Atenção! Este texto tem spoilers de todas as temporadas de Game of Thrones.

Com o fim polêmico de Game of Thrones, é comum que os espectadores analisem todas as temporadas anteriores com um olhar mais crítico. Não há como negar que a série alcançou um sucesso sem precedentes no decorrer dos anos, mas também teve que lidar com suas próprias derrapadas.

De escolhas narrativas e reviravoltas controversas a copos de café e garrafas d'água esquecidas em cena, GoT teve sua cota particular de decisões questionáveis. Confira nossa seleção com os principais arrependimentos.

12. O casal Jonerys

As 12 piores decisões de Game of Thrones spoilers

Eles são a dupla mais próxima do que podemos chamar de "protagonistas" em Game of Thrones e, definitivamente, dois colírios… Por que não juntar os dois em um romance, certo? Bom, talvez não fosse o ideal. Unir Daenerys e Jon Snow sempre pareceu mais um enredo a ser cumprido do que algo passional, e a falta de química do casal não ajudou em nada — mesmo antes de descobrirem ser tia e sobrinho. E todos nós sabemos que, de fato, eles eram o par perfeito de Khal Drogo e Ygritte.

11. O tratamento dado aos lobos gigantes

As 12 piores decisões de Game of Thrones spoilers

GoT partiu o coração dos amantes de cachorros todas as vezes em que mal ligou para os lobos gigantes. Depois de os matar (que Lady, Verão, Vento Cinzento e Cão Felpudo descansem em paz), não mostrou aqueles que sobreviveram porque efeitos visuais são caros. Podemos ter horas de dragões voando e cuspindo fogo, mas nem 1 segundo a mais de Fantasma rasgando um zumbi? Inclusive, o lobo de Jon finalmente ganhou um afago na series finale, porém foi muito pouco e tarde demais.

10. Nudez exagerada

As 12 piores decisões de Game of Thrones spoilers

Durante as primeiras temporadas, Game of Thrones mostrou que adorava entregar diálogos importantes com muita gente transando em segundo plano sem qualquer motivo. Um crítico de TV chegou a denominar essa prática de "sexposition", algo como "sexoexposição". Com o tempo, a série diminuiu a quantidade de nudez e o sexo gratuito nos últimos arcos, entretanto, ainda é difícil revê-la nas primeiras temporadas. É quase uma relíquia da época de Entourage na HBO.

9. Dany como a "Rainha Louca"

As 12 piores decisões de Game of Thrones spoilers

Muitos fãs ainda são contra a transformação bizarra de Daenerys na oitava temporada. Ainda que o seriado entregasse pistas de que a herdeira Targaryen faria de tudo para conquistar o Trono de Ferro, não lhe deram tempo para transitar da figura de libertadora de escravos para a assassina de inocentes. Nem mesmo nos ajudaram a entender o que se passava em sua mente; se ela própria tentava justificar as atrocidades.

8. As temporadas finais com somente 7 e 6 episódios

As 12 piores decisões de Game of Thrones spoilers

Uma das maiores preocupações do fandom era que o último ano de GoT (e também a sétima temporada) acabasse, devido ao pouco tempo, apressando os enredos e deixando passar alguns pontos importantes. Apesar da carta branca da HBO, os criadores da série escolheram trabalhar com sete capítulos a menos quando poderiam ter os dez episódios regulares por temporada. O custo disso foi alto.

7. O núcleo de Dorne e as Serpentes de Areia

As 12 piores decisões de Game of Thrones spoilers

Dorne é uma região linda de Westeros, por isso é uma pena que tenha ganhado uma narrativa tão medonha no seriado. A viagem à terra dos Martell na quinta temporada foi, sem dúvidas, um ponto negativo em todo o percurso de Game of Thrones, com um enredo sem sentido e diálogos horríveis, quase soando como uma série completamente diferente. Cersei Lannister pode ter seus pecados, mas acabar com aquele núcleo de uma vez por todas foi um verdadeiro presente.

6. Revelar a data de estreia de uma temporada derretendo um bloco de gelo

As 12 piores decisões de Game of Thrones spoilers

Lembra quando estávamos tão sedentos por mais GoT que sentamos e vimos, literalmente, gelo derreter? A HBO achou que seria interessante revelar a data de estreia da sétima temporada colocando-a dentro de um grande bloco de gelo que derreteu aos poucos durante uma transmissão ao vivo. Dezenas de milhares de pessoas acompanharam o processo lento em tempo real em troca de uma data. A estratégia foi bastante criticada nas redes sociais, porém foi a prova de quão devotados eram os fãs do seriado.

5. Dar "armadura de enredo" a personagens, não importando quantas batalhas enfrentassem

As 12 piores decisões de Game of Thrones spoilers

Game of Thrones tinha a reputação de matar seus personagens sem dó nem piedade, sempre de um jeito chocante. Ainda assim, diversas vezes alguns deles conseguiram sobreviver por todo esse tempo. O próprio Jon Snow liderou seus companheiros para uma morte certa em mais de uma ocasião; enquanto milhares pereciam ao seu redor, ele, Tormund e Sor Davos conseguiam sair vivos dos embates. Até mesmo o pobre Sam, de algum jeito, escapou do fim iminente na Batalha de Winterfell, ainda que estivesse quase soterrado por zumbis. A guerra é um inferno, menos para os personagens centrais de GoT.

4. Explorar a tortura de Theon além da conta

As 12 piores decisões de Game of Thrones spoilers

Nós entendemos: Ramsay Bolton é o mal encarnado; e ficamos aliviados por não estarmos na pele de Theon (ou Fedor, dependendo da época). Entretanto, a terceira e quarta temporadas se dedicaram demais a exibir um exagero de cenas com sua tortura repulsiva, sem necessariamente avançar com a história. Isso inclui Ramsay castrando Theon e, depois, comendo uma salsicha na sua frente. Foi sádico e revoltante de um jeito que nos sentimos tão presos naquela situação quanto o jovem Greyjoy.

3. Basicamente todos os planos de Jon

As 12 piores decisões de Game of Thrones spoilers

Jon Snow é perfeito para estampar pôsteres, mas se provou um péssimo estrategista. Desde quase estragar tudo na Batalha dos Bastardos e ser salvo por Sansa na hora certa até levar um grupo minúsculo além da Muralha para capturar um zumbi (na esperança de fazer Cersei mudar de ideia), Snow várias vezes se mostrou com mais cabelo do que cérebro. Talvez tenha sido melhor mesmo ele não se tornar o rei de Westeros.

2. Deixar Arya em Braavos por duas temporadas inteiras

As 12 piores decisões de Game of Thrones spoilers

O treino de Arya para se tornar uma assassina impiedosa pelas mãos de Jaqen H'ghar foi essencial na jornada da personagem… mas precisava ter durado tanto? Deixá-la em Braavos a separou de todos as outras figuras de GoT com as quais nos importávamos, e aquele treinamento se tornou tedioso bem rápido. Aliás, a gente nem viu mais uma daquelas trocas de rostos legais na última temporada.

1. O copo de café e a garrafa d’água

As 12 piores decisões de Game of Thrones spoilers

Então Westeros tem um Starbucks? Um vislumbre do copo de café clássico aconteceu na cena do banquete após a Batalha de Winterfell e roubou o foco do que realmente importava naquele momento da narrativa. Por outro lado, o erro rendeu inúmeros memes pela internet. Quando pensamos ter nos livrado desse tipo de problema, o seriado repetiu o descuido em pleno series finale com não só uma, mas duas garrafas d'água na cena crucial em que é decidido o novo rei de Westeros.

Este texto foi escrito por Caíque Pereira via nexperts.

Mais sobre o fim de Game of Thrones: