MIT desenvolve display que permite alterar objetos físicos à distância

Imagem de: MIT desenvolve display que permite alterar objetos físicos à distância

O MIT apresentou nesta semana um novo projeto de um “display com formas dinâmicas” capaz de alterar fisicamente elementos físicos para criar conteúdos tridimensionais. Batizada como inFORM, a novidade é constituída por uma superfície colocada sobre uma série de atuadores, pinos e ligações que reagem aos movimentos do usuário.

Um projetor montado logo acima da tela mostra a maneira como esses elementos reagem, exibindo diferentes cores e ajudando a dar uma maior noção de profundidade. Em um vídeo divulgado pelo instituto, a invenção é usada para mostrar uma bola em movimento, reproduzir a ação de virar as páginas de um livro e exibir gráficos tridimensionais.

Usado em combinação com o Kinect, a inFORM se mostra capaz de mapear objetos e detectar com precisão a posição deles. Feito esse processo, os sistemas do MIT permitem realizar trabalhos de forma totalmente remota, conforme demonstrado em um vídeo que mostra um funcionário interagindo com itens distantes durante uma videoconferência.

O instituto afirma que está explorando diversas alternativas para usar a tecnologia, incluindo a possibilidade de utilizá-lo no campo médico para permitir atendimentos e consulta de exames à distância. Segundo o MIT Tangible Media Group, responsável pelo projeto, atualmente seus funcionários estão trabalhando junto ao MIT Changing Places para explorar as possibilidades que a invenção traz ao planejamento urbano de cidades.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.