Balões podem melhorar cobertura de banda larga no Brasil

Imagem de: Balões podem melhorar cobertura de banda larga no Brasil

(Fonte da imagem: Reprodução/DinaWeb)

Apesar da popularização da internet móvel e de um número cada vez maior de brasileiros estar online, nem todos podem assinar serviços de banda larga. Para resolver esta questão, um projeto chamado Conectar está sendo desenvolvido pelo pessoal da Telebras, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Ministério das Comunicações e também do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD).

A iniciativa consiste em utilizar balões troposféricos para levar o sinal de internet banda larga até comunidades isoladas, como aconteceria na Amazônia, por exemplo. Para isso, é necessário utilizar aparelhos de telecomunicações que sejam capazes de retransmitir o sinal desejado e aumentar a cobertura em todo o território brasileiro.

Sim, já está dando certo

De acordo com um comunicado emitido pelo governo federal, a solução já está em fase de testes e proporcionando resultados positivos. A primeira tentativa envolveu somente um balão, que foi lançado a 240 metros de altitude para avaliar o a qualidade do sinal de WiFi — a cobertura teórica era de aproximadamente 70 quilômetros.

Com isso, nesta quinta-feira (14), o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, conseguiu estabelecer conexão de vídeo com outras duas pessoas. A questão é que ele estava no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, no interior de São Paulo, sendo que as outras duas pessoas estavam de 8 até 30 quilômetros de distância, todos utilizando o mesmo sinal.

Quando perguntado sobre o assunto, Bernardo afirmou que a pesquisa é importante para que pessoas do Brasil todo possam ter acesso à internet de qualidade. Enquanto isso, o presidente da Telebras, Marco Antonio Raupp, considerou o teste um grande avanço e afirmou que o próximo passo é investir em melhorias.

E aí, o que você acha desta iniciativa?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.