As assinaturas da HBO devem ter aumentado consideravelmente com a 8ª e última temporada de Game of Thrones, agora com o fim da série vários desses assinantes devem abandoná-la. Mas não só de Starks, Lannisters e Targaryens vive o canal, preparamos uma lista com algumas das melhores séries originais para que você não precise correr atrás de cancelar a sua assinatura tão cedo e possa a aproveitar tudo o que a HBO tem para oferecer.

The Wire

As melhores séries originais HBO

The Wire é uma série que não foi muito destacada durante a sua transmissão original mas, hoje em dia, é considerada uma das melhores séries de investigação criminal já produzidas. Ela observa a vida criminal da cidade de Baltimore através dos olhos da polícia, de traficantes e de usuários de drogas.

Criada por um ex-repórter policial, David Simon, The Wire, teve 5 temporadas, entre 2002 e 2008, e também foi a série que levou o ator britânico Idris Elba (Luther/Pacific Rim/Thor) à fama internacional. Explorando temas como negligência governamental, burocracia, educação e o papel da mídia, The Wire é muito elogiada pelo realismo no seu retrato da vida urbana, social, policial e política.

The Sopranos

As melhores séries originais HBO

O tema “máfia italiana” não era novo quando The Sopranos foi lançada em 1999, afinal a trilogia O Poderoso Chefão já fazia sucesso desde 1972. O que fez a série bem sucedida foi o fato de mergulhar profundamente na personalidade e nos problemas de seus personagens, especialmente no protagonista Tony Soprano. Focar nas sessões de terapia de um chefão da máfia e sua psiquiatra certamente foi uma inovação.

Considerada não apenas uma das melhores séries da HBO, mas também de todos os tempos, The Sopranos teves 6 temporadas muito bem sucedidas. A série ganhou diversos prêmios importantes como os Peabody Awards, Golden Globes, além de 21 prêmios Emmy. Além de explorar temáticas criminais, a série também mergulha na vida de Tony Soprano e sua tentativa de equilibrar seu trabalho, sua família e sua saúde mental em deterioração.

Westworld

As melhores séries originais HBO

O parque temático Westworld permite que seus visitantes tenham um gostinho do Velho Oeste Americano, em todo o seu esplendor mais violento. Com androides, quase indiferenciáveis de seres humanos, programados para servi-los e impedidos tecnologicamente de machucá-los, os robôs não podem se defender de qualquer tipo de abuso sofrido. Esse sistema torna-se um problema quando os robôs começam a ganhar consciência.

Dos responsáveis por programas como Person of Interest e Lost, Jonathan Nolan e J.J. Abrams, Westworld aborda temas como tecnologia, ética e violência humana. A série, que explora até onde a evolução da robótica pode chegar e quais podem ser suas consequências, concorreu e venceu diversos prêmios, e agora irá para sua terceira temporada que estreará em 2020 e terá Aaron Paul (Breaking Bad) no elenco principal.

Big Little Lies

As melhores séries originais HBO

Conheça Madeline (Reese Witherspoon), Celeste (Nicole Kidman) e Jane (Shailene Woodley), três mulheres que escondem diversos problemas emocionais. Suas vidas serão abaladas quando o seu mundo em uma tranquila cidade costeira da Califórnia é revirado e elas acabam envolvidas em uma investigação de assassinato. Rumores, intrigas e segredos estão escondidos nas vidas dessas mães e esposas exemplares.

Big Little Lies é inspirada no livro homônimo da autora Liane Moriarty. Além de reunir um elenco incrível, a série explora temas como violência doméstica e romantização do casamento, maternidade e amizades. A série da HBO terá uma segunda temporada com Meryl Streep, e estreará no dia 9 de junho.

True Detective

As melhores séries originais HBO

Grandes estrelas como Matthew McConaughey, Woody Harrelson, Colin Farrell, Rachel McAdams e Mahershala Ali, já protagonizaram diferentes histórias dessa antologia de investigação criminal. Com diferentes narrativas e personagem em cada temporada, True Detective encarna o estilo noir de suspense e mistério.

True Detective é considerada uma das melhores séries do canal e sua primeira e a terceira temporadas foram muito elogiadas, inclusive rendendo indicações a 13 prêmios Emmy. Nic Pizzolatto, criador e roteirista da série, está escrevendo o roteiro da quarta temporada, que ainda não tem data divulgada pela HBO.

Six Feet Under

As melhores séries originais HBO

Quando Nathaniel Fisher Sr. morre, ele deixa seu negócio, a casa funerária Fisher & Sons, para seus filhos Nate e David. Explorando um tema sombrio e pesado como a morte, Six Feet Under reflete sobre ela sob diversas perspectivas como a pessoal, a religiosa e a filosófica. A série trata com um humor negro único, assuntos como relacionamentos, infidelidade e fé.

