Dart: linguagem de programação da Google sai da fase Beta

Imagem de: Dart: linguagem de programação da Google sai da fase Beta

(Fonte da imagem: Reprodução/Dart)

Para a maioria dos usuários de internet, o nome da linguagem de programação Dart soa como algo completamente novo. Por outro lado, desenvolvedores de aplicativos web podem saber exatamente do que estamos falando e ainda comemorar bastante a novidade. A Google anunciou que a linguagem está saindo da fase Beta e chegando à versão 1.0, tendo o primeiro kit de desenvolvimento estável disponibilizado.

O grande foco da linguagem está em facilitar a composição de ferramentas integradas às páginas da internet. O Dart seria uma reposição para os códigos JavaScript, mas compostos de uma maneira muito mais leve e rápida — dando aos desenvolvedores algumas possibilidades que o JavaScript limita na composição de web escalável. Apesar de a novidade ser interessante, é preciso saber que ainda não há navegadores com suporte para a linguagem.

Por essa razão, o atual SDK estável do Dart traz um sistema de tradução automática dos códigos para a linguagem JavaScript. Mesmo assim, a Google afirma que esses códigos traduzidos conseguem ser mais rápidos e leves do que os que seriam criados geralmente com o padrão anterior. Se você está disposto a programar nessa nova linguagem, acesse a página oficial do Dart para baixar o SDK gratuito.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.