Investigação criminal é um dos gêneros mais populares entre as séries de TV. E existem inúmeros estilos: alguns cômicos, outros trágicos e os que misturam os dois. A partir do ranking dos sites Ranker e IMDb, fizemos uma seleção das séries que são consideradas as melhores sobre o assunto. Confira!

Criminal Minds

As melhores séries de investigação criminal

Tendo estreado em 2005, Criminal Minds segue um grupo de agentes do FBI que são da Unidade de Análise Comportamental. Eles buscam fazer um perfil de criminosos procurados para ajudar a polícia a encontrar padrões de comportamento e, eventualmente, conseguir prendê-los. Além de acompanhar as investigações, a série mostra a vida pessoal dos agentes.

Criminal Minds chega, neste ano, à sua 15ª e última temporada. Considerada um grande sucesso da CBS, conseguiu manter uma consistente audiência cativa por 1 década e meia e é reconhecida como uma das melhores séries policiais da TV aberta norte-americana. Foi indicada a diversos prêmios, como os Emmy Awards, People’s Choice Awards e Image Awards.

Law and Order: Special Victims Unit

As melhores séries de investigação criminal

Provavelmente o spin-off mais famoso da franquia Law & Order, de Dick Wolf, Special Victims Unit acompanha detetives e promotores da fictícia 16ª divisão do Departamento de Polícia de Nova York. Lá eles investigam casos focados em crimes sexuais, como estupro e pedofilia.

Tendo estreado em 1999, a série completará 20 anos em setembro. A atriz Mariska Hargitay comanda o time na pele da detetive Olivia Benson desde a 1ª temporada, tarefa que dividiu com o ator Christopher Meloni por 15 anos. Special Victims Unit ganhou prêmios importantes da televisão, como Emmy Awards e Golden Globes, inclusive de Melhor Atriz (para Hargitay).

NCIS

As melhores séries de investigação criminal

NCIS, ou Naval Crime Investigative Service, acompanha a equipe que investiga crimes graves que podem ser punidos pelo código militar americano. Leroy Jethro Gibbs (Mark Harmon) lidera o time desde sua primeira temporada. Segundo os atores e produtores, o que diferencia NCIS de outras séries do gênero é seu timing cômico equilibrando os temas sérios.

Essa é uma das séries de investigação criminal mais antigas ainda em transmissão, tendo estreado em 2003 — fica atrás apenas de Special Victims Unit. NCIS fez algo que muitas produções de longa duração nem sonham, aumentando a sua audiência com o passar dos anos, principalmente após a sua 5ª temporada. A season finale da 16ª sai no final de maio.

The X-Files

As melhores séries de investigação criminal

Não poderíamos deixar de fora esse clássico dos anos 90 que fez seu retorno em 2016. Acompanhe os agentes do FBI Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson) enquanto eles investigam casos não resolvidos. Mulder acredita no sobrenatural e em alienígenas; já Scully, uma médica e cientista, é mais cética e tem dificuldade em entrar na frequência do parceiro.

The X-Files é uma das séries mais icônicas dos anos 1990, tendo influenciado diversas outras obras que vieram depois, como Buffy, A Caça-Vampiros, Fringe, Torchwood, Supernatural, Bones e até mesmo Stranger Things. A produção recebeu 62 indicações aos prêmios Emmy, dos quais ganhou 16; além disso, das 12 indicações ao Golden Globes levou 5 e, das 14 indicações aos SAGs, ganhou 2.

Sherlock

As melhores séries de investigação criminal

Baseada na série de livros de Sir Arthur Conan Doyle, Sherlock apresenta uma versão modernizada do detetive particular Sherlock Holmes (Benedict Cumberbatch) e de seu amigo e assistente Dr. John Watson (Martin Freeman). Ele usa suas extraordinárias habilidades de dedução e observação para conseguir resolver diversos crimes, enquanto Watson registra suas aventuras em um blog.

Produzida pelo canal britânico BBC, Sherlock logo ganhou um séquito de fãs fiéis e tornou-se um fenômeno cult, assim como Doctor Who. As suas séries, inclusive, compartilharam o mesmo showrunner, Seven Moffat. As atuações de Cumberbatch e Freeman foram muito exaltadas e renderam prêmios aos atores. A série teve 4 temporadas e um especial entre 2010 e 2017.

