Imãs podem tornar sistemas de resfriamento líquido mais eficazes

Imagem de: Imãs podem tornar sistemas de resfriamento líquido mais eficazes

(Fonte da imagem: Reprodução/ExtremeTech)

Quando um cozinheiro pressiona um alimento contra a panela ou frigideira, ele faz isso para o alimento absorva mais calor. Isso acontece porque o atrito mecânico auxilia a transferência de energia termodinâmica em um sistema fechado. Enquanto pode-se dizer que o cozinheiro ajuda a comida a absorver mais calor ao pressioná-la contra a frigideira, também é correto dizer que o processo ajuda a resfriar a frigideira ao fazer com seu calor seja transferido para a comida.

Usando o mesmo princípio, uma equipe de pesquisadores pretende utilizar campos magnéticos para ajudar a tornar sistemas de resfriamento líquido (como os encontrados em alguns computadores ou reatores nucleares) mais eficazes. Para isso, eles pretendem inserir nanopartículas magnéticas (feitas de magnetita) no líquido utilizado no resfriamento e submeter os sistemas aos campos magnéticos.

Por conta disso, as nanopartículas seriam então atraídas para as proximidades da superfície aquecida dos tubos, criando estruturas semelhantes a correntes próximas ao imã e que auxiliam a transferência de energia. Enquanto não é exatamente o mesmo processo da comida na frigideira, o princípio é bastante semelhante e a tecnologia poderá ser utilizada no futuro em praticamente qualquer tipo de sistema de resfriamento líquido.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.