Criada por Alan Ball, vencedor do Oscar por Beleza Americana (1999), Six Feet Under teve 5 temporadas entre 2001 e 2005 e é considerada uma das melhores séries de todos os tempos pelas revistas Time e Empire. Em especial, o seu episódio final é muitíssimo elogiado, então é uma boa pedida para aqueles que ficaram traumatizados com a última temporada de Game of Thrones.

Veep

As melhores séries originais HBO

A aclamada comediante Julia Louis-Dreyfus (Seinfeld) vive Selina Meyers, a Vice Presidente dos Estados Unidos que busca deixar um legado para o país sem se envolver demais nas tramóias políticas americanas. Veep rendeu à Dreyfus 6 prêmios Emmy de melhor atriz consecutivos, além de ter concorrido e ganhando diversos prêmios em outras categorias durante suas 7 temporadas.

Veep foi criada por Armando Iannucci como uma adaptação de sua série britânica, In the Thick of It, para o público americano. A série é muito aclamada por fazer uma crítica política forte usando de muito bom humor e situações absurdas. Sua 7ª e última temporada foi finalizada em maio de 2019.

Boardwalk Empire

As melhores séries originais HBO

A série segue Enoch "Nucky" Thompson, um político e criminoso americano que atua como tesoureiro na famosa Atlantic City, em Nova Jersey, durante o período da Lei Seca americana, nos anos 1920. Auxiliado por seus comandados e seu irmão, o xerife da cidade, Nucky ganha fama de ser “o cara” para conseguir bebidas, fazendo negócios com criminosos importantes como Al Capone.

Boardwalk Empire é inspirada no livro de mesmo nome do advogado americano, Nelson Johnson, sobre o criminoso real, Enoch L. Johnson. Seu episódio piloto foi dirigido pelo lendário Martin Scorsese e custou US$ 18 mi. A série, que durou 5 temporadas, é aclamada unanimemente pela crítica e recebeu 57 indicações aos prêmios Emmy, tendo 20 vitórias.

Curb Your Enthusiasm

As melhores séries originais HBO

Em Curb Your Enthusiasm, o comediante Larry David encarna uma versão fictícia de si mesmo, um roteirista e produtor semi-aposentado em Los Angeles. Com uma mistura de roteiro escrito por David e improviso por parte dos atores, a série fala sobre a vida social do protagonista e sua profunda irritação com as atitudes e comportamentos dos outros.

A série foi lançada em 2000 pela HBO, a partir de um especial cômico de 1999 de mesmo nome. Em suas 9 temporadas, Curb Your Enthusiasm concorreu a 38 prêmios Emmy e teve participações especiais de diversas celebridades hollywoodianas como Jerry Seinfeld, Meg Ryan, Ben Stiller, John Legend, Melissa McCarthy e Alanis Morissette. A 10 temporada está prevista para o ano que vem.

Band of Brothers e The Pacific

As melhores séries originais HBO

A minissérie acompanha a Easy Company, o 2º batalhão do 506.º Regimento de Infantaria Paraquedista da 101ª Divisão Aerotransportada americana desde seu treinamento até sua atuação na Europa durante a 2ª Guerra Mundial. Cada episódio é focado em um dos personagens e segue suas ações em combate, bem como suas experiências e dificuldades físicas, morais e mentais em situação de Guerra.

Inspirada no livro do historiador Stephen E. Ambrose e produzida por Steven Spielberg and Tom Hanks, Band of Brothers teve 10 episódios e foi transmitida em 2001. Na época de sua produção, tornou-se a minissérie mais cara já feita por qualquer canal. Em 2010 a HBO lançou The Pacific, uma nova minissérie no mesmo estilo, dessa vez focada na Marinha e suas ações nas ilhas asiáticas e na batalha contra os Japoneses.

Silicon Valley

As melhores séries originais HBO

Essa comédia acompanha a vida de 5 jovens, Richard (Thomas Middleditch), Erlich (T.J. Miller), Bertram (Martin Starr), Dinesh (Kumail Nanjiani) e Jared (Zach Woods), que tentam alavancar o aplicativo de compressão de dado revolucionário criado por Richard, Pied Piper. Eles precisam lidar com investidores, o competitivo e rápido mundo dos negócios de tecnologia e com seu principal antagonista, Gavin (Matt Ross).

