela qual deseja comprar, as chances de você ser enganado pela empresa são bastante baixas. Ainda assim, é bom ficar de olho em cada passo da sua verificação para não acabar clicando em links suspeitos ou ser enganado por páginas falsas. Lembre-se ainda que a avaliação final da loja é somente de sua responsabilidade.

Assessoria de imprensa da TrustSignbr

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.