Game of Thrones está em sua reta final e logo teremos que nos despedir não só dos personagens principais que acompanhamos por 8 anos mas também de Drogon, Rhaegal e Viserion. Ao longo desse tempo, testemunhamos Daenerys Targaryen cuidando dos dragões como filhos, usando-os em batalhas e até perdendo-os em alguns pontos das temporadas passadas.

Sabendo que dragões sempre estiveram presentes em contos fantásticos e que até hoje fazem sucesso com os espectadores mundo afora, preparamos uma lista resgatando essas míticas criaturas de fogo que pintaram nas telas do cinema e da televisão ao longo das décadas. Quantos deles você conhece?

1. Smaug (trilogia O Hobbit, 2012-2014)

Os melhores dragões em filmes e séries de TV(IMDb/Reprodução)

Criado pelo escritor inglês J. R. R. Tolkien como o antagonista da aventura descrita em O Hobbit, publicado originalmente em 1937, a equipe do diretor Peter Jackson teve um trabalho árduo para compor o personagem que receberia a voz e os movimentos do ator Benedict Cumberbatch (Doutor Estranho), mas o resultado final faz o vilão ser digno de sua alcunha de "O Magnífico" e do primeiro lugar nesta lista.

Introduzido já no primeiro filme, ainda que mostrando apenas partes do cobiçado dragão para manter certo suspense sobre o personagem, Smaug foi visto em sua plena e altamente detalhada forma a partir do segundo longa-metragem. Tendo como adicional a excelente performance de Cumberbatch, que nutriu seu fogo com uma afiada ironia e malvadeza, tornou-se um eficiente obstáculo na jornada do hobbit Bilbo, dos 13 anões e dos demais habitantes do norte da Terra Média.

2. Banguela (trilogia Como Treinar o Seu Dragão e série Dragões, 2010-2019)

Os melhores dragões em filmes e séries de TV(Universal Pictures/Divulgação)

Dragões precisam ser necessariamente os vilões da história? A partir da série de livros escritos por Cressida Cowell, a DreamWorks Animation fez uma geração crescer e se emocionar com as aventuras do jovem viking Soluço, que provou para a própria comunidade que os dragões, apesar dos portes distintos e do poder de fogo, podem ser companheiros leais, tal como aquele com quem o menino se identifica e chama de Banguela.

Da lendária raça Fúria da Noite, Banguela se revela inicialmente ameaçador, mas logo Soluço ganha um amigo que é tanto poderoso como divertido, em meio às aventuras com seus colegas e suas montarias em céu e mar, culminando em histórias edificantes sobre coexistência.

3. Falkor (trilogia A História Sem Fim, 1984-1990)

Os melhores dragões em filmes e séries de TV(IMDb/Reprodução)

"Nunca desista e a sorte irá a seu encontro".

Para os mais novos, essa frase pode parecer estranha, mas não para aqueles que viveram a infância entre as décadas de 1980 e 1990. Falkor, o dragão oriental de boa sorte que ajuda os garotos Atreyu e Bastian em suas aventuras narradas nos capítulos de A História Sem Fim, é conhecido por sua aparência de cachorro com corpo longo, pelagem branca, escamas rosadas e olhos cor de rubi.

Sua personalidade bondosa, sábia e prestativa nunca passava batido quando a garotada pegava os filmes na Sessão da Tarde, que há tempos deve reexibições desses clássicos.

4. Shenlong (séries Dragon Ball, 1986-1989-1996-2009-2015)

Os melhores dragões em filmes e séries de TV(IMDb/Reprodução)

Quando Dragonball começou como um mangá — posteriormente como anime — nos idos da década de 1980, a história criada por Akira Toriyama se concentrava na busca por sete esferas do dragão. Reunidas, elas invocavam Shenlong, um dragão com corpo de serpente que realizava, com um tom de impaciência, de um a dois desejos daqueles que juntavam os orbes. Com os pedidos concedidos, as esferas se espalhavam pela Terra e cabia a Goku e sua turma protegê-las das constantes e crescentes ameaças que surgiam no planeta.

Com o tempo, os desejos ficaram obsoletos e viraram motivo de piada pelos fãs, cansados de terem que ver mais outra ressurreição de personagens fracos. Na saga do vilão Frieza, uma versão diferente (e corpulenta) de Shenlong do planeta Namekusei foi apresentada com o nome de Porunga, sendo mais atencioso ao atender três pedidos e no idioma local, ainda que o foco dos animes tenha se concentrado nas explosivas batalhas e nas transformações de Goku, Vegeta e seus filhos em Super Sayajins.

5. Rabo-Córneo Húngaro e Barriga-de-Ferro Ucraniano (filmes Harry Potter, 2005-2011)

Os melhores dragões em filmes e séries de TV

Parte do encanto do mundo mágico criado por J. K. Rowling se deve às diversas criaturas que a autora e roteirista resgata das mitologias e até da própria imaginação — e é claro que dragões não poderiam ficar fora dessa.

Enquanto a escritora já citava dragões logo no primeiro livro envolvendo o caso engraçadinho da dragoa Norberta criada clandestinamente (para variar…) por Hagrid, foi na quarta e na sétima aventuras do Menino Que Sobreviveu que acompanhamos os momentos mais emocionantes envolvendo as míticas feras.

