As mulheres vêm crescendo cada vez mais na TV, e não só como atrizes, produtoras e diretoras, mas também como personagens fortes complexos e interessantes. Sem muitas delongas, nós preparamos uma lista com 14 das personagens femininas mais interessantes da TV atual.

14. Beth (Rick and Morty)

Fonte: IMDb/Reprodução

A filha de Rick, Beth (Sarah Chalke) pode não parecer nada demais nos primeiros episódios da animação, mas não se engane. Sua participação no seriado é crescente até a terceira (e atual) temporada.

Um dos episódios mais interessantes da jornada da personagem é quando ela descobre a possibilidade de ser um clone da Beth original e, abraçando o niilismo bizarro da série, acaba aceitando essa situação e entendendo que, como todo o resto, não importa.

13. Zelda (O Mundo Sombrio de Sabrina)

Fonte: IMDb/Reprodução

Poderosíssima, Zelda (Miranda Otto) é uma das tias que criaram Sabrina (Kiernan Shipka). Ela é forte e se preocupa com o que é melhor para a sua família, respeitando tradições e guardando muitos segredos. Muitas vezes, pode parecer insensível ou dura demais, mas seu coração é enorme.

A segunda parte de O Mundo Sombrio de Sabrina foi lançada pela Netflix no começo de abril de 2019.

12. Kara Danvers ( Supergirl)

Fonte: IMDb/Reprodução

Vinda diretamente de Krypton, Kara (Melissa Benoist) é prima do próprio Super-Homem e, depois de viver por anos escondendo seus poderes, precisa utilizá-los durante um desastre. A partir de então, ela assume a identidade de Supergirl para começar uma vida de super-heroína.

A série da CW está no final da sua quarta temporada.

11. Erin Quinn (Derry Girls)

Fonte: IMDb/Reprodução

Derry Girls é uma comédia quase underground. Sua primeira temporada foi adicionada ao catálogo da Netflix Brasil no início de 2019, quando o Channel 4 já exibia a segunda no Reino Unido.

Sua personagem central é Erin Quinn (Saoirse-Monica Jackson), uma adolescente normal dos anos 1990: tímida, às vezes insegura, muito expressiva e engraçada. Sua vida se torna ainda mais interessante devido ao detalhe de que tudo se passa na conservadora Irlanda do Norte, em meio aos conflitos político-religiosos.

10. Joyce (Stranger Things)

Fonte: IMDb/Reprodução

Stranger Things é uma série de grande sucesso da Netflix que mais parece um filme da Sessão da Tarde reinventado com suas nostálgicas referências aos anos 80, em conjunto com uma história que agrada gostos contemporâneos.

Joyce Byers (Winona Ryder) é a mãe de Will Byers (Noah Schnapp), garoto cujo sumiço dá o estopim do plot principal do seriado. Ela é uma mãe determinada, intuitiva e centrada em resgatar a sua família.

A personagem é interpretada por Winona Ryder, atriz que fez bastante sucesso durante as décadas de 80 e 90, trazendo espécie de metalinguagem e compondo o tom nostálgico do seriado.

9. Brienne (Game of Thrones)

Brienne de Tarth (Gwendoline Christie) talvez seja a única representação da honra de um cavaleiro — uma cavaleira, no caso — verdadeiramente competente e leal.

A personagem se destaca entre os traidores, egocêntricos, iludidos e fracos “nobres guerreiros” da produção da HBO. Uma hábil combatente que leva a lealdade aos seus senhores e ao seu juramento com seriedade. Mas não ache que ela é submissa; a grande lealdade ocorre porque ela escolhe (e muito bem) a quem vai servir, por isso se vê confortável arriscando sua vida por essas pessoas.

8. Stella Gibson (The Fall)

Fonte: IMDb/Reprodução

The Fall é uma série viciante: o suspense faz você querer que as coisas se resolvam logo, e a detetive Stella Gibson (Gillian Anderson) rouba a cena ao demonstrar seu pensamento estratégico e sua sede de justiça.

Para quem gosta de ver mulheres empoderadas solucionando problemas e dizendo verdades, as três temporadas da série estão disponíveis na Netflix.

7. Peggy (Mad Men)

Fonte: IMDb/Reprodução

Um exemplo de superação, Peggy (Elisabeth Moss) representa bem o conflito de ter que escolher entre a vida pessoal e a profissional, vivido por muitas mulheres da época. No início, a personagem pode parecer insossa ou inocente demais, mas o seu crescimento ao longo das temporadas é de fazer o público vibrar.

6. Lupe (One Day At a Time)

Fonte: IMDb/Reprodução

A personagem Penélope (Justina Machado), mais conhecida como Lupe, é uma das almas de One Day At a Time: além de cativante, é forte. Ela é uma veterana do exército americano e, por ser filha de imigrantes cubanos, traz consigo inúmeras discussões sobre como é ser uma mulher latina nos Estados Unidos.

Infelizmente, a série foi cancelada pela Netflix.

5. Emily Gilmore (Gilmore Girls)

Fonte: IMDb/Reprodução

Talvez essa não seja uma escolha óbvia. Quando pensamos nas personagens femininas de Gilmore Girls, é provável que você se lembre primeiramente de Lorelai (Lauren Graham) e Rory (Alexis Bledel), mas devemos reconhecer que Emily (Kelly Bishop) também é maravilhosa.

No especial "Um Ano Para Recordar", lançado pela Netflix em 2016, o personagem de Emily apresenta uma linda evolução ao lidar com o luto pela morte do marido Richard e se (re)descobrir como uma mulher que sabe o que quer.

4. Frankie (Grace and Frankie)

Uma hippie cheia de hábitos excêntricos, Frankie é uma artista incompreendida, mas sua enorme criatividade dá origem a um promissor negócio voltado à vida sexual de idosos. Agregadora, ela é uma grande amiga para as filhas de Grace, apaixonada por seus filhos e se preocupa em se manter ativa para poder aproveitar a infância da netinha Faith.

Em 2019, a Netflix lançou a quinta temporada da série.

3. Grace (Grace and Frankie)

Fonte: IMDb/Reprodução

Interpretada pela sensacional Jane Fonda, Grace é uma empresária bem-sucedida e decidida. Sempre com um drink nas mãos, ela é uma mãe e avó pouco convencional, mas a reestruturação de sua vida após um divórcio inesperado a torna uma amiga leal para Frankie (Lily Tomlin).

2. Joan (Mad Men)

Fonte: IMDb/Reprodução

Joan (Christina Hendricks), a princípio, parece seguir o estereótipo da secretária sedutora e fútil, mas, assim como ocorre com Peggy, também a vemos crescer: ela conquista um cargo alto dentro da agência, tem coragem de sair de um casamento fracassado, conhece seus limites e os respeita.

Mad Men foi exibida entre 2007 e 2015 nos Estados Unidos, e todas as temporadas estão disponíveis na Netflix.

1. Daenerys Targaryen (Game of Thrones)

Fonte: IMDb/Reprodução

Ninguém pode negar que Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) é uma das personagens femininas mais famosas da atualidade. Sua jornada no seriado é admirável, começando como uma nobre de uma família decadente sendo prometida em um casamento político e se tornando a personagem mais poderosa de todo o mundo de Game of Thrones.

Daenerys tem tantos títulos e conquistas que é impossível resumir sua trajetória em poucas palavras; a única coisa que podemos dizer é o seu nome com alguns títulos: Daenerys Targaryen, Filha da Tormenta, a Não Queimada, Mãe de Dragões, Quebradora de Correntes, Rainha de Mereen, Rainha dos Ândalos e dos Primeiros Homens, Khaleesi dos Dothraki, a Primeira de Seu Nome.

Este texto foi escrito por Gabriela Petrucci via nexperts.