A última vez em que Cristina Yang apareceu em Grey's Anatomy foi no dia 15 de maio de 2014. Naquele famigerado episódio 24 da 10ª temporada, nomeado Fear (of the Unknown), a melhor amiga de Meredith Grey se despediu de vez do Grey Sloan Memorial Hospital.

A personagem não chegou a morrer, deixando a brecha para que um retorno ou eventuais participações especiais fossem possíveis, mas isso não aconteceu em nenhum dos 122 episódios que já se passaram desde então - but who is counting, anyway.

Enquanto Yang partiu em um avião rumo a Zurique, onde assumiria as atividades de Burke, Sandra Oh também embarcou em suas próprias novas aventuras - ela é a estrela de Killing Eve e acaba de ser anunciada como parte do elenco de Invincible. E, embora os fãs amem a Sandra Oh, muita gente sente falta mesmo é da Yang, com sua atitude debochada e sincera, e aquela amizade incrível com a protagonista de Grey's Anatomy.

5 anos sem Cristina Yang em Grey

Que tal matar a saudade com um pequeno tributo à personagem, relembrando seus melhores momentos entre os 220 episódios em que Yang apareceu? Veja alguns deles a seguir!

Quando ela fez sua entrada triunfal

Você se lembra qual foi a primeira frase de Yang para Meredith? Depois de algumas trocas de olhares, Meredith diz:

- Seis mulheres em vinte?
- Sim. Ouvi que uma delas é modelo. Sério, isso deve ajudar com a coisa do respeito?

5 anos sem Cristina Yang em Grey

A dolorosa gestação ectópica

Engravidar de Burke foi inesperado, não era o que Cristina queria, mas quando a gestação deu errado e ela perdeu o bebê, a médica passou por um dos momentos que mais arrancaram lágrimas dos fãs de Grey’s Anatomy.

5 anos sem Cristina Yang em Grey

Dance it out!

Se tem uma lição de vida que Grey's Anatomy trouxe para nossas vidas graças a Yang, é que podemos expulsar nossos demônios com uma boa dança!

5 anos sem Cristina Yang em Grey

As sobrancelhas

O episódio do casamento de Cristina e Burke nos proporcionou cenas hilárias como essa, em que ela perde as sobrancelhas!

E a despedida!

Mas, além de divertidíssimo, esse mesmo episódio traz uma das ocasiões mais dolorosas para a personagem. Como alguém com uma grande dificuldade para se abrir para os outros, ter encontrado com Burke e aceitado se casar com ele tinha sido - ou ao menos ela achava isso - um grande passo para Cristina.

E embora isso tenha se revelado positivo para a personagem mais tarde, na hora doeu. E doeu muito!

Oi, Owen!

Aquele soldado metido apareceu do nada na vida de todo mundo, se revelando um dos personagens mais queridos dos fãs de Grey's Anatomy. Mas a primeira pessoa a abrir o coração para ele, por incrível que pareça, foi Cristina - não sem alguma resistência, como sempre. E não sem antes sofrer um ferimento por uma peça de gelo que se desprendeu do teto do hospital.

Um lugar especial

Você se lembra quando Cristina está tendo uma espécie de breakdown e Owen a leva para a área da ventilação? Esse beijo dos dois ali, naquele lugar de segurança e conforto, mostra toda a cumplicidade dos dois.

Casamento de Cristina e Owen

Apesar de todos os defeitos dele, Owen é uma das poucas pessoas que conseguem arrancar um sorriso da personagem mais rabugenta de Grey’s Anatomy. E assim, ela tem o casamento que poderia ter acontecido tantas temporadas atrás, com Owen.

Uma operação no escuro

Uma tempestade deixa o hospital sem luz, e Cristina tem que operar no escuro. Se tem alguém que poderia fazê-lo, esse alguém e Cristina Yang.

No bar

O que um burnout não faz com uma pessoa, não é mesmo? Quando está simplesmente cheia de tudo, Cristina larga a medicina por um tempo para se dedicar à arte de servir bons drinks.

Tequila!

Mesmo depois que Cristina parou de trabalhar no bar, a Tequila não deixou de fazer parte da vida da médica. Isso proporcionou ao público momentos como esse, do gif, impagáveis!

5 anos sem Cristina Yang em Grey

Jogo de baseball

Este pode não ser um dos momentos mais significativos da vida de Cristina, mas certamente é um dos mais memoráveis para os fãs! Durante um jogo de baseball, ela foi mais do que bem preparada para arrasar”.

5 anos sem Cristina Yang em Grey

A queda do avião

Quando tudo que poderia acontecer parecia já ter acontecido, Cristina, Meredith, Derek, Lexie, Mark e Arizona embarcam naquele avião. Sim, aquele que vai cair e tirar a vida de Lexie, e depois de Mark.

Este episódio foi fundamental para todos os personagens da série, e foi um dos momentos de Grey’s Anatomy em que o público pôde ver o melhor da atuação de Sandra Oh como Cristina Yang.

5 anos sem Cristina Yang em Grey

Depois do avião

O acidente de avião mudou a vida de todo mundo e foi, afinal, o que fez com que Cristina decidisse ir embora e deixar para trás todos os riscos envolvidos com o hospital de Seattle. Mas, mais do que o dia da queda da aeronave, os meses que se seguiram foram extremamente traumatizantes para ela – e todos os outros personagens!

Owen perde o controle

Com estresse pós-traumático, Hunt tem sofrido de terrores noturnos que o levam diretamente de volta para o campo de batalha. Em uma destas noites, ele projeta em Cristina um inimigo e a ataca, em um surto que quase tira a vida de Cristina. Não exatamente a definição de uma boa noite de sono.

E nem sempre eles são só amores

Quando Cristina e Owen se desentendem, ela comunica muito bem o que está sentindo naquele momento! A cena da guerra de comida é outro clássico de Grey’s Anatomy.

5 anos sem Cristina Yang em Grey

Um prêmio perdido

Foi o começo do fim. Quando Cristina é indicada para o prêmio Harper Avery, mas descobre que ele simplesmente não poderá ser dela enquanto fizer parte do corpo de médicos do Grey Sloan, ela percebe que está na hora de seguir em frente.

5 anos sem Cristina Yang em Grey

A despedida

Depois de tanta aventura em dez temporadas juntas, Cristina e Meredith precisam dizer adeus uma a outra, e eles simplesmente não conseguem. Yang não consegue entrar no taxi sem ter a bênção da amiga, que foi “a sua pessoa” nos últimos dez anos.

Então, ficou marcada pra sempre a cena das duas dançando juntas ao som de Where Does The Good Go.

Este texto foi escrito por Lu Belin via nexperts.

Mais de Grey's Anatomy: