Curiosidade: van russa é movida por turbina de avião

Imagem de: Curiosidade: van russa é movida por turbina de avião

A van turbinada como um avião. (Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

Normalmente, quando alguém imagina uma van, o veículo é considerado espaçoso e com um motor não muito potente, não é mesmo? Acontece que um modelo russo pode mudar a sua opinião sobre este tipo de automóvel — afinal de contas, ele tem mais do que um simples amontoado de engrenagens dentro dele.

De acordo com informações do site English Russia, no país que pode ser considerado o mais bizarro do mundo há uma van que é movida por uma turbina a gás de avião. Como você pode conferir nas imagens abaixo, todo o veículo foi preenchido com a estrutura necessária para que um componente enorme de aeronave pudesse ser utilizado — há até mesmo alguns tubos que ficam para fora do veículo.

Bem mais útil do que parece...

Para que a van possa ser guiada, ela conta com um painel um tanto quanto complexo, que lembra um pouco o que é utilizado em aviões — principalmente nos modelos menores. No entanto, você talvez esteja se perguntando qual o motivo de um veículo tão simples conter tanta potência, certo?

Acontece que o objetivo é bem simples e bem pensado. Essa turbinada é utilizada como gerador de aeronaves que já estão no solo. Assim, depois do pouso, elas recebem energia que é liberada pelo sistema da van e podem continuar com o ar-condicionado e luzes ligadas, por exemplo, mas sem usar o seu próprio motor.


Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.