10 bartenders robôs que fazem drinks tão bem quanto os humanos

Imagem de: 10 bartenders robôs que fazem drinks tão bem quanto os humanos

(Fonte da imagem: Reprodução/PopSci)

Máquinas automáticas podem substituir seu bartender favorito em um futuro próximo. Equipamentos inteligentes que preparam cocktails com base na mistura de bebidas e ingredientes já são uma realidade e oferecem precisão e elegância o suficiente para fazer parte de bares e casas noturnas mais sofisticadas.

Os aparelhos abaixo selecionados utilizam mecanismos diferentes para preparar drinks, unindo garrafas por tubos e frascos, usando braços mecânicos ou deslocando o copo por uma esteira e oferecendo painéis e cardápios de escolha que podem chegar a até 70 opções de cocktails.

Os bartenders humanos, no entanto, podem ficar sossegados. Esses equipamentos produzem drinks, mas não substituem a capacidade de decorar os copos, de preparar bebidas mais complicadas e que requerem outras técnicas de mistura. Sem falar que essas máquinas não são capazes de escutar os lamentos dos clientes na mesa de bar.

Conheça abaixo alguns modelos de bartenders robôs que preparam algumas combinações de cocktails com até 16 tipos de ingredientes.

1) 500SW

(Fonte da imagem: Reprodução/500SW)

O mais eloquente bartender robótico atende pelo nome de 500SW (abreviatura de "It`s 5:00 somewhere", sugerindo que é hora do happy hour em algum lugar). A máquina exige que você dance para ela, e um algoritmo avalia a qualidade dos seus passos e decide a sua bebida de acordo com o seu empenho na pista. Um painel mostra o seu resultado em uma escala que vai de terrível a incrível, e há combinações diferentes de bebida que podem ajudar as pessoas a soltar mais o quadril.

2) Drink Making Unit 2.1

(Fonte da imagem: Reprodução/Drink Making Unit)

Com aparência de laboratório químico, o Drink Making Unit da empresa Evil Mad Scientist Laboratories cria drinks com base de vodka, misturando até seis bebidas diferentes em frascos cilíndricos. O equipamento é conectado por tubos e por um painel de controle que permite escolher as bebidas e a quantidade de álcool do seu coquetel.

3) Santa BarBot

(Fonte da imagem: Reprodução/Santa BarBot)

De mecânica similar à do Drink Making Unit, o Santa BarBot mistura receitas e bebidas diferentes ligando, por tubos, um conjunto de garrafas a um copo disposto no centro do equipamento. A aparência desta coqueteleira combina melhor com bares mais elegantes e refinados, mas não é difícil imaginar algum espertinho tirando o copo e colocando a boca na saída de bebida do aparelho.

4) Outta Time

(Fonte da imagem: Reprodução/PopSci)

O Outta Time utiliza oito tanques para armazenar diferentes bebidas e tem um braço mecânico para preparar os drinks. Para escolher o seu coquetel, basta selecionar uma opção de receita através de um painel de controle.

5) Schrödinger`s Martini

(Fonte da imagem: Reprodução/PopSci)

Schrödinger`s Martini é uma máquina coqueteleira interessante e bem diferente das outras. Baseada no experimento do gato de Schrödinger, em que não sabemos se o gato está vivo ou morto dentro de uma caixa até observá-lo, o aparelho esconde a preparação do drink dos olhos do degustador, fechando o copo em uma caixa. Doses de gim ou de vermute podem fazer parte da bebida, mas o resultado da mistura só poderá ser conhecido no primeiro gole do drink.

6) The Elixirator

(Fonte da imagem: Reprodução/PopSci)

The Elixirator do Dr. Hadacoff é mais um aparelho suntuoso e decorativo do que uma verdadeira máquina de preparar bebida. O equipamento oferece dez opções pré-determinadas de cocktails, que podem ser escolhidas apertando-se um botão no painel frontal. O aspecto visual, porém, chama mais a atenção nesse caso, com um objeto que parece ter origem em um desenho animado ou um filme antigo de ficção científica.

7) The Inebriator

(Fonte da imagem: Reprodução/The Inebriator)

Um dos bartenders robóticos mais bonitos dessa seleção é este, o The Inebriator, que nos deixa inebriados só de olhar o seu funcionamento. Até nove garrafas podem ser equipadas no topo do aparelho (que conta com uma bela iluminação LED), enquanto o copo é movido abaixo por um sistema motorizado. As bebidas são servidas e misturadas conforme a seleção de receitas e drinks em um menu, e o equipamento vem com um mecanismo inteligente para controlar as medidas e o preparo dos cocktails.

8) Bartendro 15

(Fonte da imagem: Reprodução/PopSci)

Bartendro 15 conecta até quinze garrafas de bebidas e fornece um menu para escolher os drinks possíveis com as opções de mistura disponíveis. Quando uma garrafa de bebida chega ao fim, o equipamento cancela as opções de preparo do seu cardápio.

9) Thin Bot

(Fonte da imagem: Reprodução/PopSci)

A aparência do Thin Bot lembra o robozinho R2-D2 de Guerra nas Estrelas, e o equipamento é capaz de preparar até 15 drinks diferentes, selecionados no painel, ou surpreender o cliente com uma opção aleatória do menu.

10) Monsieur

Projeto em financiamento pela Kickstarter, Monsieur é uma máquina bartender supertecnológica com o formato de uma caixa e com compartimento interno para até 16 tipos de bebidas e ingredientes diferentes. Ela é capaz de fazer até 70 misturas e drinks, e o protótipo do aparelho apresenta uma tela LCD e conexão com aplicativo para escolha de cocktail. O projeto visa atender festas, bares e casas de eventos, enquanto modelos menores (com espaço para 4 ou 8 bebidas diferentes) podem ser destinados a residências.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.