Operadoras têm cobrado algumas pessoas mesmo depois de portabilidade

Imagem de: Operadoras têm cobrado algumas pessoas mesmo depois de portabilidade

(Fonte da imagem: Reprodução/BlogWorld)

Nesta terça-feira (12), a associação Proteste emitiu um comunicado afirmando que as operadoras de telefonia que atuam no Brasil — como Oi, Vivo, Claro e Tim — estão realizando cobranças indevidas após a portabilidade numérica feita por algumas pessoas, que é o ato de trocar a companhia que oferece o serviço e sem precisar alterar o próprio número.

De acordo com as informações divulgadas pela entidade, este problema não abrange somente uma área específica, mas todo o Brasil e todas as operadoras deste gênero. Como se a situação já não estivesse delicada o suficiente, também foi comprovado que as linhas fixas estão sofrendo com este problema — ou seja, não é algo restrito a celulares.

Não se esqueça dos seus direitos

Contudo, parece que esse tipo de cobrança não é feita de má fé. Ainda segundo o Proteste, esse tipo de coisa vem acontecendo por conta de falhas operacionais — não foi explicado exatamente o que está acontecendo. Para tentar resolver a questão, a associação enviou um ofício sobre o assunto diretamente para a Anatel.

Caso isso tenha acontecido com você, o Código de Defesa do Consumidor deixa claro que é seu direito contestar a cobrança — e, se você chegou a pagar a conta, é possível exigir que todo o seu dinheiro seja devolvido em dobro. No entanto, esperamos que o problema seja resolvido em breve e que você não precise passar por isso.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.