Cientistas criam impressora 3D barata, caseira e que faz objetos de metal

Imagem de: Cientistas criam impressora 3D barata, caseira e que faz objetos de metal

(Fonte da imagem: Reprodução/EurekAlert)

As impressoras 3D ainda não surpreenderam muita gente por causa de um único problema: os polímeros de plástico usados como materiais são limitados e não permitem a criação de uma alta variedade de objetos úteis.

Mas cientistas da Michigan Technological University deram passos bastante significativos para acabar com esse preconceito. A equipe do professor Joshue Pearce desenvolveu uma impressora em 3D de baixo custo, que pode ser feita em casa e, principalmente, é capaz de moldar objetos a partir do metal.

A impressora inclui uma pequena máquina de solda MIG e um microcontrolador de código aberto, fora a estrutura do aparelho. O funcionamento é simples: camadas de metal são unidas por meio da solda até formarem o objeto desejado. Ao todo, são gastos US$ 1,5 mil para fabicar a impressora, custo menor do que comprar os modelos vendidos no mercado.

Futuro otimista, mas nem tanto

Por enquanto, apenas engrenagens simples e formas geométricas variadas foram impressas como teste, mas esse é o início de um futuro bastante promissor – e perigoso. Se as impressoras 3D de plástico já são usadas na fabricação de armas que funcionam de verdade, imagine com balas e pistolas de metal?

(Fonte da imagem: Reprodução/EurekAlert)

Mas é possível ser otimista também: fábricas de todos os portes e lojas em geral só teriam a ganhar com a fabricação a baixo custo das próprias peças. "Eu realmente não sei se somos maduros o bastante para lidar com isso. Mas acho que, com a abordagem de código aberto, podemos alcançar uma sociedade no estilo Star Trek, pós-escassez e na qual `replicadores` podem criar uma gama enorme de objetos na hora, resultando em riqueza para todos sob um custo baixo. Em breve, nós seremos capazes de fabricar quase qualquer coisa", conclui Pearce.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.