Por mais que tenha gerado algumas controvérsias e deixado muitas perguntas sem resposta, o fim de Game of Thrones significou o encerramento de uma jornada de oito temporadas da série épica da HBO. A emissora embarcou na onda da expectativa e aproveitou a exibição do último episódio para lançar um documentário com bastidores da série.

Game of Thrones: A Última Vigília é uma espécie de making of com quase 2 horas de duração sobre as gravações dos seis episódios finais da produção baseada nos livros de George R.R. Martin. Além de mostrar os atores na "vida real", a obra trouxe algumas curiosidades e revelações sobre o elenco e a produção. Confira algumas delas abaixo.

Uma verdadeira rainha

O documentário mostra entrevistas com os atores e os showrunners, mas foi a oportunidade perfeita para mostrar quem são as pessoas que realmente suam para que tudo esteja pronto na hora das filmagens — por mais que alguns deslizes tenham acontecido nesta temporada.

As maiores revelações do documentário Game of Thrones: A Última Vigília

A produtora Bernie Caulfield, por exemplo, teve bastante importância no planejamento de absolutamente qualquer etapa de cada episódio. Ela precisou tomar decisões importantes para coisas que foram exibidas durante poucos segundos na tela, como contratar prestadoras de serviço terceirizadas e participar até da definição da velocidade do lobo gigante Fantasma (que era computadorizado) enquanto corria ao lado de pessoas de verdade.

Fãs e funcionários

A Última Vigília também faz uma homenagem a vários funcionários responsáveis por trabalhos mais básicos no set, como figurantes. Para vários deles, tudo é bem divertido, desde o processo de maquiagem, que pode levar horas dependendo da cena, até as conversas em grupo esperando a hora de gravar.

Um dos que mais aparece é o irlandês Andrew McClay, que foi um dos soldados a serviço dos Starks durante todas as temporadas e é fanático pela série. Uma conversa rápida com Kit Harington, o Jon Snow, fazia a alegria dele ao fim das gravações.

As maiores revelações do documentário Game of Thrones: A Última Vigília

Até mesmo o segurança do set de Porto Real era fã da produção. Enquanto afastava curiosos e negava que um estacionamento no meio de Belfast era um cenário da série, ele chegou a pedir um papel para a equipe, mesmo que fosse de capanga do Rei da Noite, mas infelizmente não foi atendido.

O inverno chegou

O staff teve muitas dificuldades de gravação, especialmente na Irlanda, onde encarou tempestades durante o período de gravação, o que fez os envolvidos correrem para filmar tudo no prazo. Muito sobre o time responsável pela neve é mostrado no documentário, e o trabalho deles envolve tanto produzir o material falso (com papel e água) até levar a neve de verdade de uma locação para outra.

As maiores revelações do documentário Game of Thrones: A Última Vigília

Outro ponto curioso em relação aos sets é a imensa tela verde montada na pedreira de Magheramorne, também na Irlanda. O local é um ponto turístico para fãs, já que foi palco de outras batalhas de Game of Thrones e cenários como Durolar e Castelo Negro.

"Tudo o que fizemos nas temporadas 4, 5, 6 e 7 era um treinamento para a oitava temporada", disse uma das produtoras responsáveis pelo set de Porto Real.

O cabelo da mãe dos dragões

Emilia Clarke, a Daenerys, tem o cabelo castanho e, para não dar a impressão de que havia muitos salões de beleza em Westeros para pintar as madeixas da Quebradora de Correntes, a equipe da HBO precisava começar os trabalhos durante a madrugada para posicionar corretamente a peruca da atriz.

As maiores revelações do documentário Game of Thrones: A Última Vigília

Clarke usava uma touca para cobrir os fios escuros e precisava de muitos retoques, o que a levou a criar laços com a equipe responsável.

O Rei da Noite

O documentário mostra em detalhes quem é o Rei da Noite, a criatura ameaçadora que é um dos principais vilões da temporada. O ator por trás da maquiagem pesada é Vladimir Furdik, que foi dublê por 33 anos e também um dos principais coreógrafos da série.

As maiores revelações do documentário Game of Thrones: A Última Vigília

Furdik cresceu em uma família pobre na Checoslováquia e abraçou com gosto a oportunidade. "A máscara nos muda. Você entra no trailer fazendo piadas e pouco a pouco vai entrando no lado obscuro", disse. Ele ainda comentou sobre as motivações do personagem que não foram exploradas na temporada. "Eu acho que ele está nervoso, ele não quer ser o Rei da Noite. Os Filhos da Floresta causaram essas mudanças. E ele disse. 'Tudo bem. Querem que eu seja o Rei da Noite? Eu vou matar vocês'", afirmou. Você concorda?

Quem é o escolhido?

A equipe da HBO filmou na Espanha a cena da última reunião dos poderosos de Westeros para escolher Bran, o Quebrado, como soberano dos Seis Reinos. Mas como fazer para guardar esse segredo de paparazzi, fãs e da própria equipe de produção?

As maiores revelações do documentário Game of Thrones: A Última Vigília

Para evitar vazamentos e criar suspeitas falsas, a produção levou várias pessoas para o local de filmagem, mesmo que elas não tivessem nada a ver com a cena. Tom Wlaschiha (Jaqen H'ghar) e a Órfã (Faye Marsay), que nem apareceram na temporada, foram convidados apenas para ajudar a despistar. O Rei da Noite, já morto na série, e Jon Snow, um dos candidatos ao trono, também viajaram só para fazer número. E a estratégia deu certo.

O momento derradeiro

Uma das cenas do documentário vazou na internet e levou a múltiplas interpretações sobre a reação dos atores. Nela, Harrington e Clarke leem com todo o elenco, no roteiro do último capítulo, a cena em que Jon Snow mata Daenerys após um beijo.

As maiores revelações do documentário Game of Thrones: A Última Vigília

No trecho, ficamos sabendo que os atores até recebem o script antes, mas muitos escolhem deixar a surpresa para o momento da leitura em grupo — que foi o caso dessa cena. Há quem diga que ambos lamentaram o fim, mas os dois ficaram bastante emocionados com a revelação.

As últimas não são as últimas

Quem já assistiu a muitos vídeos de bastidores deve saber que as cenas de um filme ou seriado não são filmadas na mesma ordem de exibição. É tudo bagunçado, para aproveitar cenários ou a equipe. Com Game of Thrones não foi diferente: o último dia de filmagem envolveu uma cena do começo do último episódio, quando Jon Snow confronta Verme Cinzento (Jacob Anderson) por executar prisioneiros de guerra após a invasão a Porto Real.

As maiores revelações do documentário Game of Thrones: A Última Vigília

Foi nesse momento que Harington percebeu que o fim de fato havia chegado para uma produção que ele considera a mais memorável da própria carreira.

Game of Thrones: A Última Vigília foi exibido no último domingo (20) pela HBO e está disponível via streaming no serviço HBO Go.

Este texto foi escrito por Nilton Kleina via nexperts.

Mais sobre o fim de Game of Thrones: