Smartphones Nexus podem ser reiniciados através de mensagens SMS flash

Imagem de: Smartphones Nexus podem ser reiniciados através de mensagens SMS flash

Caso você tenha um dispositivo da linha Nexus lançado em anos recentes, seu aparelho pode estar suscetível a ser reiniciado, congelado ou ficar sem rede mediante o recebimento de mensagens SMS. Segundo a PC World, o pesquisador Bogdan Alecu descobriu que tanto o Nexus 4 quanto o Nexus 5 são suscetíveis a códigos que permitem interromper suas atividades de maneira remota.

Para isso, basta enviar ao aparelho 30 mensagens SMS flash — um tipo de comunicação que aparece em destaque na tela dos dispositivos e requer ações para serem descartadas. Graças a isso, uma pessoa mal-intencionada pode fazer com que um smartphone deixe de funcionar corretamente caso seu dono não lide com as mensagens a tempo.

Entre os aspectos que tornam a ameaça eficiente está o fato de que os produtos Nexus afetados não enviam alertas de som automáticos quando um SMS flash é recebido, o que permite enviar diversos textos do tipo antes que o usuário perceba o que acontece. Segundo Alecu, os três últimos smartphones da linha que possuem o Android Ice Cream Sandwich ou KitKat instalado sofrem com o problema, que parece não afetar outros gadgets.

Problema ainda sem solução

O pesquisador afirmou à PC World que já entrou em contato com a Google, que prometeu que uma solução seria incluída no Android 4.3. No entanto, até o momento em que este texto foi escrito, os aparelhos listados pelo analista continuam suscetíveis a serem vítimas desse defeito incômodo.

Embora a maioria dos usuários de smartphones não use mais os SMS flash, alguns aplicativos podem fazer isso mudar em pouco tempo — incluindo um app desenvolvido pelo próprio Alecu. Enquanto a desenvolvedora do Android não encontra uma solução, o pesquisador oferece o download de um software que limita o número de mensagens recebidas, o que deve ajudar a proteger os consumidores donos de aparelhos Nexus.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.