BitTorrent: 5 usos que levam a tecnologia além da pirataria

Imagem de: BitTorrent: 5 usos que levam a tecnologia além da pirataria

(Fonte da imagem: Reprodução/Land of Technology)

O compartilhamento de arquivos através do BitTorrent virou um tremendo sucesso e garantiu a diversão de milhões de pessoas com filmes, jogos e outros tipos de conteúdos "piratas”.

Ocorre, no entanto, que essa tecnologia não tem uma única finalidade. Ao longo dos anos, diversas empresas desenvolveram métodos alternativos para transmitir dados de um lado para o outro usando o protocolo BitTorrent.

Hoje, vamos conferir algumas ideias que vão além da troca de arquivos ilegais e outras aplicações bem curiosas.

1. Sistemas operacionais e arquivos multimídia

Apesar de se tratar da distribuição de arquivos comuns, trata-se de uma distribuição totalmente legalizada que visa garantir a expansão do software livre. Pois é, muitas distribuições do Linux têm suas imagens ISO propagadas pelo mundo através do protocolo BitTorrent, o qual garante alta velocidade de download e a disponibilidade dos arquivos.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/BitTorrent)

Além desses arquivos gigantes, podemos encontrar diversas músicas e vídeos gratuitos para baixar através dos torrents. O próprio BitTorrent, que administra o programa de mesmo nome, oferece diversos bundles gratuitos, incluindo grandes sucessos do Linkin Park, Pixies, Corey Taylor e por aí vai.

2. Sincronizando seus arquivos

Os serviços de armazenamento na nuvem estão em alta e pensando nessa sincronização de arquivos entre máquinas que os desenvolvedores do aplicativo BitTorrent resolveram criar o Sync. Trata-se de um software que pretende compartilhar arquivos em múltiplas máquinas, mas mantendo o esquema mais privado.

(Fonte da imagem: Reprodução/makeuseof)

É como se o Dropbox encontrasse o BitTorrent. O Sync não tem um servidor para guardar seus arquivos na nuvem, sendo que os itens são guardados em várias máquinas (você pode até compartilhar a pasta com amigos). A parte boa da história é que seus documentos não ficam na mão de empresas que podem usar os dados como bem entenderem.

3. Atualização de jogos

Enquanto algumas soluções focam apenas nos arquivos que realmente podem ser acessados pelos usuários, há algumas empresas que pensam na transmissão de dados para a atualização de jogos. Quem joga Pro Evolution Soccer sabe que a Konami já investe na ideia há algum tempo e que os downloads via BitTorrente funcionam muito bem.

(Fonte da imagem: Reprodução/makeuseof)

Com os jogos de computador não é diferente. Há vários MMOs e games dos mais variados tipos que usam a tecnologia para transferir os updates. Em breve, essa moda pode pegar também para a atualização de softwares populares, visto que é uma tecnologia que livra os servidores e garante a mesma transmissão dos arquivos.

4. Governo e ciência também usam

Enquanto pensamos apenas em usos do cotidiano, há pessoas que focam em ideias não muito convencionais. É o caso do governo britânico que resolveu oferecer relatórios sobre o uso de verba pública através de arquivos que eram fornecidos com o uso da tecnologia BitTorrent.

A NASA também já realizou alguns experimentos com esse protocolo, transmitindo grandes volumes de dados com a ajuda de toda a comunidade que é fascinada pelas pesquisa da agência.

5. O Facebook usa o BitTorrent

Calma, você não precisa instalar o BitTorrent em sua máquina para usar o Facebook. O uso desta tecnologia na rede social acontece de uma forma bem inusitada: na infraestrutura. De acordo com uma notícia publicada ano passado pelo site Ars Technica, desde 2010, o Facebook utiliza a tecnologia BitTorrent para transferir grandes volumes de dados entre seus servidores.

(Fonte da imagem: Reprodução/Ars Technica)

Como a rede social gera um volume de dados exorbitante, muitas vezes é preciso enviar 1,5 GB de informações para todos os servidores em poucos segundos. Como fazer isso? A solução que o Facebook encontrou foi usar o protocolo BitTorrent e um tracker próprio para mandar os dados rapidamente para todos os lados.

Uma tecnologia versátil

Como você pôde conferir, o BitTorrent é uma tecnologia bem versátil que pode ajudar de diversas formas. Além desses projetos, há diversos outros como pesquisas científicas, distribuição de outros dados em sites com grandes volumes de acesso e assim por diante. Você compartilha muitos arquivos via torrent? Já usou a tecnologia para outras atividades?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.