The Wire

As melhores séries de investigação criminal

Criada por um ex-repórter policial, David Simon, The Wire visita a vida criminal da cidade de Baltimore através dos olhos da polícia, de traficantes e de usuários de drogas. Explorando temas como negligência governamental, burocracia, educação e o papel da mídia, The Wire é muito elogiada pelo realismo no seu retrato da vida urbana, social, policial e política.

Apesar de não ter sido muito destacada durante a sua transmissão original, hoje em dia The Wire é considerada uma das melhores séries do gênero já produzidas. Ela durou 5 temporadas, entre 2002 e 2008, e também foi a série que levou o ator britânico Idris Elba (Luther/Pacific Rim/Thor) à fama internacional.

Dexter

As melhores séries de investigação criminal

Dexter Morgan (Michael C. Hall) é um técnico forense com um segredinho. Especializado em analisar manchas de sangue em cenas de crime, ele trabalha para o Departamento de Polícia de Miami durante o dia e é um serial killer sanguinário à noite. O detalhe é que ele foca seus instintos assassinos em criminosos que conseguiram, de alguma forma, escapar do sistema de justiça.

Diferente das outras séries, Dexter vai contra a visão dualista de que na vida existem apenas dois lados: certo e errado. Dexter é uma das produções mais bem-sucedidas do canal Showtime, tendo recebido 23 indicações ao prêmio Emmy, 9 aos Golden Globes e 7 aos SAGs. A série teve 8 temporadas entre 2006 e 2013.

CSI

As melhores séries de investigação criminal

Crime Scene Investigation é uma série de investigação criminal focada principalmente no aspecto forense; os personagens examinam a cena do crime, as evidências materiais e os corpos para chegar aos criminosos. A história segue Gil Grissom (William Petersen) e sua equipe, do Departamento de Polícia de Las Vegas, durante as investigações de assassinatos na cidade.

CSI foi a primeira série da franquia que lançou três spin-offs: CSI: Miami, CSI: New York e CSI: Cyber. O seriado foi originalmente transmitido entre 2000 e 2015 e ganhou prêmios importantes, como Emmy, Golden Globes e SAGs.

Brooklyn Nine-Nine

As melhores séries de investigação criminal

Série policial também pode ser de comédia — por que não? Brooklyn Nine-Nine acompanha o dia a dia dos divertidos detetives da divisão 99 do Brooklyn, em Nova York. O que antes era uma bagunça começa a mudar com a chegada do novo chefe, o Capitão Raymon Holt (Andre Braugher), que promete colocar o folgado detetive Jake Peralta (Andy Sandberg) em seu lugar.

Brooklyn Nine-Nine é uma série de comédia originalmente transmitida pela FOX. Quando foi cancelada, houve uma enorme comoção online para que fosse salva, e a NBC adquiriu os direitos de produção. O seriado foi indicado a vários prêmios, com destaque para as atuações de Braugher e Sandberg, e também das atrizes Melissa Fumero e Stephanie Beatriz.

True Detective

As melhores séries de investigação criminal

True Detective é uma antologia de crime investigativo, ao estilo noir, que aborda uma nova história a cada temporada, com diferentes atores, cenários e crimes. Atores como Matthew McConaughey, Woody Harrelson, Colin Farrell, Rachel McAdams, Vince Vaughn, Mahershala Ali e Ray Fisher já fizeram parte do elenco.

A série é muito elogiada pela crítica, principalmente a primeira e a terceira temporadas — a última com muitos elogios à performance do ator premiado Mahershala Ali. True Detective é considerada uma das melhores séries da HBO; o criador, Nic Pizzolatto, está atualmente trabalhando no roteiro da 4ª temporada.

Luther

As melhores séries de investigação criminal

John Luther (Idril Elba) é um policial dedicado, porém obsessivo e, por vezes, violento. Sua dedicação ao trabalho vem com um preço: ele não consegue não ser consumido por suas investigações, que atrapalham sua vida pessoal de formas perigosas.

