Email falso pede ajuda para os afetados pelo tufão Haiyan

Imagem de: Email falso pede ajuda para os afetados pelo tufão Haiyan

Local atingido pelo tufão Haiyan. (Fonte da imagem: Reprodução/UOL)

Caso você tenha assistido a noticiários ou lido jornais ultimamente, certamente já deve ter ouvido falar do tufão Haiyan, que atingiu diferentes países da Ásia. Por conta dos ventos que chegaram a atingir 370 km/h, uma quantidade realmente grande de pessoas acabou desabrigada e ferida — além disso, estima-se que cerca de 10 mil pessoas possam ter falecido.

Apesar de a situação ser bastante triste, há pessoas mal-intencionadas que estão utilizando a situação para conseguir dinheiro de maneira indevida. Estamos falando do golpe identificado pela companhia de segurança Symantec, que é feito através de emails enviados para pessoas do mundo inteiro (podendo chegar até você).

Abusando da bondade alheia

As mensagens, que estão escritas em inglês, detalham a tragédia que foi a chegada do tufão Haiyan. Além disso, um nome é dado (como Andrew Stevens, por exemplo) e é afirmado que é necessário doar dinheiro para comprar mantimentos e ajudar as vítimas de diferentes maneiras. Para que as doações sejam feitas, é oferecido um endereço de email para que você possa obter os dados bancários e realizar transferências.

Dessa maneira, caso você receba mensagens suspeitas — de pessoas que você não conhece ou instituições sem registros na internet, por exemplo — é muito provável que o dinheiro destinado aos desabrigados e feridos acabe no bolso de gente mal-intencionada. Portanto, é aconselhável que você preste atenção para não cair neste golpe.

Cupons de desconto TecMundo:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.