Cristina Yang deixou Grey's Anatomy em 14 de maio de 2014. Cinco anos depois, a série já perdeu outros personagens importantes cuja saída impactou tanto a vida dos protagonistas — especialmente de Meredith — que não foram raros os momentos em que o público se perguntou: o que Cristina faria se estivesse lá?

Honesta ao extremo, a médica interpretada por Sandra Oh era aquela voz que não poupa ninguém e sempre fala o que está pensando — principalmente as verdades que precisam ser ditas, mas que poucos têm coragem de expor. E, é claro, ela era "a pessoa" de Meredith, que desde então escolheu Alex Karev como seu grande apoio.

Grey

Além de recordar alguns dos melhores momentos da personagem ao longo das dez temporadas das quais participou, selecionamos alguns dos eventos e episódios de Grey’s Anatomy que foram exibidos ao longo das últimas cinco temporadas nos quais Cristina fez muita falta.

"One Flight Down"

Grey

No 20º episódio da 11ª temporada, uma queda de avião reaviva o trauma recente dos personagens do Grey Sloan Memorial Hospital. Ver os pacientes sofrendo os mesmos sintomas e condições pelos quais alguns dos médicos passaram 2 anos antes traz flashes e leva Meredith e Arizona para uma sala escura, onde precisam respirar fundo para lidar com a situação e poder ajudar os sobreviventes. Cristina teria sido um apoio muito importante.

"She's Leaving Home"

Como se não fosse suficiente ter revivido o trauma da queda do avião, dois episódios depois outra situação fez com que fosse essencial para Meredith ter sua melhor amiga por perto. Ao longo de toda a 11ª temporada, Derek e Meredith discutem porque ele quer ir embora para Washington, ao que Cristina poderia lembrar a amiga de que "Ele é um sonho, mas você é o sol".

Mas, mais do que isso, o 22º episódio da 11ª temporada é dolorosíssimo, quando todos se despedem de Derek Shepherd; e a Cristina poderia estar lá, não é?

"Sledgehammer"

Grey

Apesar do rancor por Meredith não ter permitido que ela avaliasse o caso de Derek, Amelia vai morar com a cunhada logo no 1º episódio da 12ª temporada, o que rende uma porção de situações divertidas, mas também muita tensão. No início do capítulo, Amelia simplesmente começa o dia arrebentando a parede da casa com uma marreta.

"The Sound of Silence"

Grey

No 9º episódio da 12ª temporada, já de volta ao hospital e tentando deixar Derek para trás, Meredith atende a um paciente que perde o controle e a ataca em um surto inesperado. E assim, sozinha e sem poder ouvir nada, ela passa um longo período de recuperação isolada de todos em seu próprio universo. A série mostra exatamente a perspectiva de Meredith em um dos capítulos mais brilhantes de Grey's Anatomy. Se alguém fez falta aqui foi Cristina Yang.

"Why Try to Change Me Now"

Grey

No 7º episódio da 13ª temporada, a chegada de uma nova consultora contratada por Bailey para ajudar a gerir o hospital deixa todos de cabelo em pé e não torna mais fácil a rotina dos médicos. Se ela dificultou a vida dos veteranos do Grey Sloan Memorial Hospital, teria sido bem divertido ver um embate entre Eliza e Cristina.

"It Only Gets Much Worse"

Grey

A nova chefe dos residentes é April Kepner. Será que ela merece? Será que há alguém para ajudar? No 13º episódio da 13ª temporada, o dia dela não é nada fácil ao comandar os outros residentes, muito menos os atendentes.

"Ring of Fire"

Grey

Três anos após a perda de Derek, Meredith está finalmente abrindo seu coração para um novo romance. Quando Nathan Riggs entra na jogada no 24º episódio da 13ª temporada, Meredith se deixa levar pelo momento e inicia um relacionamento. Porém, quando a esposa dele, a irmã de Owen, é encontrada viva, a protagonista percebe que esse namoro não vai muito longe.

Não dá pra pensar em nenhum momento em que precisamos das nossas amigas mais do que quando estamos passando por uma frustração amorosa, não é?

"Go Big or Go Home"

Grey

Já no começo da 14ª temporada, no 3º episódio, ninguém menos do que o próprio Harper Avery visita o Grey Sloan. Ranzinza, ele inferniza a vida de todos, mas ainda assim é o grande ídolo de Cristina Yang e ela teria adorado conhecê-lo.

"Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story"

Grey

Quem nunca quis voltar e se ver quando jovem? No 7º episódio da 14ª temporada, os atendentes do Grey Sloan podem ter um vislumbre de como eram ao cuidarem de versões surpreendentemente parecidas com eles que chegam ao hospital quando um acidente com uma montanha-russa deixa vários feridos.

"(Don't Fear) the Reaper"

Grey

O estresse de lidar com a decisão de Ben de se tornar um bombeiro e com o comando do hospital leva Bailey ao seu limite e ela tem um problema cardíaco sério, que faz com que precise recorrer ao Seatle Press para um tratamento de emergência. No 11º episódio da 14ª temporada, teria sido essencial ter Cristina Yang para cuidar da chefe do hospital, mas ainda bem que Maggie assumiu o tratamento.

"Bad Reputation"

Perto do encerramento da 14ª temporada, no 21º episódio, logo após a morte de Harper Avery, vem à tona um escândalo envolvendo o médico que dá nome a todo o grupo de hospitais e à fundação, que se torna Catherine Fox Foundation. Desmascarar o homem que construiu uma carreira baseada em destruir a vida de muitas mulheres por meio do assédio teria sido uma atitude extremamente compatível com Cristina Yang.

"Shelter From the Storm"

Grey

A vida amorosa de Owen está uma confusão no 9º episódio da 15ª temporada. Ele vai à Alemanha declarar seu amor por Teddy, volta frustrado, mas deixa a cirurgiã grávida. Já nos Estados Unidos, ele reata o relacionamento com Amelia, mas logo Teddy aparece para contar a novidade. Duas mulheres em uma situação embaraçosa e disputando o coração de Owen? Imagine se tivessem sido três, com mais Cristina na área.

"I Want a New Drug"

Grey

Depois de vários encontros malsucedidos incentivados por sua consultora de relacionamentos, Meredith descobre um novo amor no 14º episódio da 15ª temporada. DeLuca consegue romper a casca da médica e os dois estão finalmente juntos, botando fogo em Seattle — literalmente, neste caso!

Será que ela deveria namorar um subordinado? Alguém do hospital, mais uma vez? Que falta fazem certas pessoas nessa hora, não é?

"Jump Into the Fog"

Grey

Por onde anda Cristina quando Meredith troca os pés pelas mãos completamente? Desta vez, a médica vai longe demais e coloca o nome da filha em uma ficha médica para evitar que uma menina imigrante perca atendimento. Por mais nobres que sejam as intenções, na prática isso é fraude e passível de prisão. E é exatamente o que acontece… com DeLuca. Apaixonado, no 25º episódio da 15ª temporada, ele decide assumir a culpa pelo delito e é preso para que Meredith não precise arriscar sua carreira e sua família.

Este texto foi escrito por Lu Belin via nexperts.

Mais de Grey's Anatomy: