A primeira animação original Netflix africana já está sendo produzida e, em breve, estará disponível na plataforma. Chamada Mama K’s Team 4, a animação irá contar a história de quatro jovens garotas que vivem em Lusaka, Zâmbia, uma área da África que se tornou futurística na animação, e que acabam sendo escolhidas para, juntas, salvar o mundo!

A escritora zambiana Malenga Mulendema é a responsável por escrever essa história, e conta que se inspirou na sua própria experiência assistindo a desenhos quando criança. Ela diz que não conseguia se identificar com os personagens e histórias, afinal, nenhum deles viva em uma realidade parecida com a sua ou a de seus pais, na Zâmbia.

A história está sendo desenvolvida pela produtora sul-africana Triggerfish Animation Studios e a britânica CAKE. Com pessoas que vivem no mesmo mundo em que se passa a animação, muitas outras ‘pequena Malengas’ poderão, finalmente, se identificar com algo que assistem.

Mulendema foi uma das oito vencedoras do Triggerfish Story Lab, um programa de talentos desenvolvido pela Disney, para descobrir novos escritores. Ou seja, com a aprovação da Disney, tem coisa boa vindo por aí!

“A partir do momento que crio um desenho de super-herói passado em Lusaka, eu espero poder mostrar a todos essas quatro garotas africanas fortes que conseguem salvar o mundo do seu jeitinho divertido e louco”, diz Malenga. “Mais importante ainda, quero mostrar que uma pessoa de qualquer lugar poderia ser um super-herói”.

Enquanto a série ainda não fica pronta, a Netflix está buscando mais quatro escritoras locais para se unirem ao time da série.

“Além de dar um local para os escritores africanos serem ouvidos, estamos felizes de oferecer esse show tão animado e poderoso, que traz a incrível e única visão da Malenga a vida, na Netflix”, disse Melissa Cob, vice presidente da área de animações originais da Netflix. “‘Mama K’s Team 4’ terá o poder de dar a uma geração inteira de crianças africanas a oportunidade de se ver na tela, de um jeito poderoso, com personagens inspiradores.”

Na última década, a Triggerfish se tornou uma importante produtora na África, desenvolvendo animações como “Kumba” e “Adventures in Zambezia” (Apenas “Zambézia”, no Brasil), que foram as duas primeiras lançadas por eles e que estão, até hoje, no top cinco animações que mais ganharam dinheiro em todo o continente africano.

Infelizmente Mama K’s Team 4 ainda não tem tradução para o português e nem previsão de chegada à plataforma de streaming.

Este texto foi escrito por Fernanda Estrela via nexperts.