Silicon Valley foi criada por Mike Judge, John Altschuler e Dave Krinsky e é, principalmente, inspirada nas experiências de Judge como programador no Vale do Silício dos anos 1980. A série é uma crítica à cultura ultra-competitiva e, muitas vezes, perversa das companhias de tecnologia da região. O seriado concorreu e venceu diversos prêmios importantes e sua 6ª temporada deve estrear no final de 2019.

The Leftovers

As melhores séries originais HBO

Três anos após 2% da população mundial desaparecer, acompanhamos as vidas do chefe de polícia Kevin Garvey (Justin Theroux) e sua família, da viúva Nora Durst (Carrie Coon) e seu irmão, o reverendo Matt Jamison (Christopher Eccleston). O evento que fez com que as pessoas sumissem provocou um declínio das grande religiões e o surgimento de um número crescente de cultos.

The Leftovers foi criada por Damon Lindelof e Tom Perrotta, baseada no livro de mesmo nome de Perrota. A série teve uma audiência mediana durante sua transmissão original, mas atingiu o status de “cult”, sendo considerada por críticos e fãs ferrenhos como uma das melhores séries de todos os tempos.

Deadwood

As melhores séries originais HBO

Ao final da Guerra Civil Americana, o pequeno povoado minerador de Deadwood, construído em terras roubadas dos índios Sioux, é um território sem lei, que atrai toda a sorte de gente em busca de ouro. Ao estilo western, a série acompanha o crescimento da cidade, sua anexação ao estado da Dakota do Norte, bem como a participação de figuras históricas como Wild Bill Hickok e Calamity Jane.

Criada, produzida e escrita por David Milch, Deadwood recebeu 28 indicações aos prêmios Emmy em duas três temporadas. O roteiro de Milch e a atuação de Ian McShane como Al Swearengen foram particularmente destacadas. Quase 13 anos após o seu final, Deadwood ganhou um filme, que estreou na HBO dia 31 de maio de 2019.

The Deuce

As melhores séries originais HBO

Estrelando James Franco como os gêmeos Vincent e Frankie Martino e Maggie Gyllenhaal como a prostituta Eileen Merrell, The Deuce explora a Era de Ouro da Pornografia e sua legalização na Nova York dos anos 1970.

Criada por David Simon e George Pelecanos, The Deuce foi concebida com a ideia de mostrar, em três partes, diferentes períodos do crescimento da indústria pornográfica entre os anos 1970 e 1980. As primeiras duas temporadas foram bem recebidas, rendendo indicações a prêmios para Gyllenhaal. A série foi renovada para uma terceira e última temporada, ainda sem data de estreia anunciada.

Show me a Hero

As melhores séries originais HBO

Esta minissérie conta a luta pela dessegregação de habitações populares na cidade de Yonkers, Nova York, durante os anos 1987 e 1994. Oscar Isaac interpreta o prefeito Nick Wasicsko que precisa enfrentar o concelho da cidade e a ira dos representantes brancos das habitações públicas que são contra a dessegregação.

Escrita pelos jornalistas David Simon e William F. Zorzi, que trabalharam em The Wire, Show Me a Hero é baseada no livro homônimo da autora Lisa Belkin. A minissérie teve 6 episódios e foi originalmente transmitida em 2015. Tendo sido muito bem recebida pela crítica, concorreu a 9 prêmios com Isaac ganhando o Golden Globe de Melhor Ator em Minissérie ou Filme para Televisão.

Rome

As melhores séries originais HBO

Situada na Roma de 49 AC, acompanhamos os soldados Lucius Vorenus (Kevin McKidd) e Titus Pullo (Ray Stevenson) seu envolvimento em eventos históricos na transição de Roma de República para Império. Da ascensão e queda de César, até às disputas de poder entre Marco Antônio e Augusto.

Criada por John Milius, William J. MacDonald e Bruno Heller, Rome foi uma produção americana, britânica e italiana. Apesar de a primeira temporada ter sido um sucesso absoluto, a audiência da segunda fez com que a série fosse cancelada, pois, não conseguiu justificar os altíssimos custos de produção. Ainda assim foi uma série muito bem criticada, principalmente nos aspectos técnicos.

My Brilliant Friend

As melhores séries originais HBO

Quando sua melhor amiga de infância, Lila Cerullo, desaparece Elena Greco, uma escritora idosa resolve contar a história das duas na Nápoles dos anos 1950. Tempos difíceis, situações perigosas durante 60 anos de suas vidas, guardados em suas memórias. Assim, ela tenta desvendar o mistério do desaparecimento de Lila

My Brilliant Friend, ou L’amica Geniale, é baseada em uma das histórias da "Série Napolitana", da autora italiana Elena Ferrante. A produção é uma parceria entre a emissora italiana, RAI e a HBO e foi gravada em italiano. O canal adaptará os outros três livros da série e a segunda temporada se chamará The Story of a New Name (Storia del Nuovo Cognome).

Sharp Objects

As melhores séries originais HBO

Quando Camille Preaker (Amy Adams) recebe alta do hospital psiquiátrico onde foi internada por automutilação, ela resolve voltar para a sua pequena cidade natal no interior do Missouri. Ela, uma repórter criminal alcoólatra, começa a investigar o assassinato de duas jovens por lá, e precisa voltar a conviver com sua rígida mãe (Patricia Clarkson) e enfrentar seus demônios.

Baseado no livro homônimo de Gillian Flynn, conhecida por escrever Garota Exemplar, Sharp Objects foi bastante aclamada, rendendo prêmios e indicações a Clarkson e Adams. Foi uma minissérie de 8 episódios, originalmente transmitida em 2018, como tem uma história fechada, não terá uma nova temporada.

Barry

As melhores séries originais HBO

Esta comédia de humor negro traz Bill Harder como Barry, um assassino de aluguel do meio-oeste americano que vai até Los Angeles a trabalho e acaba entrando em uma aula de atuação de Gene Cousineau (Henry Winkler). Enquanto ele tem o sonho de abandonar a vida do crime e se tornar um ator, Barry tem dificuldade de se livrar de seu passado obscuro.

Criada por Harder (Saturday Night Life) e Alec Berg (Seinfeld), Barry virou sucesso instantâneo entre os críticos, rendendo prêmios Emmy de atuação para Harder e Winkler, além de diversas outras indicações. A segunda temporada estreou em março de 2019 e a HBO a renovou para uma 3ª.

Sex and the City

As melhores séries originais HBO

Carrie, Miranda, Samantha e Charlotte são quatro amigas Novaiorquinas de trinta e poucos anos que compartilham excessivamente suas vidas pessoais umas com as outras. A série fala sobre moda, relacionamento, sexo, trabalho, maternidade e tudo que envolve o universo feminino, sem papas na língua.

Considerada um ícone do final dos anos 1990 e início dos anos 2000, Sex and the City é uma série que tem fãs ferrenhos até hoje, mesmo tendo acabado em 2004. A série foi indicada a 50 prêmios Emmy em duas 6 temporadas, já os filmes que saíram em 2008 e 2010 não foram muito bem recebido pela crítica, mas, foram sucesso de público.

Oz

As melhores séries originais HBO

A primeira série de 1h produzida pela HBO, Oz conta a história da Oswald State Correctional Facility, uma prisão fictícia de segurança máxima. Lá, na Emerald City, uma unidade experimental da prisão que buscar reabilitar os condenados ao invés de, simplesmente, puní-los, podemos acompanhar a dinâmica dos presos em suas variadas facções.

Oz foi criada por Tom Fontana e estreou em 1997 no canal e sua 6ª e última temporada foi transmitida em 2003. A série divide os críticos, enquanto alguns gostam muito do drama e do humor sarcástico, outros a consideram excessivamente violenta e deprimente.

Insecure

As melhores séries originais HBO

Issa (Issa Rae) e Molly (Yvonne Orji) são duas melhores amigas que se conhecem desde os tempos da faculdade. Agora, chegando nos 30, as duas dividem experiências sobre as dificuldades de serem mulheres negras, tanto em relacionamentos, quanto no trabalho, em ambientes corporativos.

Inspirada na web-série Awkward Black Girl, de Rae, Insecure foi criada por ela e Larry Wilmroe. A série tem três temporadas, bastante aclamadas pela crítica, e foi renovada para uma 4ª. Rae já foi indicada a dois Golden Globes e um Emmy por sua atuação e a série recebeu um Peabody Award.

The Young Pope

As melhores séries originais HBO

Lenny Belardo (Jude Law), então Arcebispo de Nova York é eleito o novo papa, e assume o nome Pio XIII. Jovem, charmoso e cheio de mistérios, ele tem pouco interesse em se aproximar das massas de fiéis ou dos outros cardeais, preferindo a companhia de sua confidente Irmã Mary (Diane Keaton), uma freira americana que mora na Cidade do Vaticano.

Criada pelo diretor italiano Paolo Sorrentino, The Young Pope é uma parceira francesa, espanhola e italiana. É uma minissérie de 10 episódios que recebeu 2 indicações aos prêmios Emmy. Uma nova minissérie, The New Pope, será lançada esse ano pela HBO, trazendo de volta Law e com a adição de John Malkovich.

Você costuma assistir as séries da HBO? Qual é a sua favorita?

Este texto foi escrito por Carolina Bernardi via nexperts.