Luther é uma minissérie do canal britânico BBC, classificada como um suspense psicológico. Cada temporada tem entre 4 e 6 episódios; a 5ª estreou em janeiro deste ano. A série recebeu diversas indicações a prêmios, sendo bastante elogiada pela atuação de Elba, que já foi indicado para 4 prêmios Emmy.

Mindhunter

As melhores séries de investigação criminal

Situada nos anos 1970, Mindhunter conta a história da criação da Unidade de Ciência Comportamental do FBI. Os agentes Holden Ford (Jon Groff) e Bill Tench (Holt McCallany) se unem à psicóloga Wendy Carr (Anna Torv) para analisar perfis de assassinos em série e entrevistá-los para melhor entender como funcionam as suas mentes, o que futuramente ajudará a polícia a identificar e prender criminosos.

Mindhunter é uma produção original da Netflix, baseada no livro de John E. Douglas e Mark Olshaker, os agentes que trabalharam na criação da Unidade. A série tem produção de Charlize Theron e David Fincher e foi muito elogiada pela atuação de Cameron Britton, que interpretou o assassino em série da vida real Ed Kemper

Twin Peaks

As melhores séries de investigação criminal

Laura Palmer (Sheryl Lee), a popular rainha da escola, é assassinada na pequena cidade fictícia de Twin Peaks. Para investigar o caso, o agente especial do FBI Dale Cooper (Kyle MacLachlan) vai até o local. Elementos de investigação e o sobrenatural se misturam nessa série que se tornou um ícone cult e teve uma nova temporada após mais de 25 anos do final da fase original.

Uma das obras mais aclamadas de David Lynch, Twin Peaks é considerada excêntrica e genial. Apesar de o assassinato de Laura Palmer marcar o início da série, os acontecimentos que se sucedem tomam uma importância maior. As primeiras duas temporadas foram ao ar em 1990 e 1991; já a terceira, em 2017.

Fargo

As melhores séries de investigação criminal

Uma antologia que mistura comédia de humor negro e crime, Fargo é inspirada no filme de mesmo nome dos Irmãos Cohen, de 2006. Cada temporada conta uma história diferente e traz um novo elenco. Já participaram Billy Bob Thornton, Martin Freeman, Kirsten Dunst, Patrick Wilson, Ewan McGregor, Mary Elizabeth Winstead e David Thewlis.

As três temporadas já lançadas receberam muitas críticas positivas e foram indicadas a prêmios importantes. Os irmãos Cohen são produtores da série, e uma nova temporada está sendo trabalhada com Chris Rock (Todo Mundo Odeia o Chris) no papel principal.

Monk

As melhores séries de investigação criminal

Tony Shaloub interpreta com maestria o obsessivo, brilhante e hilário detetive Adrian Monk. Após a morte de sua esposa, uma jornalista investigativa, o detetive do Departamento de Polícia de São Francisco sofre um surto mental e se torna recluso. Com a ajuda de uma assistente, ele volta à ativa como consultor para a unidade de homicídios, sendo sempre auxiliado e prejudicado pelo seu Transtorno Obsessivo-Compulsivo.

Monk teve 8 temporadas, transmitidas originalmente entre 2002 e 2009. A série foi muito aclamada, principalmente pela atuação de Shaloub, que recebeu diversos prêmios de Melhor Ator pelo papel. Em 2009, a USA Network também lançou uma minissérie online sobre a infância do detetive.

Broadchurch

As melhores séries de investigação criminal

O detetive Alec Hardy (David Tenant) é enviado para trabalhar no caso de um assassinato de um menino de 11 anos no interior da Inglaterra. Enquanto isso, a detetive Ellie Miller (Olivia Colman) fica ressentida, pois acredita que o trabalho deveria ser dela. De qualquer modo, ambos precisam investigar juntos o ocorrido para encontrar o assassino.

A série britânica tem 92% de aprovação no Rotten Tomatoes na média de suas 4 temporadas. Além de Tenant (Harry Potter/Jessica Jones) e Colman (A Favorita), outros nomes famosos na Inglaterra participaram de Broadchurch — dois exemplos são Jodie Whittaker e Arthur Darvill.

