Em um movimento mais corajoso do que muitas séries por aí, The 100 retornou do hiato para a estreia de sua 6ª temporada sem dó nem piedade de encerrar a trajetória de um personagem caro aos fãs do programa.

No episódio "Sanctum", que foi ao ar no dia 30 de abril nos Estados Unidos, Clarke e Bellamy acordam alguns dos colegas de um sono de 125 anos para mostrar a eles o que os próprios já haviam visto na 5ª season finale: depois de se despedirem definitivamente da Terra, eles são guiados por Monty e Harper até um planeta com características muito similares às do mundo que a humanidade destruiu.

Para explorar as condições de vida nesse novo espaço, eles enviam oito pessoas. Já não vimos isso antes? Sim, mas dessa vez não foram 100 enviados. Quando Clarke, Bellamy, Murphy, Echo, Emori, Miller, Jackson e Shaw chegam à superfície, no entanto, tudo que parece estar certo começa a dar errado. Em um golpe de azar, Shaw fica preso em um campo magnético com radiação e termina sem vida — e isso tão pouco tempo depois de ele e Raven finalmente ficarem juntos. A moça não tem muita sorte na vida amorosa, não é mesmo?

The 100: 6ª temporada terá dilemas, conflitos e morte de personagem querido

A coragem dos roteiristas para criar essa situação veio de uma questão de agenda do ator Jordan Bolger. "A verdade é que nós perdemos o ator. Jordan conseguiu um trabalho em outra série. Ele é incrível e nós teríamos adorado mantê-lo, mas tínhamos uma situação em que estávamos perdendo. A realidade da produção e a carreira das pessoas, conseguindo outros trabalhos, são fatores que fazem parte da equação", disse Jason Rothenberg, showrunner de The 100, ao site norte-americano TVLine.

Eles não poderiam ter apenas deixado o moço dormindo na criogenia, como o restante da população? Isso seria fácil demais e até meio preguiçoso; afinal, uma hora todos acordarão, e seria necessário explicar a ausência de Shaw.

A saída dramática do personagem ficou ainda mais intensa com a frase final dele, em que torce pela felicidade da moça de quem ele gostou até o fim: "Digam à Raven que ela merece felicidade. Ela não acha que sim, mas ela merece". Raven, é claro, ainda não sabe disso, o que promete uma boa dose de drama também para os próximos episódios.

The 100: 6ª temporada terá dilemas, conflitos e morte de personagem querido

Conflitos e acertos de contas

Por falar em uma boa dose de drama, a temporada já começou com uma indireta atrás da outra, partindo especialmente da própria Raven para Abby, mas também de Murphy contra Clarke. Desde o começo do episódio, ambos não deram folga para os colegas e não perderam oportunidades de cutucar a ferida.

Quem acompanha The 100 desde o início sabe que praticamente todos já foram amigos e inimigos, e quem ainda não se odiou provavelmente irá em algum momento. Por enquanto, outro foco de conflito é Kane, que chegou perto de ser a segunda casualidade do episódio, fruto de seus ferimentos, antes mesmo de a criogenia acontecer.

The 100: 6ª temporada terá dilemas, conflitos e morte de personagem querido

A solução, por enquanto, foi congelá-lo de volta, mas não sem antes emprestar algumas doses de sangue da própria Raven e de Octavia, que não ficou nem um pouco feliz quando soube que havia sido doadora justamente para ele.

Enquanto na nave os personagens não fazem a menor questão de tentar encontrar um pouco de paz e tornar a convivência mais agradável, em Sanctum (ou Alfa, como eles estão chamando o lugar) os sete remanescentes do grupo descobrem um castelo que parece ter saído de um filme de Wes Anderson. Lindo e colorido, o lugar está, no entanto, deserto.

The 100: 6ª temporada terá dilemas, conflitos e morte de personagem querido

Além de tudo estar aparentemente inabitado, Bellamy encontra por lá livros infantis que contam uma história que logo começa a parecer bem real: “As estrelas se alinham e acordam. É hora de correr. Por 2 dias, o paraíso é o inferno e amigos são inimigos”. Então Emori ataca Murphy a facadas e começa a gritar que poucos estão a salvo, enfrentando os amigos com violência.

O que será que isso significa? Como essa história toda vai se desenrolar? O segundo episódio da 6ª temporada de The 100 vai ao ar no dia 7 de maio e quem sabe nos permitirá entender onde os habitantes do castelo foram parar e o que está acontecendo com Emori.

Este texto foi escrito por Lu Belin via nexperts.

Mais de The 100: