Smart TVs da LG coletam suas informações, queira você ou não

Imagem de: Smart TVs da LG coletam suas informações, queira você ou não

(Fonte da imagem: Divulgação/LG)

A LG parece realmente determinada em bombardeá-lo com propagandas personalizadas — quer você queira, quer não —, conforme descoberta do blog DoctorBeet. O autor do post estranhou alguns anúncios na interface das Smart TVs da marca e resolveu, então, buscar uma forma de cancelar quaisquer envios de informações acerca de preferências pessoais.

De fato, há uma caixa em que se lê “Coleta de informações” e, embora não exista nenhum balão explicativo — diferentemente de outras áreas da interface —, é possível marcá-la como “Off” (desligado).

(Fonte da imagem: Reprodução/DoctorBeet)

Não obstante a desativação do campo, o proprietário da TV resolveu fazer uma análise de tráfego. O resultado: sua TV continuava a enviar informações para uma URL inválida, no que se incluíam, além das preferências televisivas, nomes pessoais e nomes de arquivos encontrados em um dispositivo externo — conectado via USB. Aparentemente, os dados são enviados de forma contínua e não criptografada cada vez que um canal é mudado.

O que diz a LG?

Naturalmente, o autor resolveu remeter uma reclamação à LG. A resposta, entretanto, não foi das mais esclarecedoras ou prestativas: “O que nos passaram é que, infelizmente, como você aceitou os Termos e Condições da sua TV, as suas preocupações deveriam ser direcionadas à revendedora”.

(Fonte da imagem: Reprodução/DoctorBeet)

O autor resolveu, então, dar seu próprio jeito para evitar a invasão de privacidade. “Eu não li os Termos e Condições, mas se há uma coisa sobre a qual eu tenho certeza é que eu sou dono do meu roteador e tenho jurisdição absoluta sobre os dados que passam por ele.” Dessa forma, ele disponibilizou uma lista “inicial” com domínios que podem ser bloqueados para interromper o envio de informações e os anúncios na Smart TV. Confira abaixo:

  • ad.lgappstv.com
  • yumenetworks.com
  • smartclip.net
  • smartclip.com
  • llnwd.net
  • smartshare.lgtvsdp.com
  • ibis.lgappstv.com
    Cupons de desconto TecMundo:
    Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.