Castle

As melhores séries de investigação criminal

Quando o famoso escritor de livros de mistério Richard Castle (Nathan Fillion) é escalado para ajudá-la a resolver crimes fora do comum, a detetive de homicídios Kate Beckett (Stana Katic) fica furiosa e faz de tudo para afastá-lo. Logo os sentimentos entram no caminho, e ambos mergulham na investigação para descobrir quem é o assassino da mãe de Beckett.

Castle foi originalmente exibida pelo canal americano ABC entre 2009 e 2016, contando com 8 temporadas. Conseguindo manter o nível de sua audiência por toda sua duração, a série foi bem recebida tanto por críticos quanto pelo público.

Happy Valley

As melhores séries de investigação criminal

Catherine Cawood (Sarah Lancashire) é uma sargento da polícia que reside em West Yorkshire, na Inglaterra. Após passar por um drama pessoal horrendo (o suicídio de sua própria filha), ela mergulha no trabalho investigando casos de tráfico de drogas na pequena cidade.

Happy Valley recebeu críticas extremamente positivas, e suas duas temporadas têm nota 100% no Rotten Tomatoes. O trabalho da roteirista, Sally Wainwright, e da atriz principal, Lancashire, são muito destacados. A série tem duas temporadas; existe previsão de uma terceira, mas sem data confirmada.

Bones

As melhores séries de investigação criminal

Essa comédia dramática acompanha a parceria entre a antropóloga forense Dra. Temperance "Bones" Brennan (Emily Deschanel) e o agente especial do FBI Seeley Booth (David Boreanaz), para utilizar métodos de investigação em restos humanos de possíveis vítimas de assassinato. O relacionamento entre Bones e Booth, personalidades completamente distintas que se complementam, é o diferencial da série.

Bones foi originalmente transmitida pela FOX entre 2005 e 2017, contando com 12 temporadas. A série foi indicada aos prêmios Emmy Awards, People’s Choice Awards e Satellite Awards.

The Mentalist

As melhores séries de investigação criminal

Patrick Jane (Simon Baker) costumava usar as suas incríveis habilidades de observação para enganar pessoas fingindo ser um médium leitor de mentes. Em The Mentalist ele passa a atuar como consultor para o Departamento de Investigações da Califórnia, a fim de ajudá-los a resolver casos de assassinatos e prender criminosos, principalmente o assassino em série que matou sua esposa e filha.

The Mentalist durou 7 temporadas e foi transmitida entre 2008 e 2015 pelo canal americano CBS. A performance do ator australiano Simon Baker, como Jane, é o principal fator de destaque da série. Ele foi indicado à categoria de Melhor Ator para prêmios como Emmy Awards, SAGs, Golden Globes e People’s Choice Awards.

The Killing

As melhores séries de investigação criminal

A dedicada detetive do Departamento de Polícia de Seattle Sarah Linden (Mireille Enos) recebe a tarefa de mentorear o detetive Stephen Holder (Joel Kinnaman), que veio da divisão de narcóticos. Eles têm estilos completamente diferentes e às vezes se estranham, mas se unem para focar em suas investigações e fazer justiça.

Baseada na série dinamarquesa de mesmo nome, The Killing foi produzida pela FOX e, posteriormente, pela Netflix. Ao todo foram 4 temporadas, transmitidas originalmente entre 2011 e 2014.

Lie to Me

As melhores séries de investigação criminal

Dr. Cal Lightman (Tim Roth) e sua equipe auxiliam a polícia em suas investigações utilizando métodos de psicologia aplicada. Analisando microexpressões faciais e linguagem corporal, eles conseguem identificar quando alguém está mentindo.

Lie to Me é inspirada no trabalho do professor de psicologia e especialista em expressões faciais Paul Ekerman, que atuou como consultor para departamentos de polícia na vida real. A série foi indicada a um prêmio Emmy e ganhou dois People’s Choice Awards.

A quantas dessas séries você já assistiu? Qual é a sua favorita?

Este texto foi escrito por Carolina Bernardi via nexperts.