O site Rotten Tomatoes está alterando o modelo de críticas e notas de usuários cadastrados. A partir de agora, a plataforma vai dar mais destaque para as avaliações de quem comprovar o ingresso, o que significa que você foi mesmo ao cinema.

A chamada "Audience Score" (ou "Nota da Audiência", em tradução livre) agora será formada por padrão só por esses espectadores que realmente viram o filme. Porém, na hora de ver a nota, você pode também escolher ler as resenhas de quem não fez a confirmação, se quiser ter uma ideia mais geral das críticas do público.

Ou seja, qualquer usuário pode escrever uma crítica, mas a prioridade de visualização será dos comprovados. Além disso, as resenhas de quem de fato acompanhou a produção nas telonas ganha um selo de "Verificado" ao lado da nota. Por enquanto, o sistema de avaliação de seriados de TV não será alterado.

Rotten Tomatoes agora pede comprovante de ingresso para dar notas no site

A "Audience Score" funcionará como o "Tomatômetro", que é o termômetro do site baseado nas resenhas de críticos profissionais de cinema. Neste caso, o ícone que indica se um filme é bom ou não é um balde de pipoca.

Mudança necessária?

O Rotten Tomatoes se viu obrigado a alterar o sistema de notas e pedir a verificação de ingressos para parte do público após uma série de "campanhas" na plataforma para reduzir de propósito a nota de filmes, como foi o caso de Capitã Marvel. Anteriormente, o site já havia tomado outra medida: proibir comentários em páginas de produções que ainda não estrearam.

Só que a medida causou certa polêmica. Isso porque, por enquanto, o único serviço online compatível com a verificação de ingressos é o Fandango, que é dono do Rotten Tomatoes. Porém, a empresa negou que vender mais ingressos no próprio sistema seja a intenção, e já confirmou parcerias com Cinemark, Regal, AMC e mais.

Este texto foi escrito por Nilton Kleina via nexperts.