Testamos: confira nossas primeiras impressões sobre o Younited

Imagem de: Testamos: confira nossas primeiras impressões sobre o Younited

(Fonte da imagem: Reprodução/Younited)

Recentemente, o Tecmundo noticiou o lançamento do serviço de armazenamento Younited, desenvolvido pela empresa finlandesa F-Secure (que atua no setor de segurança digital desde 1988). Na ocasião, conversamos com Christian Fredrikson, CEO da companhia, que comentou sobre a ideia da empresa em fazer um serviço muito mais dinâmico e seguro do que outros produtos semelhantes disponíveis atualmente no mercado (como Dropbox, Google Drive, SkyDrive etc.).

O serviço foi disponibilizado em versão Beta há duas semanas para poucos felizardos que reservaram uma vaga através do site oficial da novidade. O Tecmundo foi um dos primeiros a ter acesso ao Younited e agora conta para você as nossas primeiras impressões sobre o aplicativo. Será que valerá a pena migrar do seu serviço de cloud storage atual?

(Fonte da imagem: Divulgação/Younited)

Multiplataforma e interface intuitiva

O primeiro aspecto que chama a atenção no Younited é sua compatibilidade com uma grande variedade de plataformas e sistemas operacionais. Além de usar o serviço através do seu próprio navegador (interface web app), você pode usar aplicativos para Windows, Mac, Android, iOS (iPhone e iPad) e até mesmo Windows Phone. Tivemos a oportunidade de testar as edições para todos esses sistemas, com exceção do Mac, e aprovamos de imediato o fato de o serviço apresentar uma interface bastante intuitiva em todas as suas versões.

Diferente de outros serviços do gênero, o Younited permite que você filtre os arquivos guardados remotamente por tipos de documentos (músicas, filmes, fotos etc.) e também pelas fontes de armazenamento (seu notebook, seu tablet, seu celular e assim em diante). Isso facilita muito o seu trabalho nos momentos em que você quiser encontrar aquele DOC salvo localmente em um dispositivo específico no qual sua conta Younited também está ativa, por exemplo.

Interface do Younited no PC (Fonte da imagem: Divulgação/Younited)

Indo além dos arquivos convencionais

Outro ponto positivo do serviço é a possibilidade de armazenar um backup de suas mensagens SMS e contatos do celular. Você decide se deseja guardar esse tipo de informação na primeira vez que abre o aplicativo em seu dispositivo móvel, podendo customizar suas preferências posteriormente através de uma enxuta janela de configurações.

Seus arquivos ficam dispostos em um esquema de grade na região central da interface. Para fazer a filtragem por tipo de documento ou local de origem (Sources), basta usar o menu localizado na região esquerda da tela.

Serviço rodando em um iPad (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Arquivos, uni-vos!

Um dos recursos mais legais que foi prometido pela F-Secure é a possibilidade de conectar sua conta do Younited com outros serviços de armazenamento na nuvem e algumas redes sociais. Dessa forma, o aplicativo “extrairia” suas fotos e outros documentos guardados nesses serviços de terceiros, centralizando todos os seus arquivos mais importantes em apenas um local.

Infelizmente, por enquanto só é possível conectar sua conta do Picasa, antigo site de compartilhamento de imagens da Google. Futuramente, o Younited deve suportar conexão com o Dropbox, Flickr e até mesmo Facebook. Por enquanto, tudo o que você pode fazer é compartilhar um documento na rede social de Mark Zuckerberg, assim como gerar um link único e público para que qualquer pessoa possa visualizar e baixar o arquivo compartilhado.

Interface do Windows Phone é a mais minimalista de todas (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Espaço de armazenamento considerável

Para quem inscrever seu email no site oficial do serviço até o fim deste ano, o Younited disponibilizará 10 GB de espaço para armazenamento no plano gratuito – vale lembrar que o Dropbox oferece apenas 2 GB e o SkyDrive 7 GB. Isso significa que o serviço da F-Secure sai disparado na frente de todos os seus concorrentes nesse quesito (pelo menos enquanto durar esta promoção; a partir do ano que vem, novos usuários que se registrarem gratuitamente terão direito a somente 5 GB).

Por ainda estar em fase Beta, vários recursos interessantes do Younited ainda não estão disponíveis, o que acabou nos deixando um pouco chateados enquanto testávamos o produto. Ainda assim, a novidade tem tudo para bater de frente com outras alternativas mais antigas do mercado – especialmente por conta de sua compatibilidade com múltiplas plataformas e interface intuitiva. Caso esteja interessado, você pode clicar aqui para visitar o site oficial do serviço e deixar seu email na fila de espera para ter acesso ao Beta. Vale a pena ficar de olho!

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.