Em Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005), testemunhamos uma espetacular sequência de perseguição envolvendo o dragão Rabo-Córneo Húngaro (considerado o mais perigoso da espécie) e Harry montado em sua vassoura na primeira tarefa do Torneio Tribruxo. Já em 2011, Harry Potter e as Relíquias da Morte — Parte 2 mostra o trio principal fugindo do Banco de Gringotes e libertando o torturado dragão albino Barriga-de-Ferro Ucraniano das correntes dos duendes bancários em outra sequência empolgante repleta de efeitos.

6. Saphira (Eragon, 2006)

Os melhores dragões em filmes e séries de TV(IMDb/Reprodução)

Baseado no livro homônimo escrito por Christopher Paolini, Eragon estreou nos cinemas como uma cartada para os fãs órfãos com o fim da trilogia O Senhor dos Anéis e em um ano de hiato para a saga Harry Potter, que, 1 ano antes, exibiu um espetáculo na sequência do dragão Rabo-Córneo Húngaro no Torneio Tribruxo em O Cálice de Fogo.

Em Eragon, o personagem-título vive em um vilarejo de Alagaesia e passa a criar Saphira, uma dragoa que se comunica telepaticamente com ele e o leva a uma jornada que o revela como o escolhido para restaurar a paz naquela terra. Com um elenco de apoio de renome (Jeremy Irons, John Malkovich, Sienna Guillory, Robert Carlyle, Djimon Hounsou e até Joss Stone) e com Saphira recebendo a voz de Rachel Weisz (no Brasil, a dublagem ficou a cargo da atriz Fernanda Mendonça), o filme tem na dragoa seus melhores atributos pelos efeitos visuais de ponta e uma personalidade marcante que contrasta com o roteiro frágil e os demais elementos cênicos de gosto duvidoso.

7. Charizard? (séries e filmes Pokémon, 1996-2019)

Em um debate que perdura entre os fãs há mais de 20 anos, seria Charizard um dragão?

Enquanto muitos acreditam que o Pokémon mereça a classificação a partir de sua composição típica de um dragão europeu (cauda longa e asas separadas dos braços) e por ter golpes característicos do Tipo Dragão, os criadores do jogo e do anime classificam o estágio final da evolução de Charmander como tipos Fogo e Voador, ainda mais pelo fato de ser originário de um lagarto de fogo, ao contrário de outras criaturas, como Dragonite, Salamence e os lendários Rayquaza e Reshiram.

Independentemente de categorizações, Charizard ganhou duas novas formas de megaevolução na Fase XY e ainda é um dos Pokémon mais adorados pelo público, muito por seu aspecto draconiano e pelo temperamento difícil que rendeu boas risadas nas primeiras temporadas do desenho. Vale lembrar que Charizard aparecerá em Detetive Pikachu, o primeiro filme em live-action da franquia.

8. Draco (Coração de Dragão, 1996)

Os melhores dragões em filmes e séries de TV(IMDb/Reprodução)

Alguns anos depois de Steven Spielberg ter nos deslumbrado com os dinossauros vistos em Jurassic Park, eis que Coração de Dragão surgiu para dar continuidade aos avanços de criaturas definidas por computação gráfica naquela década, apresentando o dragão Draco com um visual convincente e uma personalidade carismática graças à elegante voz de Sean Connery (dos primeiros 007 e de Indiana Jones e a Última Cruzada).

Com direção de Rob Cohen (Velozes & Furiosos e Triplo X), a história traz uma mensagem sobre companheirismo (o personagem de Dennis Quaid é um caçador de dragões e precisa se aliar a Draco para conter um rei tirano) e rendeu duas sequências lançadas diretamente em vídeo em 2000 e 2015, ainda que consideradas inferiores pelos espectadores.

9. Kilgharrah (série As Aventuras de Merlin, 2008-2012)

Os melhores dragões em filmes e séries de TV(IMDb/Reprodução)

Com cinco temporadas produzidas pela BBC, As Aventuras de Merlin apresentou a jornada do famoso mago como adolescente (interpretado por Colin Morgan), quando ainda era um servo do príncipe Arthur em Camelot.

Servindo como um mentor para Merlin, o dragão Kilgharrah foi anteriormente aprisionado pelo Rei Uther Pendragon e conta para o feiticeiro sobre a profecia que circunda Arthur, ajudando-o sempre que possível apesar de sua particular sede de vingança sobre o reino. Ainda que tenha um visual deficitário mesmo para os padrões da televisão britânica daquele tempo, Kilgharrah recebeu a talentosa voz de John Hurt, mais conhecido por ser o Olivaras da saga Harry Potter.

10. Fafnir (Os Nibelungos Parte 1 — A Morte de Siegfried, 1924)

Os melhores dragões em filmes e séries de TV(IMDb/Reprodução)

Talvez o primeiro dragão criado com efeitos práticos na história do cinema, Fafnir é um personagem oriundo do conto "O Anel do Nibelungo", uma das fontes de inspiração de Tolkien na criação de suas próprias histórias que conhecemos tão bem. Sendo assim, não seria coincidência que tanto Fafnir como Smaug sejam mesquinhos, montando guarda sobre seus tesouros, e morram com golpes desferidos no peito.

Dirigido pelo alemão Fritz Lang, que realizou vários clássicos como Metrópolis, M, O Vampiro de Dusseldorf e Almas Perversas, Os Nibelungos apresenta um dragão com uma movimentação precária, mas capaz de expelir fogo, o que deve ter empolgado o público há quase 1 século. Veja a cena do confronto entre o herói Siegfried e Fafnir abaixo:

E aí, qual é seu dragão favorito?

Este texto foi escrito por Thiago Cardoso via nexperts.